Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dtv 8000 não liga, sem tensão no secundário


leobhxp

Posts recomendados

Olá pessoal,

Possuo um conversor digital da Aquario DTV8000... de um dia para o outro ele não ligou mais.

Tenho alguma noção básica de eletronica e solda etc, encaro como hobby e resolvi fazer alguns testes visto que não vale a pena mandar para o conserto.

 

Fui testar a parte da fonte, e a tensão chega no primário, mas não tem tensão alguma no secundário.

Mas ai fiquei na dúvida se o problema é ele mesmo, ou se por acaso algum outro componente como o fotoacoplador ou aquele CI que regula se der defeito pode acontecer isso...

Se alguém puder me dar dicas de o que testar para ter certeza ou algo do tipo seria muito bom!

 

IMG_2739.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma coisa que eu estava testando aqui agora...

Pelo o que entendi a fonte não está fazendo o chaveamento e por isso talvez ela não tenha tensão no secundário.

O CI que faz este controle é o SW2604, só que ai que fiquei com dúvidas também, para ligar a fonte ele teria q ter tensão no pino 1 certo? 

Eu medi a tensão do pino 1 em relação ao negativo do capacitor (não sei se esta correto pegar este parâmetro) e deu uma tensão muito baixa, 8v

Não deveria ter uma tensão maior? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já verificou o fusível? Claro né. Se não, dou-lhe um cóqui.

Depois disso meça a v neste capacitor grande do primario. Deve dar mais de 150V. Depois meça os diodos do secundário. Se algum em curto pode não ser necessariamente ele. Pode ser curto no circuito lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado pela ajuda, sim medi o fusível está ok e no capacitor grande tem tensão, em torno de 150v mesmo.

Esta tensão chega até o primario.

Os diodos do secundario eu tinha medido na placa e tinha dado uma resistencia no outro sentido, ai tirei eles e medi fora e estão bons.

Ai como falei anteriormente eu to desconfiado q a fonte não ta chaveando por algum problema de chegada de tensão no CI, mas não sei se tem a ver ou como testar pra ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

Provavelmente você já deve ter feito uma averiguação visual de toda a placa cuidadosamente.

 

Usando uma lupa você vai procurar na placa por capacitores estufados, resistores queimados ou CI estourados, ou uma cor diferente nas trilhas e etc.

 

Outra coisa, como você mesmo disse que não é um profissional em eletrônica, não podemos dispensar um bom esquema do aparelho. Se tiver em mãos vai ajudar bastante.

 

Bom, eu não tenho o Datasheet do SW2604, mas ele não deve ser diferente da maioria.

 

Observando eu não vi nenhum FET, e isso quer dizer que este CI deve ter um FET interno e ainda faz o PWM.

 

Ainda considerando este CI, vale lembrar que tem que consultar o Datasheet dele, o mesmo deve ter um circuito de proteção OVP e OLP como a maioria destes CIs. Então pode existir alguma coisa em qualquer lugar desta placa que está drenando uma corrente excessiva ou existe uma tensão elevada de mais que desarma a fonte, daí ele não oscila. Considere isso também.

 

Para iniciar, Meça a tensão no capacitor do filtro logo após os diodos retificadores e diga qual a tensão que vê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo gostaria de agradecer a todos pela ajuda.

 

12 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

olá,

Provavelmente você já deve ter feito uma averiguação visual de toda a placa cuidadosamente.

 

Usando uma lupa você vai procurar na placa por capacitores estufados, resistores queimados ou CI estourados, ou uma cor diferente nas trilhas e etc.

 

Outra coisa, como você mesmo disse que não é um profissional em eletrônica, não podemos dispensar um bom esquema do aparelho. Se tiver em mãos vai ajudar bastante.

 

Bom, eu não tenho o Datasheet do SW2604, mas ele não deve ser diferente da maioria.

 

Observando eu não vi nenhum FET, e isso quer dizer que este CI deve ter um FET interno e ainda faz o PWM.

 

Ainda considerando este CI, vale lembrar que tem que consultar o Datasheet dele, o mesmo deve ter um circuito de proteção OVP e OLP como a maioria destes CIs. Então pode existir alguma coisa em qualquer lugar desta placa que está drenando uma corrente excessiva ou existe uma tensão elevada de mais que desarma a fonte, daí ele não oscila. Considere isso também.

