Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tip 122 como switch arduino


Posts recomendados

Senhores, tudo bem? Primeiro post no forum, peguem leve por favor. :)

 

Então, tenho um projeto com o Arduino, onde tenho o sensor YL-83 e um módulo micro SD. Nos datasheets, é dito que o YL-83 pode usar até 100mA de corrente, e o Módulo Micro SD até 200mA(claro, não quer dizer que ambos irão usar isso). Ou seja, estou usando ambos na saída de 5V do Arduino.

O problema é: Isso precisa ser autônomo, ou seja, será ligado em uma bateria, então preciso ter o mínimo de consumo de energia. Sei que não consigo simplesmente desativar a saída 5V do Arduino.

 

Tive a ideia de usar o Transistor NPN TIP122 que já usei em motor DC. Posso fazer isso? Se sim, como fazer? Se não, como posso fazer?

 

Obrigado !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Valter Alberto Melgarejo ,

 

Opa, bem-vindo ao CDH, meu amigo !

 

Já percebi que você leu alguns posts antes de fazer o seu kkkkk, então já sabe como proceder de maneira correta !

 

Ainda não entendí exatamente o que você está perguntando ....  Esclareça por favor :

 

- Sua pergunta é sobre o fato de você estar alimentando ele a partir dos 5 Volts regulados do Arduino, é isso ? Está preocupado com a corrente que vai ser fornecida aos sensores pelo regulador do Arduino ? Ou entendi errado ?

 

De qualquer maneira, para baixar o consumo do YL-83 sugiro desligar os dois Leds que tem nele ... e aí vai restar apenas um amp op, com consumo máximo de uns 20 mA.

 

Quando ao módulo SD, sem escrita ou sem leitura  consumo dele também é baixo, não se preocupe com isso.

 

E quanto ao Arduino, existem modos de baixíssimo consumo, até menor do que 1mA, mas tem de fazer no software mesmo. E também pode trabalhar num clock mais baixo para diminuir ainda mais.

 

Não entendo aonde voce está querendo usar o TIp122 ... é para acionar alguma carga ?

 

Agora, pra baixar a corrente da bateria, vai ter de bolar com calma o software ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

saco! eu ia tirar um sarro qualquer!!

 

Seguinte... não conheço este sensor nem detalhes secretos do teu projeto e nem mesmo o arduíno (ah sim conheço o avr) mas existem várias técnicas pra reduzir o consumo. Uma delas é deixar o sistema em standby (sleep) e acordá-lo de vez em quando, fazer o trabalho e voltar a 'dormir'. Claro, estas temporizações dependem das entradas do projeto.

Sobre o tip122... realmente ele precisa de mais corrente na base do que um mosfet canal n algo como rlz24 ... mas de novo: dados de entrada de projeto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @aphawk e @Isadora Ferraz , obrigado pelas respostas.

Então o que eu estou querendo, é fazer com que a saída de 5v do Arduino, seja como uma saída I/O. Explicando: Numa saída I/O qualquer, consigo manipular via código, quando ligará e quando desligará. Já na saída de alimentação 5V não consigo, pois, sei que ela é diretamente conectada na entrada de alimentação do Arduino. O que realmente quero fazer, é este controle. Não quero mudar corrente nem tensão. Apenas montar um circuito, para que, com uma porta digital(sei que um transistor consigo fazer isso) poder controlar quando ligar e desligar os sensores. Como tinha dito no post, esse projeto será autônomo(a campo), ou seja. Tenho uma bateria alimentada por uma placa fotovoltaica(energia solar) que será a única alimentação do projeto.

 

(1)A minha dúvida é de como fazer este circuito. Sei que com um transistor TIP 122 consigo fazer este controle, pois, já controlei motores DC com ele. Mas, os motores DC foram alimentador por uma bateria externa de 12V. Também li que esses controladores por corrente, podem reduzir a tensão final. Então, como posso proceder?

 

(2) Essa do YL-83 desligar os led não sabia. Como faço isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom essencialmente você está com a faca...

14 horas atrás, Valter Alberto Melgarejo disse:

sei que um transistor consigo fazer isso

 

...e o queijo...

14 horas atrás, Valter Alberto Melgarejo disse:

Sei que com um transistor TIP 122 consigo fazer este controle

...na mão (se não conhece esta expressão... não vou explicar)

 

Saídas de arduínos e mc´s são feitas exatamente pra isso: controlar cargas maiores.

Sobre ...

14 horas atrás, Valter Alberto Melgarejo disse:

podem reduzir a tensão final

...são muitos "depende". Ou seu sistema convive com isso ou você contorna de váaaarias maneiras. Melhor você publicar o esquema... Uma imagem vale mais que mil palavras (se você não conhece esta expressão... 1.jpg>1k.txt)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...