Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença turbo core nos fx's vs overclock


Posts recomendados

Boa tarde, alguém pode me informar qual a diferença de configurar o turbo core em um fx6100 para atingir 4.2ghz

(normal 3.9ghz) comparada com desligar o turbo core e no setup configurar o multiplicador nos mesmos 4,2ghz?  

 

Deixo tudo automático, só alterei o valor que multiplicava o turbo. Testei por alguns minutos no AIDA64 e HW, temperatura entre 3,9 a 4,2

e com o GTA 4 aberto (usei por ser um jogo mal otimizado que acredito forçar mais o fx), manteve a mesma temperatura. 

 

Mais um detalhe, minha placa de vídeo é uma HD 6850 1gb, que nesse teste com gta 4 chegou a 91°, mas comprarei outra de arquitetura nova para substituir, essa ja deu o que tinha que dar.

 

Uso uma ga990fxa ud3, fx 6100 e Wc h60, fonte GX 550w.

 

 

Será que conseguiria 4,4 ou 4,5 dessa forma?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Turbo Core realmente é ativado quando ele percebe que determinado programa utiliza menos cores, portanto estando não estando otimizado para Multicore. Ele aumenta a velocidade do core solicitado, fazendo com que o sistema tenha ganho de performance.

 

Já no overclock, você configura uma velocidade maior do que ele foi realmente projetado, por este motivo para atingir clocks maiores, geralmente você precisa configurar manual o VCore.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Então, acontece que eu nao sei se fiz errado, mas o turbo core original do fx6100 é até 3.9ghz, e eu aumentei isso para 4.2ghz, deixando todo o resto automático.  

 

Acontece que todos dizem para desabilitar o turbo core, mas qual diferença em desabilitar e fazer over a 4.2ghz e deixar ligado o turbo core sem fazer over (apenas aumentando a capacidade do turbo core)?

 

Eu pesquisei sobre overclock nesses Fxs e por acaso vi no setup da minha placa a opcao de aumentar apenas o turbo core, deixando ele até 4.2 com essas temperaturas que mencionei antes. Estou fazendo certo? ou ganharia mais desempenho desligando o turbo e aumentando o multiplicador até 4.2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O ideal é desabilitar, porque quando ele usa este sistema de Turbo Core, ele usa recursos padrão, em alguns casos pode desativar temporariamente um núcleo não utilizado para oferecer o overclock em outro, este processo com overclock geral pode trazer instabilidade, ou mesmo fazer com que o overclock não funcione.

 

Sim, geralmente desabilitando o TC e fazendo overclock você ganha mais desempenho, porque todos os Cores poderiam funcionar a velocidade maior e não apenas parte deles como funciona no TC.

 

Veja no fórum outros tópicos de overclock, porque mesmo que não aqueça mais do que o comum, pode ser que o overclock não esteja estável. Tem testes como OCCT, Prime que stressam o processador e testam como está o comportamento do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...