 

Para iniciar, Meça a tensão no capacitor do filtro logo após os diodos retificadores e diga qual a tensão que vê.

A inspeção visual eu fiz, e não achei nada... tudo normal, capacitores visualmente perfeitos, fusivel correto, nenhum compomente torrado nem nada

Eu não sei se estou usando como referencia o datasheet correto, mas estou conferindo neste circuito q parece muito similar 

http://kazus.ru/forums/attachment.php?attachmentid=24793&d=1312987428

 

No capacitor grande eu tenho 170v

Ai no pino 1 do CI chega 7v (ponteira positiva no pino e a negativa no negativo do capacitor de filtro grande)

 

 

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Seria interessante se tiver uma forma de isolar essa fonte do restante do circuito, dessa maneira descobrimos se é a fonte ou não. 

Esses aparelhos costumam dar problema no capacitor do secundário, troque ele sem testar, pois as vezes nem aparenta estar ruim. 

 

 Qual q seria o capacitor do secundário? aqueles eletrolíticos apos o secundário mesmo? pelo o que medi não chega tensão neles...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, leobhxp disse:

não chega tensão neles

... porquê não há oscilação no primario - aquele ci da fonte dip8 - pode estar pifado ou , como já disse, curto ou quase curto no circuito lógico que o secundário alimenta.  p.ex. você achou os diodos com valores de medição estranhos. Não teria caído algum fiapo de bombril dentro dele não? Tem neguinho que usa bombril como antena sabia?

 

Mas é o seguinte: umas destas tensões do secundário deve ser 5V. Eu (eu) tentaria alimentar o circuito lógico com um carregador de celular só pra ver quemerdadá. Registre-se que eu (eu) consideraria este desconhecido treco como pré-perdido portanto, sem nada a perder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, leobhxp disse:

A ponteira preta eu posso pegar do negativo do capacitor grande mesmo? 

Pode usar qualquer outro ponto comum da fonte. 

adicionado 1 minuto depois

Meça também a queda de tensão no R1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

Pode usar qualquer outro ponto comum da fonte. 

adicionado 1 minuto depois

Meça também a queda de tensão no R1.

 

No pino 1 eu tenho 167v em relação ao negativo do capacitor C2

No pino 5 eu tenho 7v em relação ao negativo do capacitor C2

 

No R1 ele tem resistencia de 1.4M ohms q acho q ta certo, é um resistor smd escrito 225

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

O resistor 225 é de 2,2 M ohm, mas como ele está preso em outros componentes a resistência diminui. 

Os números desses resistores, se lê igual aos resistores coloridos. 

oi,

Os resistores SMD são marcados com um código de 3 dígitos.

Você deve ler os dois primeiros números como os dígitos significativos, e o terceiro vai ser o multiplicador.

ex:
471 = 47 × 101 (10) = 470Ω
472 = 47 × 102 (100) = 4700Ω ou 47kΩ

225 = 22 x 105 (100000) = 2.200.000Ω ou 2,2MΩ

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Mestre88 disse:

O resistor 225 é de 2,2 M ohm, mas como ele está preso em outros componentes a resistência diminui. 

Os números desses resistores, se lê igual aos resistores coloridos. 

este resistor é o responsável por levar a tensão de disparo inicial do CI.

Como está havendo tensão depois dele, o Ci já teria condições de dar a partida.

adicionado 7 minutos depois
6 horas atrás, leobhxp disse:

No pino 1 eu tenho 167v em relação ao negativo do capacitor C2

No pino 5 eu tenho 7v em relação ao negativo do capacitor C2

 

No R1 ele tem resistencia de 1.4M ohms q acho q ta certo, é um resistor smd escrito 225

 

O terminal 5 é o feedback. A função dele é receber uma amostra da tensão na saída, portanto do secundário, e ajustar o oscilador para estabilizar a tensão.

 

Assim, isso me leva a entender que sua fonte está funcionando, ainda que com erros, más está.

 

Cabe agora, estudar porque a tensão na saída não sobe.

