Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar kit ga990fxa ud3 + fx 6100 ou partir para zen?


Posts recomendados

Possuo a seguinte configuração:

 

ga990fxa ud3 Rev 1.1

fx 6100

16gb ddr3 corsair vengeance

1.5TB HD Seagate Barracuda

Fonte GX 550w 

HD 6850 1gb 256bits

Gabinete Aerocool strike x one usb 3.0

 

Sei que essa placa aguenta overclock mas não fiz por que meu cooler é padrão. Quero trocar a placa de vídeo, pegar uma rx 470 ou rx 480, talvez uma gtx 1060, porém acho que meu processador não daria conta do recado.

 

Compensa fazer overclock no meu processador atual com um watercooler e comprar a placa para ver o desempenho?

 

Compensa trocar por um fx6300 ou fx8320e e fazer overclock com um watercooler até 4.2 ou 4.4? Conseguiria jogar 1080p fluido na configuração ultra os jogos atuais e os futuros lançamentos? Ou só trocando por um kit mais moderno?

 

Alguém tem configuração de processador e placa de vídeo parecida para dar umas dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wil.AM olá, seja bem vindo ao fórum Clube do Hardware.

e relação à sua dúvida, eu aconselharia a trocar de kit

pois os FX's não estão conseguindo aguentar bem nem as placas medianas hj em dia

e não há vantagem de trocar um 6300 nem se fosse pelo 8370, só teria gasto e pouco ganho (se houver na verdade)

se quiser ter mais desempenho hoje mesmo um i5 dá conta, agora caso queira extrair 100% das placas top de linha só i7 mesmo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei isso já, porém não tenho como trocar agora, tenho visto vídeos de alguns jogos rodando no Fx, será que mesmo nessa configuração não conseguiria manter os fps estáveis em jogos lançados em 2014, 2015 e 2016?

 

Se eu trocar o kit agora não teria como comprar a placa de vídeo, então pensei em comprar na black friday a placa de vídeo que garanta pelo menos Full Hd nos jogos. Desligando alguns filtros de textura consigo livrar um pouco a carga do cpu? 

 

E um water cooler (mesmo se ano que vem trocar de plataforma o restante já estaria pronto).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também suspeito dos preços do kit Zen, se o desempenho for muito superior e também os preços, não irei trocar de plataforma, fico pensando que supondo a Amd consiga superar os intel, ou chegar ao mesmo patamar e o preço ser o mesmo, iria ficar difícil para os usuários, não teríamos opções para configurações médias, como os FX são atualmente (custo benefício).

 

grande culpa disso são jogos mal otimizados, que forçam o uso de hardware potentes como processador.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wil.AM

Eu colocaria um 8370 E e um bom cooler, se não tivesse problema financeiro algum e respeitando limite TPD da mb, só pra aproveitar essa mb mais um tempo porque ela é bem boa. Uma R9 285 (vi uma anunciada a 600 pratas no ML) já da conta do recado em qq game, mesmo com seu processador atual, no win 10 e directX 12. Mas se a grana der pro 8370E e uma R9 380, ou rx 470 ou rx 480, talvez uma gtx 1060... pode não ser a melhor máquina mas não faz feio diante de nenhuma melhor.

Outra boa opção de processador seria o 8310.

Mesmo que dê gargalo no 6100 será pequeno e não vai impactar a fluidez da grande maioria dos bons games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Então, fiz um over aqui a 4.4 ghz, mas não consegui testar direito ainda, o Tdp da minha placa-mãe não sei ao certo, mas sei que ela aguenta over, pois tem dissipadores grandes no vrm, ouvi dizer que a 970 e 990 são as melhores para os fxs e overclock.

 

Estava pensando em pegar o 8320e e fazer over até 4.4 também, parece que ele trabalha melhor o gerenciamento dos núcleos do que o fx 6300 e melhor ainda que meu fx6100 se não estou enganado.

 

Minha placa de vídeo já esta no fim da vida também, estou querendo pegar uma 470 ou 480, mas estou esperando alguma promoção legal. Para mim rodando a 50 fps sem grandes variações já está ótimo, será que consigo rodar com essa configuração os jogos atuais com gráficos bons?

 

Sobre a 380, acho que ela gasta muita energia pelo que oferece, por isso penso na 470 ou 480, melhorou bastante o gerenciamento de energia delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wil.AM,

TPD da sua MB é 95W, o 8320e gera até 95W, portanto também serve na sua MB. Dos octa que vão até 95W mantenho as indicações dos 8370e, 8320e (o 8320 sem o "e" é 125W) e o 8310. QQ um dos 3 te atenderá.

Quanto a vga, se você não faz questão de 4 gb de mem ou mais, a R9 285 é uma baita placa e ta com um preço pra lá de bão, mesmo zero bala. E não tem diferença significativa de desempenho em relação às vga's que você citou, custando metade do preço ou menos. Único problema de todas elas ao meu ver são os modelos de cooler e dissipadores que usam, e despejam todo o calor retirado da vga dentro do gabinete. Se você ta pensando em cooler a ar para o processador busque uma vga com 1 turbo no dissipador ao invés de ventoinhas. Elas retiram o ar quente da vga do gabinete, as outras despejam dentro do gabinete.

