Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compro uma placa-mãe AMD top ou mudo para kit intel?


Posts recomendados

Estou com uma dúvida. Atualmente eu tenho um Kit AMD FX6300 + Mobo Gigabyte GA 78LMT-S2 + 8GB Ram + GTX 950 EXOC e estou tendo problemas em jogar BF4 e BF1 com esse Kit. Somente com esses 2 jogos que estou tendo problemas de desempenho, quedas de Fps e travamentos chatos.

 

Tenho CPU Cooler CoolerMaster Hyper TX3 e já fiz over no FX6300 para 4.1Ghz e os travamentos continuam. No BF1 o processador fica a 100% de uso a todo instante. Essa minha placa-mãe é ruim e eu preciso trocar ela.

 

Eis minha dúvida: Troco somente a placa-mãe para uma Top da AMD que seria a Gigabyte 970 Gaming e gastar cerca de 550 reais ou troco para um Kit Core i5 6600 e Mobo ASUS H110M-A/M.2 DDR4 e gastar cerca de 1.267 reais. O pior é que não sei se essa Mobo seria boa suficiente para o I5 6600 ou se teria que pegar outra com chipset B150 ou H170 aí teria que gastar mais ainda.

 

Sei que a linha Zen está para sair, mas eu comprei o BF1 e quero curtir ele sem travamentos logo. Meu FX6300 é antigo, mas é guerreiro e não sei como seria o desempenho dele na Gigabyte 970 Gaming. Iria aumentar o desempenho dele? Não queria gastar muito, mas parece que não tenho escolha. Dúvida cruel, o que fazer? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Focus942 disse:

Placa-mãe não afeta no desempenho. Você pode estar trocando o processador para um I5 e uma 970 (ou 1060).

Placa-mãe afeta o desempenho sim amigo. Minha placa-mãe não tem o chipset ideal para um FX. Quando eu comprei meu PC não entendia dessas coisas, comprei um PC já montado e acabei me ferrando com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você comprou uma placa-mão que não tem compatibilidade com o processador ele nem funcionaria, o único jeito de colocá-lo na placa-mãe seria com um martelo. Mas em relação a desempenho, se você colocar os mesmos componentes em uma placa de R$500 e em uma de R$1000 você teria o mesmo FPS nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Focus942 disse:

Placa-mãe não afeta no desempenho. Você pode estar trocando o processador para um I5 e uma 970 (ou 1060).


Afeta sim, eu mesmo tenho uma placa-mãe fraca para meu processador e nem se quer tento jogar mais nesse pc atual.

 

 

1 hora atrás, X Master disse:

Estou com uma dúvida. Atualmente eu tenho um Kit AMD FX6300 + Mobo Gigabyte GA 78LMT-S2 + 8GB Ram + GTX 950 EXOC e estou tendo problemas em jogar BF4 e BF1 com esse Kit. Somente com esses 2 jogos que estou tendo problemas de desempenho, quedas de Fps e travamentos chatos.

 

Tenho CPU Cooler CoolerMaster Hyper TX3 e já fiz over no FX6300 para 4.1Ghz e os travamentos continuam. No BF1 o processador fica a 100% de uso a todo instante. Essa minha placa-mãe é ruim e eu preciso trocar ela.

 

Eis minha dúvida: Troco somente a placa-mãe para uma Top da AMD que seria a Gigabyte 970 Gaming e gastar cerca de 550 reais ou troco para um Kit Core i5 6600 e Mobo ASUS H110M-A/M.2 DDR4 e gastar cerca de 1.267 reais. O pior é que não sei se essa Mobo seria boa suficiente para o I5 6600 ou se teria que pegar outra com chipset B150 ou H170 aí teria que gastar mais ainda.

 

Sei que a linha Zen está para sair, mas eu comprei o BF1 e quero curtir ele sem travamentos logo. Meu FX6300 é antigo, mas é guerreiro e não sei como seria o desempenho dele na Gigabyte 970 Gaming. Iria aumentar o desempenho dele? Não queria gastar muito, mas parece que não tenho escolha. Dúvida cruel, o que fazer? valeu!


