Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Epson l355 imprime com falha apenas no preto.


Posts recomendados

Minha Epson esta com este problema, ela imprime normalmente em cores, mas o preto, imprime com falhas, como na imagem que mando abaixo neste link.
Já limpei o cabeçote, fiz várias vezes o procedimento do botão STOP, e nada...
Vi em alguns sites que tem um procedimento com uma seringa a ser feito, mas não sei se é necessário no meu caso.

Alguma dica ?

Foto da impressão: http://www.imagebam.com/image/1c30e3510253988aa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Apologicer disse:

Minha Epson esta com este problema, ela imprime normalmente em cores, mas o preto, imprime com falhas, como na imagem que mando abaixo neste link.
Já limpei o cabeçote, fiz várias vezes o procedimento do botão STOP, e nada...
Vi em alguns sites que tem um procedimento com uma seringa a ser feito, mas não sei se é necessário no meu caso.

Alguma dica ?

Foto da impressão: http://www.imagebam.com/image/1c30e3510253988aa

 

Qual é a marca da tinta que você está utilizando? Corante ou pigmentada?

 

A imagem do teste demonstra que a cabeça pode estar com os jatos obstruídos, você tentou executar o procedimento de limpeza via software? Eu não estou me referindo ao botão do painel frontal. É preciso ver se a tinta está realmente chegando no cartucho por meio da mangueira, existem algumas possibilidades que vão além do entupimento.

 

As situações mais comuns são:

 

obstrução dos jatos pelo uso de tinta de má qualidade ou por deixar o equipamento por longos períodos sem imprimir

obstrução na saída do tanque

falha na pressurização dos cartuchos

 

Em painel de controle vá em dispositivos e impressoras, clique com o botão direito em cima do ícone da L355, feito isso selecione a opção preferências de impressão, veja se existe uma guia chamada manutenção, clique nela e selecione a opção limpeza de cabeçote. Se o procedimento falhar em 4 tentativas você pode deixá-la desligada por 6 horas e tentar uma nova impressão.

 

O procedimento de limpeza manual da cabeça de impressão requer alguns cuidados e deve ser utilizado em último caso quando os demais procedimentos falharem.

 

Desentupir a cabeça de impressão da L355 manualmente

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Apologicer disse:

Amigo uso tinta Inktec, acredito que seja corante.

 

A Inktec original ou Profeel como é comercializada oficialmente no Brasil é uma tinta de boa qualidade, o problema é a quantidade de produtos falsificados que usam o nome Inktec para vender, temos várias revendas não autorizadas comercializando produtos batizados, existem canais de compra sérios mas é complicado garantir a procedência entre milhares de revendedores alternativos.

 

Os quadros de entupimento com tintas similares respondem pela maioria das falhas prematuras observadas nesse tipo de impressora, você pode conseguir desobstruir os jatos comprometidos com o uso de solução de limpeza, em casos severos é necessário usar uma cuba ultrassônica, o ultrassom quebra as partículas que obstruem a saída de tinta em milhares de minúsculos fragmentos liberando a passagem, quando todos os procedimentos falham a troca da cabeça é levada em consideração.

 

A Epson oferece até 3 anos de garantia para a L355 em alguns países como os Estados Unidos, no Brasil não há como fazer isso porque existem peculiaridades no mercado como a abundância de genéricos e produtos falsificados.

 

9 horas atrás, Apologicer disse:

 já fiz a limpeza de cabeçote na guia manutenção, não fiz a limpeza por software (não sabia que tinha esse soft).

 

O software que eu me refiro é o da Epson que oferece a opção de limpeza da cabeça por meio da aba manutenção, esse procedimento aciona maior pressão dos jatos fazendo com que a tinta ressecada no bocal da cabeça seja expelida, quando o entupimento ocorre pela presença de contaminantes em tintas similares não costuma ter boa resposta.

 

A razão de muitos dizerem "Epson nunca mais" é por isso! As impressoras da fabricante japonesa são confiáveis mas quando o produto dá problema com tinta de terceiros o usuários esquece de tudo e o produto passa a ser o pior do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Apologicer disse:

Então no meu caso você acredita que o problema seja a qualidade das tintas ? Tem alguma solução ?

 

A tinta original eventualmente pode entupir alguns jatos e não é raro de acontecer, a diferença é que na imensa maioria das vezes o problema é reversível fazendo os procedimentos que você fez e que estão ao alcance do usuário comum.

 

Esse tipo de entupimento tem relação direta com a tinta utilizada, a Inktec é uma boa fabricante de insumos similares mas é preciso alguns cuidados ao adquirir tintas com a marca já que existe a possibilidade de se adquirir gato por lebre pela quantidade de produtos falsificados/batizados.

 

Os jatos da cabeça de impressão tem o diâmetro menor que um fio de cabelo, qualquer impureza que esteja presente na tinta pode obstruir a passagem, as tintas originais são produzidas em câmeras limpas em ambientes onde até as partículas de poeira em suspensão são controladas.

