Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com áudio on-board de 5.1 canais ou de 7.1 canais, tem diferença?


Posts recomendados

Queria saber se tem diferença o áudio on-board de 5.1 canais para o de 7.1 canais de uma placa-mãe?

Obs: para usar com um HeadFone.

 

 

- Queria saber também o que significa "jack sensing" pois nas especificações de uma placa-mãe consta:

  "Audio
• Chip integrado via Realtek® ALC887
- Audio de 8 canais com jack sensing
- Conformidade com especificações Azalia 1.0"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o jack sensing é apenas que a placa-mãe detecta se tem algo conectado na entrada, apenas isso

 

 

seu headphone com quase certeza só é estereo (2 canais, 2.0, 2 lados)  

 

esses 7.1 só vai fazer diferença se você ter um sistema surround com 7 satelites e 1 subwoofer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt placa-mãe MSI H81M-E33 e headfone Superlux HD668B.

 

Especificações:

https://br.msi.com/Motherboard/H81M-E33.html#hero-specification

Do Superlux só achei em tailandês. 

 

@XtremeXX sim é dois canais estéreo.

Aproveitando, no caso de uma GA-H81M-S1 R1.0 que diz na parte do áudio "To configure 7.1-channel audio, you have to use an HD front panel audio module and enable the multi-channel audio feature through the audio driver (+ - Para configurar áudio de 7.1 canais, você tem que usar um módulo HD de áudio do painel frontal e habilitar o recurso de áudio multi-canal pelo driver de áudio)" significa que mesmo que eu conecte um sistema surround com 7 satélites e 1 subwoofer no painel traseiro da placa-mãe eu não conseguirei desfrutar dos 7 canais será, somente no máximo 5 canais com um sub? E com um Headphone de só 2 canais tanto faz se o áudio on-board tem 2 canais ou mais pois ficarei limitado pelo headphone?

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4669#sp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tanis para usar os 7.1 você vai ter que usar também a saída frontal de áudio, pois a sua placa-mãe só tem 3 saídas/ entradas traseiras cada uma com 2 canais assim só sendo possível 5.1 usando a traseira

 

se você for usar só o headphone tanto faz, pois no máximo vai usar somente 1 entrada, mas você pode usar junto com as caixas de som por ex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XtremeXX ok. Última dúvida sobre áudio pra eu entender melhor já que não entendo nada.

   Cada canal de áudio seria para além de reproduzir um efeito distinto também reproduzir uma direção (direita, esquerda, frente, atrás por exemplo) e, sendo assim, precisaria de um caixa de som/alto-falante (não sei ao certo se seriam mesma coisa) pra cada canal, funcionando conjuntamente/sincronizadamente, pra utilizar todo seu potencial (ex.: áudio de 6 canais reais = 6 caixas de som/alto-falantes), logo, esse Superlux HD668B por dizer ser 2 canais e estéreo nas especificações e ter somente 1 conector significa que ele tem 1 caixa de som/alto-falante em cada lado/fone somente, assim não conseguindo usar um sistema de 6 canais (5.1) reais ou qualquer outro com mais de 2 canais?

 

    No caso da MSI H81M-E33, ela tem 3 saídas/ entradas traseiras porém a Vermelho é pra microphone (Mic-int), restando a Verde (Line-Out) e a Azul (Line-in), assim, poderei usar os 5.1 mesmo ou somente áudio de 4 canais reais, com os conectores verde + azul?

 

   Achei uma foto de outra placa-mãe, com essaPlaca_Gigabyte.jpg

tirando o conector vermelho que acredito ser só para o microphone, teria possibilidade de usa 8 canais reais de áudio no painel traseiro, considerando os conectores de cor Verde, Azul, Laranja e Preto do painel traseiro, seria isto?

 

@Foxwalt sobre virtualização, em resumo, tem ligação os canais reais de áudio do codec e/ou áudio do painel traseiro da placa-mãe com a virtualização do Headphone/Headset?

   No caso da MSI H81M-E33 que tem Codec de áudio de 8 canais (7.1) mas somente uma saída de áudio (Line-Out verde) e uma entrada (Line-in azul, não sei/pesquisei ainda ao certo pra que serve) e não mostra nenhum aviso de ter que usar o áudio do painel frontal (provável que sim pelo que entendi) para ter áudio de 8 canais reais, poderei usufruir de uma virtualização para 8 canais - desde que com um Headphone/Headset que faça tal virtualização - ao conectar no áudio traseiro? Se sim, usando somente saída de áudio (Line-Out verde) ou também tem que usar a entrada (Line-in azul) do painel traseiro da placa-mãe, ou isto dependerá só da quantidade de conectores do Headphone/Headset (no caso de os que façam só virtualização não tenham todos somente 1 conector para os fones)?