Se for pegar um i5 pegue uma B150. 

Se for continuar com o FX 6300, logo logo estará passando mais raiva em outros jogos. Como a grana ta curta pra todos e você não quer gastar muito. Troque a placa-mãe, depois tente vender a antiga e a GTX 950 e procure uma vga um pouco melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@X Master

 

E um meio-termo? Uma placa-mãe boa, sem custar um rim?

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

 

Daria bom suporte à sua CPU, sem custar muito.. Não teria sentido, gastar muito nisso, nessa altura do campeonato..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, RS Faria disse:

@X Master

 

E um meio-termo? Uma placa-mãe boa, sem custar um rim?

 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

 

Daria bom suporte à sua CPU, sem custar muito.. Não teria sentido, gastar muito nisso, nessa altura do campeonato..


Assino em baixo.

FX está dando os últimos suspiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo para você utilizar um i5 Skylake com todo o desempenho dele e das novas memórias ddr4 você precisaria ter uma placa-mãe com chipset Z170 para poder usar todo o potencial isso iria aumentar exponencialmente o seu orçamento . Eu pretendo montar meu primeiro computador gamer utilizando um processador AMD 6300 e uma GTX 750Ti ( Esta é uma das configurações mais utilizadas por apresentar um ótimo custo benefício e consegui ter um bom desempenho com alguns jogos) , porém com a chegada das novas memórias com um clock maior eu optei por um i3 6100 skylake e um placa sem o Z170 (pois espero não precisar usar over) 8Gb DDR4 e um GTX 950 para acompanhar o avanço.  Na minha opinião seria melhor você comprar uma boa placa-mãe e trocar seu processador por um 8320 E que é um bom "intermediário" quando a questão é jogos.

 

@Hugh Laurie Concorda?

 

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7K6ycwjXdOA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedrosouza

Em relação a DDR3 x DDR 4, em termos de desempenho a diferença praticamente inexiste entre as tecnologias. Em testes, o pessoal do AnandTech descobriu em alguns benchmarks a comparar DDR3 com DDR4, não foi encontrado um aumento de performance, a diferença entre DDR3-2133 e DDR4-2133 é desprezável em várias aplicações, desde conversão de vídeo a uma quantidade aceitável de jogos. DDR3 foi ligeiramente mais rápido metade das vezes, e na generalidade, apenas meia dúzia de pontos percentuais separava os dois tipos de memória.

Z170 é para quem tem processadores SKYLAKE com capacidade overclock e quem utilizar do overclock. Uma placa-mãe com chipset B150 já segura bem um I5.

Entre o FX 6300 e o FX 8320e, a diferença será na capacidade de over (faz o 8320e chegar próximo de um 8350), mas para games não tem tanta diferença. Aqui seria queimar dinheiro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

@pedrosouza

Em relação a DDR3 x DDR 4, em termos de desempenho a diferença praticamente inexiste entre as tecnologias. Em testes, o pessoal do AnandTech descobriu em alguns benchmarks a comparar DDR3 com DDR4, não foi encontrado um aumento de performance, a diferença entre DDR3-2133 e DDR4-2133 é desprezável em várias aplicações, desde conversão de vídeo a uma quantidade aceitável de jogos. DDR3 foi ligeiramente mais rápido metade das vezes, e na generalidade, apenas meia dúzia de pontos percentuais separava os dois tipos de memória.

Z170 é para quem tem processadores SKYLAKE com capacidade overclock e quem utilizar do overclock. Uma placa-mãe com chipset B150 já segura bem um I5.

Entre o FX 6300 e o FX 8320e, a diferença será na capacidade de over (faz o 8320e chegar próximo de um 8350), mas para games não tem tanta diferença. Aqui seria queimar dinheiro.
 