 

adicionado 27 minutos depois

@leobhxp

Espere um momento:

No pino 1 tem 167v em relação ao negativo do capacitor C2 ou 8V como você disse no início?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pino1 tem 167v mesmo... antes eu tinha medido o outro pino achando q era o 1... 

Este final de semana vou tentar conseguir outro aparelho igual a este e tentar comprar as tensões e ver se descubro o que pode estar errado... vamos ver se descubro algo e falo aqui para continuar a investigação.

 

Será q pode ser algum problema no CI? porque ele parece q tem tudo q precisaria mas não faz a ocilação da fonte... 

Ontem consegui trocar o fotoacoplador por outro compatível e não adiantou nada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leobhxp em eletrônica a coisa é um pouco diferente.

 

QUANDO uma fonte dessa perde o controle ,  fica difícil você apontar um defeito nela simplesmente baseando tensões de outra placa boa. 

 

Então você vai ver uma tensão ruim aqui e outras dezenas ali também.

 

Encare este defeito como  desafio.

E você vai resolver isso.

 

Tente fazer uma análise como estou lhe propondo. 

 

Se tivesse um osciloscópio ficaria muito fácil , mas não temos aqui . 

 

tente seguir minha linha de raciocínio :

 

O CI precisa de uma tensão de disparo inicial para os osciladores internos trabalharem. correto? e essa tensão está lá no pino 1 com aproximadamente 167V.

 

Depois do disparo o CI começa a funcionar e gera o PWM nas saídas 7 e 8.

 

Depois essa tensão vai para o transformador e, num enrolamento dele vai ser gerada uma tensão que carrega o capacitor C4 através do diodo D2. essa tensão retificada e filtrada é que vai fazer seu CI funcionar permanentemente. 

 

O FB, pino 5 do CI recebe uma amostra da tensão da tensão da fonte ;  e tão quanto alta for ela, menor será o tempo em que os FETs vão permanecer saturados, e consequentemente menor tensão.

 

Mas essa amostra vem do fotoacoplador que carrega devagar o capacitor C6. Além disso,  essa tensão depende do U2.

 

 

A função do U2 é amplificar o erro para acionar o foto. 

 

PORTANTO, verifique qual é a tensão de referência que o U2 está recebendo.

 

Preciso das tensões no C7, C8, R8 e VCC do CI da fonte.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Por favor amigos, sou novo aqui e como não consegui o esquema do aparelho, qual é esse CAP. SMD C113, que está 
acima do CI SW2604 e liga os 2 pinos do CI SW2604 revelados nessa foto acma. 
Fico no aguardo, Obrigado.

adicionado 0 minutos depois
Em 26/10/2016 às 10:22, leobhxp disse:

Olá pessoal,

Possuo um conversor digital da Aquario DTV8000... de um dia para o outro ele não ligou mais.

Tenho alguma noção básica de eletronica e solda etc, encaro como hobby e resolvi fazer alguns testes visto que não vale a pena mandar para o conserto.

 

Fui testar a parte da fonte, e a tensão chega no primário, mas não tem tensão alguma no secundário.

Mas ai fiquei na dúvida se o problema é ele mesmo, ou se por acaso algum outro componente como o fotoacoplador ou aquele CI que regula se der defeito pode acontecer isso...

Se alguém puder me dar dicas de o que testar para ter certeza ou algo do tipo seria muito bom!

 

IMG_2739.JPG

Por favor amigos, sou novo aqui e como não consegui o esquema do aparelho, qual é esse CAP. SMD C113, que está 
acima do CI SW2604 e liga os 2 pinos do CI SW2604 revelados nessa foto acma. 
Fico no aguardo, Obrigado.

adicionado 0 minutos depois

 

adicionado 4 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Coronelcom Qual capacitor?

Aponte na foto.

Se for esses pequenininhos, só com esquema mesmo. Pois não tem números marcados neles.

Mas pelo que tô vendo essa placa não tem números, então não deve ter esquema também.

Sinto muito, mas descobrir o tal capacitor é quase impossível. Só retirando um de outro aparelho igual pra medir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Coronelcom Qual capacitor?

Aponte na foto.

Se for esses pequenininhos, só com esquema mesmo. Pois não tem números marcados neles.

Mas pelo que tô vendo essa placa não tem números, então não deve ter esquema também.

