Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar se há ou não 24vcc


Kanki

Posts recomendados

Existe algum método para identificar 24vcc(Positivo) na saída de uma fonte, com o multímetro,  e sem a existência de um 0vcc(Negativo). Colocando a ponta de prova no 24vcc da saida e a outra em um TERRA, seria a mesma coisa que um colocar no 0Vcc? 

Se sim então o 0vcc seria igual a um TERRA? Fechar 0vcc(Negativo) com um TERRA ocasionaria um curto-circuito entre eles? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Eduardy Lopes disse:

Existe algum método para identificar 24vcc(Positivo) na saída de uma fonte, com o multímetro,  e sem a existência de um 0vcc(Negativo). Colocando a ponta de prova no 24vcc da saida e a outra em um TERRA, seria a mesma coisa que um colocar no 0Vcc? 

Não, Terra é diferente de Neutro (0Vcc).


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardy Lopes Eu entendi sua duvida, mas ela é muito complexa para se responder em um só post, vou te explicar e conforme for surgindo as outras duvidas eu vou te respondendo.

 

22 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Existe algum método para identificar 24vcc(Positivo) na saída de uma fonte, com o multímetro,  e sem a existência de um 0vcc(Negativo).

Não

22 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Colocando a ponta de prova no 24vcc da saida e a outra em um TERRA, seria a mesma coisa que um colocar no 0Vcc? 

 

Depende do ponto de referencia e esse ponto deve estar conectado ao "sistema" no caso uma fonte CA -CC

0Vcc é uma convenção, não uma realidade física.

 

22 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Se sim então o 0vcc seria igual a um TERRA? Fechar 0vcc(Negativo) com um TERRA ocasionaria um curto-circuito entre eles? 

Não, foi o que eu disse sobre o "Sistema" Uma fonte CA-CC é um "sistema" de energia (pra não dizer "fonte de energia" e te confundir)

Uma bateria seria outro "sistema" de energia.

A rede elétrica outro "sistema" de energia.

 

Veja que são 3 "fontes de energia" (sistemas) independentes e não tem relação um com o outro, ou seja, se não estiverem interligados, não é possível haver um curto-circuito.

O solo também é carregado eletricamente, em alguns lugares positivamente + e em outros lugares negativamente -

porém se você interligar o negativo da fonte a carcaça do gabinete e esse gabinete tiver um fio terra, você estará equipotencializando os dois, a fonte e o solo, e aí sim poderia ser ocasionado um curto-circuito entre + e terra.

O problema é que o solo não é um bom condutor, então se você colocar uma haste terra a 10 metros de distancia da fonte e levar um fio até o positivo para fechar um curto-circuito, isso não acontecerá, pois o solo com uma baixa resistência não tem capacidade de conduzir o negativo da fonte que está aterrado até a outra haste e fechar o circuito.

 

Como diz a Isadora Ferraz: uma .jpg vale mais que 1000 .txt, se eu desenhasse seria de melhor entendimento, porém não me sinto confortável em desenhar e postar aqui.

 

Duvidas, pergunte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Em alguns assuntos relacionados a eletrônica sou um pouco leigo, algumas de minhas duvidas foram esclarecidas, muito bem explicado por sua parte, a maioria do pessoal que responde são muito vagos e não sabem interpretar a pergunta de forma correta.

 

OBS: o terra que digo é o mesmo que é feito o aterramento do neutro no transformador(da empresa em que trabalho), a maioria dos transformadores tem seu neutro aterrado para equilibrar as cargas, a alimentação dessa fonte vem do mesmo transformador.

 

Bom, vamos lá.

Pelo que entendo de elétrica, os corpos sempre buscam estar em equilíbrio certo ?

 

Uma fonte alimentada em sua entrada por 110vac~250vac, em sua saida 24vcc/0vcc existe uma ponte retificadora de diodos, fora alguns filtros para eliminar ruídos e algum componente para  a rebaixar tensão desejada. Acredito que a função do diodo nessa ponte é separar a parte negativa e positiva da onda de 60hz.

 

A parte negativa da onda é esse o 0vcc que a fonte fornece correto? Esse 0vcc conectado a um bom TERRA seria o suficiente para gerar uma corrente-elétrica entre os dois pontos, pois estamos falando da parte negativa da onda com um terra, isso geraria uma DDP entre os 2.

 

No meu modo de pensar, se o 24vcc(parte positiva da onda) tem potencial para gerar uma corrente elétrica entre ele e o mesmo TERRA, claro que isso dependeria do quão positivo ou negativo o TERRA se encontra.