Pelo que li em textos de alguns textos as memórias DDR4 tem um desempenho maior e é possível encontrar no fórum alguns tópicos que afirmam que investir em  memórias DDR3 seria atualmente desnecessário já que as mesmas irão cair no descaso inevitavelmente impossibilitando os upgrades. Quanto ao processador FX 8320e eu escolhi este como um upgrade por que o preço dele é o mais em conta dos 8*** e ele é um octa core com um clock de 4,0Ghz o que ajuda bastante em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedrosouza

Não disse que investir em DDR4 é um erro, o contrário, acho que investir em DDR 3 que é investir errado.

Só que o desempenho de uma DDR 3 de mesma frequência se comparado com uma DDR 4 não fica atrás. A diferença que as DDR 4 tem frequências bem maiores (lógico que depende do modelo) que DDR 3, só dei uma explicação sobre;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante as respostas. Eu realmente estava pensando em pegar essa placa-mãe http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box mas não sei se iria acabar com os travamentos que estou tendo no BF4 e BF1.

 

Se eu pegasse um 8320e mais essa placa-mãe acima será que teria meu problema resolvido? O 8320e é um bom processador para jogos? Ele é bem barato, um pouco mais caro que o FX6300 e bem mais barato que o FX8350.

 

Se eu pegar a GA 970a DS3p + 8320 e irei gastar cerca de R$888,98. É o preço somente do I5 que eu quero. 

adicionado 5 minutos depois

@Nobility350

5 horas atrás, Nobility350 disse:

@X Master Amigo pega o i5, melhor coisa, sobre o chipset h110 gargalar o i5, fique tranquilo, isso não acontece, pois o chipset h110 foi projetado para o especificamente para a geração skylake!

 

Certeza que o chipset h110 não gargala o I5 skylake? O qual seria uma boa placa-mãe h110 para o I5 6600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, X Master disse:

Muito interessante as respostas. Eu realmente estava pensando em pegar essa placa-mãe http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box mas não sei se iria acabar com os travamentos que estou tendo no BF4 e BF1.

 

Se eu pegasse um 8320e mais essa placa-mãe acima será que teria meu problema resolvido? O 8320e é um bom processador para jogos? Ele é bem barato, um pouco mais caro que o FX6300 e bem mais barato que o FX8350.

 

Se eu pegar a GA 970a DS3p + 8320 e irei gastar cerca de R$888,98. É o preço somente do I5 que eu quero. 

adicionado 5 minutos depois

@Nobility350

 

Certeza que o chipset h110 não gargala o I5 skylake? O qual seria uma boa placa-mãe h110 para o I5 6600?


Eu não pegaria o 8320e nem assim.

Invista um pouco mais e pegue algo mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hugh Laurie disse:


Eu não pegaria o 8320e nem assim.

Invista um pouco mais e pegue algo mais atual.

 

Alguma sugestão?

 

Pego esse processador http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-6600-skylake-3-3ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56600-box

 

e essa placa-mãe? http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-h170m-d3h-ddr3-chipset-h170-lga-1151-box-6489

 

Parece que essa placa-mãe é boa, deve ser melhor que chipset H110, vi as especificações dela aqui http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5557#ov. Só não sei se ela tem o turbo core da Intel, não fala nada do turbo core.

 

E essa placa-mãe é DDR3. Eu já tenho 8GB de ram DDR3 de 1600mhz, aí não iria precisar gastar com memórias DDR4. Ou é mais negócio pegar uma placa-mãe H110 DDR4, vender minhas memorias DDR3 e pegar novas memorias DDR4?

 

Nossa, são muitas dúvidas :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@X Master e colegas, boa tarde!

 

Gostaria apenas de trazer minhas impressões pois tenho um PC quase igual ao seu, veja na assinatura. Como você pode ver, praticamente igual, até o cooler é o mesmo (antes dessa GTX eu tinha uma R7 260x).

 

Jogo BF4/3/2 há anos e meu combo anterior sempre suportou bem. Depois que troquei para a 960 nem se fala. Uso meu FX em over à 4.0GHz (há muito tempo inclusive) e nunca tive problemas com travamentos e gargalos. Claro que cada caso, é um caso. Com sua 950, caso não queira gastar uma grana alta, acredito que apenas uma placa-mãe de chipset 970/990 já resolveria grande parte dos problemas (rodar o game liso -> +60fps).