    E, ainda, no caso da GIGABYTE GA-H81M-S1 R1.0 que avisa que para ter os 8 canais reais do codec só se usar o painel frontal, e assim como a da MSI tem somente 1 saída e 1 entrada de áudio traseira, poderei usufruir da uma virtualização para 8 canais - desde que com um Headphone/Headset que faça tal virtualização - ao conectar no áudio traseiro ou somente até 6 canais, 4 ou 2?

five_pictures3_2902_20140407165936.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marco Tanis Até onde sei, a única coisa que você poderá obter usando essa placa-mãe mais simples é o efeito de virtualização. A outra placa que você citou sim tem os conectores e o suporte real (essa GA-Z87-D3HP é, inclusive, a minha placa-mãe, e uso um sistema Logitech Z506 5.1 canais com ela). O seu headphone só virtualiza, para ele nem faria diferença.

 

Pra te falar a verdade, não entendo muito de áudio. Vejamos se os colegas @Bcpetronzio e @Edvaldo J. Frederico podem nos ajudar nessa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marco Tanis @Foxwalt  Boa noite

 

De fone só sei o básico o convencional 2.0 rsrs, mais eu pegaria o que estivesse mais em conta.

A maioria dos conteúdos filme, jogos é mais comum 5.1.

Mais uma dica que eu dou quando você vai comprar algo relacionado a áudio e video,  a melhor maneira de saber se é bom ou ruim é esperimentando.

Números características imagem da internet pode mentir, va em uma loja física e faça um teste.

 

Abs Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Marco Tanis

 

O Jack Sensing é uma detecção automática de equipamentos conectados a sua placa-mãe pelo conector P2, é como se fosse a detecção automática de um equipamento ligado ao seu PC pela porta USB... 

 

Em muitos casos ele já faz a identificação automática até do modelo de saída, se é estéreo, 4.1, 5.1 ou 7.1...

 

Bem, lembro que a diferença real do controle de 5.1 ou 7.1 é feito via software, para realmente sentir a diferença não basta apenas a placa-mãe ser 7.1, o software também tem que suportar essas configuração como um jogo, além das caixas ou fone de ouvido também suportar o 7.1 ou 5.1, caso contrário o usuário não sentirá tanta diferença assim... 

 

Como você vai utilizar um headphone, não fará muita diferença você estar utilizando a saída em 5.1 ou em 7.1... Embora alguns fones oferecem sistema 7.1 mas também controlado via software.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Após fazer uma pesquisa vi que os Headphones/Headsets de 5.1, 7.1 canais reais têm mais de um conector P2 para o fone e não só o conector verde convencional

21.jpg

Foto dos conectores de um Headset Roccat Kave 5.1 analógico.

   Assim como tem placa-mãe  que tem as mesmas entradas no painel traseiro de áudio além de somente as 3 convencionais (Rosa para Mic, Verde para Fones/Caixas de som e Azul para entrada de áudio).

 

   Daí fique em dúvida sobre a virtualização, se os fones simulariam 6 ou 8 canais mas dependeriam também dos seus conectores e/ou também dos da placa-mãe, mas percebi que todos fones/HS (pelo menos os que vi) que fazem virtualização possuem um conector USB ao invés de P2, daí entendi que a emulação/virtualização só dependerá do software do fone/HS e mais nada - já que a conexão é por uma USB, fazendo fone/HS funcionar com software - assim esclarecendo minha dúvida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tanis,

você preocupado com a quantidade de canais e jacks e o principal (na minha opinião pessoal) ta ficando para trás. Este codec 887 não tem boa definição nem potencia, acho que você vai se decepcionar com a qualidade e a altura do áudio, não importando em quantos canais ele esteja. Já deixei de comprar boa placa da MSI a ótimo preço por causa do áudio.

Entendo que você não levantou esta questão, mas creio q você deveria procurar placa c áudio melhor ou não dar importância pra isso e depois partir para uma placa dedicada.

Outro problema deste codec 887, do 889 em mb mais antigas também, é que pude perceber quando testei em um pc de demonstração de loja com 887, foi que ele capta ruídos de funcionamento do pc, hd, mouse e outros, que, durante 5 min de uso descartei de cara.

Comprei uma mb que tem um realtek  889. Uso só em stéreo hj, em um integrado Gradiente 266 e um par de master 66 (antigos). Só por causa da definição do áudio. Supimpa!

Mas usava em quadrifônico até que um dos amplificadores queimou, aguardando reparo ainda pra voltar ao fantástico 4.0.

Melhor que este só o alc 1150, em relação a qualidade do áudio.

Os via ainda não tive oportunidade de ouvir, mas tem sido bem falado. Mesmo assim não compraria sem testar.