Sinto muito, mas descobrir o tal capacitor é quase impossível. Só retirando um de outro aparelho igual pra medir.

É esse pequeno smd entre o resistor smd e CI, e ao lado do eletrolítico 47uf/25v. Ele liga os 2 pinos traseiros do lado esquerdo do CI, vendo de trás para frente como na foto, os pinos ao lado do eletrolítico 47uf/25v e da descrição: FUSE. E o grande problema é esse: Cadê o esquema do aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Coronelcom

O melhor que eu pude achar é o datasheet desse CI ao lado dele, vê se o número está cero e se encontra algo relacionado a este capacitor:

SW2604A-SAMWIN.pdf

O problema é que o documento está escrito em japonês.

 
16 minutos atrás, Coronelcom disse:

E o grande problema é esse: Cadê o esquema do aparelho?

Nem deve ter, nem sequer numeraram os componentes na placa.

Eu tenho um aparelho desses, mas também não adianta eu abrir pra ver, já que não tem marcações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Coronelcom

O melhor que eu pude achar é o datasheet desse CI ao lado dele, vê se o número está cero e se encontra algo relacionado a este capacitor:

SW2604A-SAMWIN.pdf

O problema é que o documento está escrito em japonês.

 

Nem deve ter, nem sequer numeraram os componentes na placa.

Eu tenho um aparelho desses, mas também não adianta eu abrir pra ver, já que não tem marcações.

Então amigo, grande problema. Desculpe a falta técnica quando descrevi os pinos. Os 2 pinos interligados pelo CAP. CMD no CI são: PINO 3 = GND com o PINO 4 = NC. Bom, pra nós, quando se aponta ou descreve NC é "nada consta", neutro. Mas pra japonês ou chinês.... E essa interligação com o CAP. CMD é muito importante, pois sem ele no lugar o CI esquenta muito e não é normal, aliás, esse CI quase não esquenta, mas sem esse capacitor, se deixar ligado o aparelho por mais de 30 segundos o CI estoura. Então preciso de solucionar sabendo qual o valor desse SMD.

adicionado 5 minutos depois

Amigo, ainda fuçando na net, ao contrario das especificações datasheet, o PINO 4 = CT, e não a NC. Logo: PINO 3= GND e PINO 4= CT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/08/2017 às 00:02, Bcpetronzio disse:

@Coronelcom O jeito é fazer testes, comece testando um de 10KpF, 47KpF, 100KpF, se o CI não oscilar com eles, teste os mesmos valores sem o K; 10pF, 47pF e 100pF...

Como é um circuito "auto oscilante", um desses valores funcionará perfeitamente ai.

Obrigado a todos os colegas que me deram atenção, se preocupam em fazer o bem sem nada em troca, e tentaram me ajudar, sei que sem o esquema é difícil e espero em algum momento tambem retribuir a alguem que tambem necessitam de ajuda, isso é, se vocês daqui que são feras não forem mais rápidos que eu e ou talvez, não tiverem intimidade, conhecimento de alguma causa, acho difícil, mas me disponho. Mas resolvi o problema. O Cap. 113 SMD em questão é de 820p/50v. Melhor ainda, eu consegui, eu ja tenho alguns em SMD. O brigado a esse forum/clube e a todos os que contribuem para nos ajudar. Deus os abençoem a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Coronelcom disse:

Obrigado a todos os colegas que me deram atenção, se preocupam em fazer o bem sem nada em troca, e tentaram me ajudar, sei que sem o esquema é difícil e espero em algum momento tambem retribuir a alguem que tambem necessitam de ajuda, isso é, se vocês daqui que são feras não forem mais rápidos que eu e ou talvez, não tiverem intimidade, conhecimento de alguma causa, acho difícil, mas me disponho. Mas resolvi o problema. O Cap. 113 SMD em questão é de 820p/50v. Melhor ainda, eu consegui, eu ja tenho alguns em SMD. O brigado a esse forum/clube e a todos os que contribuem para nos ajudar. Deus os abençoem a todos.

Legal que resolveu...

Eu ainda estou a alguns passos atrás na eletrônica... deixa te perguntar o seu problema com o aparelho era o mesmo que eu descrevi acima? pois se for vou tentar fazer a mesma substituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...