Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculos para indutor toroidal


lithium_ion

Posts recomendados

Gostaria de saber quais são a/s equações para cálculo de um indutor toroidal, já sabendo a permeabilidade magnética do núcleo e como saber a corrente máxima que ele suporta (e quais equações para calcular-la também). Não entendo muita coisa de indutores toroidais.

Tenho vário núcleos e pretendo levá-los para medir a indutancia em uma ponte rcl e assim chegar no valor da permeabilidade de cada um, tendo a equação e medindo o resto como voltas, tamanho, etc... Agradeço pelas ajudas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos cálculos do Eletromagnetismo Clássico, sabe-se que um toróide de raio circular (distância do centro do círculo até o meio do núcleo magnético) igual a r, quando percorrido por uma corrente elétrica i, gera um campo magnético cujo módulo B é F5Rua4D.gif:

 

 

 

1czVpKV.gif

 

 

 

Sendo A a seção reta do núcleo magnético e N o número de voltas da bobina.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico aqui no CDH onde coloquei um tutorial que contem o indutor. Por algum tempo ele ficou na página "Eletrônica" daqui, mas acabou sendo retirado. Eu até tentei, mas não consigo achá-lo no CDH.

Sei que o albert_emule acabou fazendo um apanhado legal sobre fontes chaveadas do tipo flyback e lá ele incluiu o tal tutorial.

Vamos aguardar pelo albert_emule. Certamente ele terá prazer em lhe auxiliar.

MOR_AL

Acabei encontrando.

Verifique se este endereço o leva até o tutorial.

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/IC5MLGR-ba

A página do 4Share é esta daqui, mas tem que garimpar até chegar ao arquivo.

http://www.4shared.com/office/IC5MLGR-ba/Testando_Indutor_ou_um_Enrolam.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Façamos o cálculo da permeabilidade relativa, que é um valor adimensional mais fácil de se trabalhar:

 

 

 

MLFfTdy.gif

 

 

 

Como os núcleos ferromagnéticos tipicamente possuem valores de μr maiores que 100, em princípio o resultado obtido por você tem coerência GbhmuXl.gif.

 

 

 

Sobre a corrente máxima que o indutor suportaria, a verdade é que os parâmetros máximos de trabalho, para qualquer dispositivo, costumam ser muito difíceis (ou até impossíveis) de determinar por somente cálculos.

 

 

 

Bem, em um livro denominado Power Sources and Supplies, de Marty Brown, é dito que os indutores comerciais possuem basicamente duas correntes máximas: uma que é definida pela seção do fio enrolado e outra que é definida pela saturação magnética do núcleo. Inclusive, é dito que muitas vezes o fio é escolhido com uma corrente limite igual à de quase-saturação do núcleo, assim permitindo a publicação de somente um valor nominal F5Rua4D.gif.

 

 

 

A corrente máxima, em tese, seria então a menor das duas mencionadas. Se você der mais informações sobre o seu projeto de indutores, talvez possamos ajudá-lo mais ainda.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo lembrar aos meus alunos, que o aprendizado implica em alteração das conexões nos neurônios (sinapses). Até o presente momento, o método comprovadamente eficaz de aprender é estudar. A alteração das sinapses pelo estudo é lenta, dá trabalho e normalmente exige empenho.

Leia o meu tutorial, com atenção, e depois traga as suas dúvidas, que tentaremos apresentar-lhe os caminhos a serem seguidos para resolver o seu problema.

Bons estudos! :)

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Josue Dourado ,

 

Oras, uma espira cria uma determinada indutância, certo ? A Associação de outra em séria cria mais uma indutância, que se soma 'a da primeira, e assim sucessivamente.

Como quando você tem várias espiras que criam uma indutância maior, o valor do campo B criado por elas também aumenta proporcionalmente.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...