Isto ajudará a manter seu processador e sua MB mais fresquinha :)

Radeon R9 290X - 695x572.png

radeon-rx-480-gaming-x4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Sempre achei que essas placas com exaustor fossem ruins, pois joga o ar quente do para dentro da placa.  Achei que minha placa era mais do que 95w tdp, pois as basicas am3+ são 95w também.

 

Eu estou pensando em pegar uma rx 470 ou 480 de 4gb, ja é o suficiente acredito, eu fiz um over leve no processador fx6100 a 4,1 deixando o vcore automático, tentei mais que isso, cheguei a colocar 4.3 com vcore maior que 1.4 mas ficou instavel, mas a temperatura nao chegou nem nem 40 (com um water cooler h60, fan push pull na traseira do gabinete) temperatura ambiente 27-28°.

 

Minha placa de vídeo atual deve estar com problema mesmo, fiz de tudo para baixar temperatura, mas ela vai subindo até 90° - 95° - chegou a 100°(no Hw monitor, e afterburner) rodando gta 4 e gta 5. No fifa 15 chegou a 85°. Ai instalei uma gtx 650 que estava parada em casa, e resolveu o problema de temperatura, mas o desempenho dela é muito fraco. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wil.AM,Se seu gabinete é bem ventilado, as placas de vídeo equipadas com turbo fan irão captar ar fresco. E para isso não economize nas ventoinhas, crie um bom fluxo de ar. E já que você tem wc não chega a ser imperativo o uso de vga com turbo fan. Com (bom) cooler ar tem que ser!

Eu estou usando uma mb desta, porém versão 4.0. Foi a primeira placa habilitada para os 200w

Esta 1.0 é 125w segundo a gigabyte, depois de atualizada a bios, veja:

http://br.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=3894

Ótima placa, ótimo som e deve dar um suporte legal para um over no seu fx 6 caneco :)

Pode por a vga q você quiser q vai dar certo.

Ai você conta pra gente.ga990 v4.0.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Eu voltei para o o clock original, não estava conseguindo estabilizar, dei uma lida em alguns fóruns e meu Nb esta automático em 2600, então creio que não preciso mudar nada, já o Ht link dizem ser necessário no mínimo 2000, porém mesmo deixando em 2000 não estabilizou (automatico é 1600 ou 1800 algo assim).

 

Vou tentar com mais tempo e paciência depois, a primeira vez a imagem congelou, por isso fui pesquisar sobre Htlink e Nb, das outras vezes o windows 10 dava erro e reiniciava, vi que o modo automático do meu processador é mais que 1.4v, então será que posso aumentar sem medo para mais que 1.4375, por exemplo para 1.4525 ou mais que isso para tentar estabilizar? Preciso desabilitar mesmo o cool in quiet e controle de fans?

adicionado 3 minutos depois

@Dantoim Eu voltei para o o clock original, não estava conseguindo estabilizar, dei uma lida em alguns fóruns e meu Nb esta automático em 2600, então creio que não preciso mudar nada, já o Ht link dizem ser necessário no mínimo 2000, porém mesmo deixando em 2000 não estabilizou (automatico é 1600 ou 1800 algo assim).

 

Vou tentar com mais tempo e paciência depois, a primeira vez a imagem congelou, por isso fui pesquisar sobre Htlink e Nb, das outras vezes o windows 10 dava erro e reiniciava, vi que o modo automático do meu processador é mais que 1.4v, então será que posso aumentar sem medo para mais que 1.4375, por exemplo para 1.4525 ou mais que isso para tentar estabilizar? Preciso desabilitar mesmo o cool in quiet e controle de fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wil.AM,

Nesta mb, seu sucesso no over vai depender da atualização da bios. você sabe qual a versão da bios atual?

Eu não acredito que você vá conseguir over superior a 3.9 ou 4.0 nesta plataforma. E não precisa. um over moderado, um pouco na placa e m pouco no processador vai ter um resultado muito mais efetivo no game que um over radical.

A ideia é conseguir um conjunto mais ágil e não um clock elevado.

Minha experiencia com um six core 1100T me fez entender que não adianta só aumentar o clock do processador.

Tente desativar as configurações automáticas e setar tudo manual, inclusive temporização de memória, barramento do pci ex, tudo manual. Desativando o cool&quiet e o boost você atinge o mesmo clock em todos os núcleos e mantem a melhor refrigeração, e por isso não vai conseguir subir demais os clocks mesmo aumentando vcore. Mas meça o desempenho efetivo nessas condições e veja o quanto é melhor de um jeito ou de outro. Coloco de 2 a 5% na mb entre 5 a 8% no processador, tanto no antigo six como no atual octa. Não aquece e o desempenho aumenta realmente.

Outro detalhe é que com as memórias em dual channel fica mais lento e instável que em single no over. Prefiro em sigle.

Mas como não existe uma máquina igual a outra, só tentando e observando os resultados.

Me parece que a tensão max de fab dele é de 1,35v. tente trabalhar nela, não suba porque não resolve problema de estabilidade. Deixe fixa também e n automática. O que você não conseguir nela com estabilidade, se aumentar a tensão piora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...