 

Mas se money não for problema, seja feliz e vá às compras porque nossos FXs realmente já estão caducando em termos de idade! ;)

 

 

Mais vídeo em:

https://www.youtube.com/results?search_query=fx+6300+%2B+gtx+950+bf1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Hugh Laurie disse:

@pedrosouza

Não disse que investir em DDR4 é um erro, o contrário, acho que investir em DDR 3 que é investir errado.

Só que o desempenho de uma DDR 3 de mesma frequência se comparado com uma DDR 4 não fica atrás. A diferença que as DDR 4 tem frequências bem maiores (lógico que depende do modelo) que DDR 3, só dei uma explicação sobre;

 

4 horas atrás, Hugh Laurie disse:


Eu não pegaria o 8320e nem assim.

Invista um pouco mais e pegue algo mais atual.

Entendi melhor agora, porém eu queri muito comprar um kit AMD e vejo em vários tópicos opiniões diferentes que atrapalham um pouco minha decisão. Pretendo ter uma configuração básica e bem equilibrada que esteja numa boa faixa de preço, isso significa nada de grandes coisas ou lançamentos. Mas futuramente eu desejo realizar um upgrade pois como o amigo disse acima alguns jogos já estão tendo problemas com esta configuração. Então quanto a questão das memória vale mais a pena 8gb DDR4 ou 16 DDR3 como um placa de vídeo melhor?

Quanto ao 8320e eu vi vários vídeos que utilizam ele e uma boa placa de vídeo em gameplays e em todos esses testes ele se saiu bem, já até citei exemplos desses videos aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@X Master Eu pessoalmente nunca vi alguém reclamando de ter gargalo com o chipset h110... mas se quer algo parrudo pegue o z170... fuja do h170, pois ele não aceita overclock nos processadores com k, e custa quase o mesmo preço do z170... então pegue ou o z170 ou o h110... e compre ddr4 também, não é legal usar skylake com ddr3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Nobility350 disse:

@X Master Eu pessoalmente nunca vi alguém reclamando de ter gargalo com o chipset h110... mas se quer algo parrudo pegue o z170... fuja do h170, pois ele não aceita overclock nos processadores com k, e custa quase o mesmo preço do z170... então pegue ou o z170 ou o h110... e compre ddr4 também, não é legal usar skylake com ddr3.

É verdade que alguns processadores Skylake não funcionam com memórias DDR3 ou só boatos? O h110 permite overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, pedrosouza disse:

É verdade que alguns processadores Skylake não funcionam com memórias DDR3 ou só boatos? O h110 permite overclock?

Amigo todos skylake funcionam com DDR3, desde que você tenha uma placa-mãe compatível, mas o problema é que a DDR3 não é "oficialmente" suportada por esses processadores, eles suportam, na verdade, a DDR3L, que tem menor tensão... por isso eu sempre recomendo que quem for entrar na sexta geração invista em ddr4!

 

Sobre o suporte a overclock, apenas o z170 suporta, os chipsets começados em h (h110 e h170) não suportam over... por isso eu meio que não vejo por que um usuário gamer que quer economizar trocar o h110 pelo h170, pois embora o h170 seja bem mais robusto, ele não traz benefícios diretos ao usuário "custo x benefício"  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Nobility350 disse:

@X Master Eu pessoalmente nunca vi alguém reclamando de ter gargalo com o chipset h110... mas se quer algo parrudo pegue o z170... fuja do h170, pois ele não aceita overclock nos processadores com k, e custa quase o mesmo preço do z170... então pegue ou o z170 ou o h110... e compre ddr4 também, não é legal usar skylake com ddr3.

 

Processador com K para mim está fora de questão. Por que só é possível fazer over nele com chipset z170 ou estou enganado? Aí ficaria um preço muito salgado. Se eu fosse trocar para Intel, pegaria o I5 6600 normal mesmo. Queria morar fora na hora que eu fosse fazer um upgrade :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...