 

Outra pergunta, 

No sistema de transmissão, temos 220vac bifásico, as duas fazes variam do positivo para o negativo em tempos/ângulos diferentes correto ? quando a fase R é conectada a S ambas vão entrar em equilíbrio gerando o curto-circuito. Se ambas as fases estivessem variando ao mesmo tempo com a mesma diferença de potencial sobre as duas o curto-circuito não aconteceria?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

@cesardelta1 Em alguns assuntos relacionados a eletrônica sou um pouco leigo, algumas de minhas duvidas foram esclarecidas, muito bem explicado por sua parte, a maioria do pessoal que responde são muito vagos e não sabem interpretar a pergunta de forma correta.

 

Pois é, mas as vezes eu me arrependo de ser tão simplista no modo de explicar, as vezes a própria pessoa que fez a pergunta começa a achar que sabe de tudo e pisar em mim .... bom, deixa pra lá, não é seu caso.

 

2 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

OBS: o terra que digo é o mesmo que é feito o aterramento do neutro no transformador(da empresa em que trabalho), a maioria dos transformadores tem seu neutro aterrado para equilibrar as cargas, a alimentação dessa fonte vem do mesmo transformador.

 

Então, imagine o gerador  de Itaipu, ele tem 3 grupos de bobinas que geram eletricidade defasadas em 120º, é trifásico (3 fases).

Transformadortrianguloestrela_zps128fcb5

 

Olhe o lado direito da imagem (secundário)

As pontas "F" são as fases R S T, porém todas as bobinas tem dois fios, "duas pontas" e todas essas pontas são interligadas, as 3 juntas, esse é o Neutro da rede, mas não é o terra e não precisa ser aterrado para funcionar.

O neutro é aterrado para se levar ao potencial do solo por segurança, e isso é feito em cada torre de transmissão, cada poste da rua.

2 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Bom, vamos lá.

Pelo que entendo de elétrica, os corpos sempre buscam estar em equilíbrio certo ?

 

Uma fonte alimentada em sua entrada por 110vac~250vac, em sua saida 24vcc/0vcc existe uma ponte retificadora de diodos, fora alguns filtros para eliminar ruídos e algum componente para  a rebaixar tensão desejada. Acredito que a função do diodo nessa ponte é separar a parte negativa e positiva da onda de 60hz.

SIM

A parte negativa da onda é esse o 0vcc que a fonte fornece correto? Esse 0vcc conectado a um bom TERRA seria o suficiente para gerar uma corrente-elétrica entre os dois pontos, pois estamos falando da parte negativa da onda com um terra, isso geraria uma DDP entre os 2.

 

O negativo, é negativo referente ao positivo da fonte, mas pode ser positivo referente ao solo, depende do quão positivo está o solo, assim poderia ter uma DDP entre negativo e terra.

É disso que estávamos falando eu e o _xyko_, depende da referencia.

 

No meu modo de pensar, se o 24vcc(parte positiva da onda) tem potencial para gerar uma corrente elétrica entre ele e o mesmo TERRA, claro que isso dependeria do quão positivo ou negativo o TERRA se encontra.

Isso!

 

2 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Outra pergunta, 

No sistema de transmissão, temos 220vac bifásico, as duas fazes variam do positivo para o negativo em tempos/ângulos diferentes correto ? quando a fase R é conectada a S ambas vão entrar em equilíbrio gerando o curto-circuito. Se ambas as fases estivessem variando ao mesmo tempo com a mesma diferença de potencial sobre as duas o curto-circuito não aconteceria?

 

Vamos falar das 3 fases juntas.

Como você mesmo disse: "as fazes variam do positivo para o negativo em tempos/ângulos diferentes correto ?"

Elas estão dispostas em 120º uma das outras, veja o desenho das ondas.

senoide120o.png

 

Por causa dessa defasagem, elas nunca coincidem, nunca "variam" juntas ou ao mesmo tempo, por isso sempre haverá uma diferença de potencial entre elas e sempre haverá um curto-circuito.

Se em algum momento essas fases coincidissem umas com as outras, equipamentos trifásicos e 220V bifásico parariam de funcionar pois não haveria DDP entre as fases.

 

Existe DDP entre Terra e neutro também, muitas vezes temos que fazer um aterramento com muitas hastes interligadas para equalizar ou pelo menos baixar essa diferença, já cheguei a medir 30V entre Neutro e terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...