Por isso reforço a dica do @Edvaldo J. Frederico, testar antes é muito bom, experiencia soma sempre!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim uma mobo com qualquer codec além do 887 pra lga1150 sai R$200 a mais no mínimo (realtek 892) do que essas básicas com codec 887, pra mim não compensa porque se fizer up do socket terei que me desfazer da mobo e comprar outra e investir novamente um valor alto caso queira um codec de áudio melhor também (que não será grandes coisa de melhor imagino). Pra qualidade de áudio vou importar uma Xonar/Audigy FX /Audigy RX por R$150+ -, assim investido uma vez só pois poderei usar nos futuros PC, sem falar que pelo que vi nenhum codec on-board por melhor que seja chegará perto dessas off-board, estava em dúvida quanto aos canais e etc porque não tinha entendido direito e não achei muita explicação na net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2016 às 21:51, Dantoim disse:

Outro problema deste codec 887, do 889 em mb mais antigas também, é que pude perceber quando testei em um pc de demonstração de loja com 887, foi que ele capta ruídos de funcionamento do pc, hd, mouse e outros, que, durante 5 min de uso descartei de cara.

Mas isso não depende mais da qualidade da placa-mãe/fabricante de que do codec? Qual era a mobo? Pois já vi placa-mãe com circuito de áudio isolado no pcb.

 

1 hora atrás, Dantoim disse:

@Marco Tanis, recomendo que você ouça antes

Não tem como testar antes compro pela internet. Mas de qualquer jeito é melhor investir no áudio off-board como eu disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tanis, Fui na Waz ouvi lá. Fone Sennheiser e um 5.1 q n recordo a marca mas o preço n esqueci, 4,5k reais. E o 889 tava numa placa intel, sem ruídos. Perguntei pela amd 990 e a informação é que era mais bem filtrado nelas, e realmente comparando visualmente as mb percebi mais capacitores e disposição diferente destes nas 990.

Tenho uma 870 com 889 e ela capta ruídos de funcionamento da placa-mãe e você percebe quando é gerado pelo hd, mouse ou pelo chip da placa. São 3 tipos de ruídos diferentes. Quanto melhor a definição do aparelho reprodutor (fone ou qq sistema de som), mais os barulhos aparecem. Isso me fez comprar uma Audigy Rx pciex, que já vendi. E não uso mais a 870 p ouvir áudio. Agora c windows 10 os ruídos se atenuaram, mas não findaram. Deve ser pelos drives.

Hj prefiro o 889 do que a audigy para reprodução, 889 respeita a equalização original quando em eq flat. Faço pouca gravação e a qualidade do 889 é superior para gravar. Mais leve, mais simples e sem retardo cumulativo comuns às placas pci ou pciex.

Taí uma das experiencias que tive com este 889.

Recentemente fiz o mesmo com  o 1150, fui la ouvir e deu vontade de trocar minha mb, mais por causa do amp de fone... não da pra descrever, só ouvindo.

Por isso repito:

Tente fazer uma audição antes de comprar a Fx.

Boa sorte!

adicionado 20 minutos depois
Em 26/10/2016 às 18:16, Marco Tanis disse:

sem falar que pelo que vi nenhum codec on-board por melhor que seja chegará perto dessas off-board

Em efeitos especiais eu não discordo Fx é superior. Já em flat ela apanha feio! Como gosto de ter presença de palco na minha sala de reprodução a Audidy não tem lugar nela. Soa artificial, cristalizado. Efeitos ótimos só para games.

Sem falar q no 889 assisto um bd que tem áudio de 96k e 24 bit emulado em 192k e 32 bit flutuante, isso a Audigy não faz!

E é o que realmente realça a presença de palco. A profundidade do som é absurda!

Portanto a informação que você tem está defasada, ela é de antes da criação do 889, do 898 e do 1150.

Falam muito bem dos novos Via mas ainda não tive oportunidade de ouvir, o que farei em breve.

É um assunto controverso, recomendo de novo: Ouça antes!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim entendo, mas já está a caminho a Audigy FX que importei, assim como a mb com o 887, tudo saiu R$400 com frete e mb pra lga1150 com codec além do 887 mais barata que achei tava uns R$550+ - e o codec era o 892. Também não tenho pretensão de ficar muito tempo com este socket*.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo e nada tenho que trocar placa de som?

adicionado 9 minutos depois

Meu pc informa menhun dispositivo de audio instalado.Como procedo.?

 

adicionado 24 minutos depois

Meu pc esta sem som ,no arquivo diz menhun dispositiso de som instalado,    como instalo um dispositivo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alli

Pelo site do fabricante da placa-mãe, no caso de som onboard (ou faabricante do pc em alguns casos), ou do fabricante da placa de áudio, se for o caso. Identifica corretamente o modelo e baixa o arquivo. Veja se já tem algum instalado no gerenciador de dispositivo, desinstale. Depois instale o que você baixou.

você não mencionou o sistema operacional.

adicionado 6 minutos depois

@Marco Tanis

O importante é você ficar satisfeito. Ótimo negócio!

Mas quando tiver oportunidade compare, tenho certeza que não vai se decepcionar.

Estes codecs atuais hi end são muito eficientes.

Estou doido para testar um da Via para ver com o funciona.

Sds.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...