 

Se a impressora está na garantia você pode acioná-la, é bom remover a tinta não original do tanque com uma seringa, pode haver alguma resistência em prestar serviço para um equipamento com tinta similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não conseguiu solucionar o problema executando os procedimentos mais simples resta levar o equipamento para um assistência técnica e torcer para que a obstrução nos jatos seja solucionada com a retirada da cabeça e a limpeza manual, isso pode ser tentado em casa para aqueles que tem o conhecimento necessário, uma seringa com uma mangueira própria para encaixar no bico da cabeça e de preferência uma solução de limpeza adequada, se não tiver segurança enviei a impressora para uma assistência e tenha convicção de que com a tinta original isso seria reversível sem maiores transtornos, as vezes você pega pela frente um técnico que não consegui resolver e dá a cabeça como morta sugerindo a troca, em muitos casos o problema poderia ser solucionado com uma limpeza ultrassônica e detergente enzimático.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maior roubada me meti. Não tem nenhum autorizada da Epson na minha região, e preciso da impressora pra trabalhar. Não sei mais o que faço, fiz o procedimento da mangueira no dumper, tudo direitinho, mas persiste o problema. Só me resta a limpesa direto no cabeçote. O que vocês me rcomendam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A limpeza com a seringa e mangueira no bocal de entrada de tinta da cabeça de impressão tem que ser feito com cuidado, não é raro assistir vídeos onde a solução para limpeza é injetada com muita força/velocidade, a pressão excessiva ao empurrar a solução por meio da seringa pode danificar permanentemente os cristais piezoelétricos resultado na inutilização da cabeça, já vi muitos técnicos sem treinamento em Epson fazer isso e postar no youtube.

 

Os defeitos onde há esse tipo de falha na impressão as vezes representam um desafio até mesmo para técnicos experientes com outras impressoras.

 

A L355 tinha um incômodo problema de perder a pressurização interna dos cartuchos, isso podia acometer um deles e o espaço que era para estar preenchido com tinta fica com ar, no vídeo abaixo tem um caso desse tipo.

 

 

É preciso verificar se a tinta está chegando no cartucho da forma correta, a outra questão é que mesmo tendo realizado uma limpeza manual ainda podem ter partículas obstruindo os capilares por onde a tinta deveria sair, existem quadros severos onde é indicado o uso da cuba ultrassônica, as vezes não há alternativa que não a substituição da cabeça por uma nova, a Inktec produz bons insumos mas é difícil saber se o vendedor está de fato comercializando a Inktec legítima dentro de embalagens fracionadas e que na maioria dos casos não são as originais. O problema é que existem muitas variáveis e é um serviço para um técnico, de preferência com treinamento em Epson como temos nas autorizadas, eu compreendo a sua situação mas o que se pode fazer?

 

Eu já vi até tinta empedrada no fundo do tanque de impressoras dessa linha, é claro que não era a tinta original da Epson.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Apologicer disse:

 

No primeiro post eu lhe perguntei qual era a tinta que você estava utilizando, a resposta que obtive é que era Inktec, agora eu vejo um link de uma tinta com nome de TW Inkjet, você percebe que Inktec e TW Inkjet são coisas diferentes? Dificilmente você veria 3 litros de tinta Inktec coreana sendo comercializado a R$97,00 reais para o usuário final, é muito barato e típico de tintas de segunda linha por mais promessas que o vendedor ofereça.

 

A Inktec coreana tem uma única revenda autorizada no Brasil, isso não significa que outros vendedor que comercializam essas tintas estejam vendendo outra coisa, apenas não são certificados pela fabricante. O problema é que essas revendas adquirem o produto em galões e fracionam a tinta em embalagens menores, não há como garantir que o que está ali é realmente Inktec ou outra coisa usando do nome para vender.

 

O parceiro oficial da Inktec no Brasil e que revende produtos em embalagem original é a www.inkteconline.com.br, a tinta corante Profeel 1 litro preto custa R$85,00. No mercado Livre muitos vendedores lançam o litro dessa tinta por valores bem menores mas é preciso ter alguém de confiança para fornecer insumos, senão os problemas irão surgir e para isso ocorrer é uma questão de tempo. 

 

No Mercado Livre se pode adquirir 3 litros de tinta por R$97,00 reais mas analise quanto vai lhe custar para reparar o equipamento, será que o risco vale a pena? Eu não acredito em tintas de baixo custo como essa, as tintas de melhor qualidade precisam ser fabricadas em câmaras limpas, onde o controle de partículas contaminantes é extremamente rigoroso, tensão superficial correta, moagens, filtragens  etc. É uma química fina e com um padrão de qualidade que não é qualquer indústria que consegui alcançar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me dei conta desse detalhe. Desculpe! 

Amigo, vendo minha situação atual, e a nescesidade que tenho, procurei tutoriais, encontrei este vídeo: 

 

 

Qual sua opinião ? Você já fez este procedimento ? O que me recomenda ? Ou tem algo a acrescentar ? 

 

Esta será minha ultima tentativa, e espero que dê tudo certo. 

Agradeço mais uma vez pela atenção e dedicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Apologicer disse:

Qual sua opinião ? Você já fez este procedimento ? O que me recomenda ? Ou tem algo a acrescentar ?

 

O Alan da Inkmania também possui uma Ecotank e é um profissional da área técnica, ele utiliza tintas genéricas na impressora dele. Eu não posso dizer se o procedimento que ele executa vai ter efeito ou não, isso é imprevisível e como eu já lhe expliquei existem quadros severos de entupimento onde o procedimento manual não resolve, também depende da solução de limpeza que é utilizada, alguns técnicos utilizam veja multiuso na seringa, se nada funcionar é preciso levá-la para uma assistência que tenha uma cuba ultrassônica, alguns casos mais graves são recuperados com ela, uma parcela é caso perdido e só com a substituição da cabeça de impressão por uma nova.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Apologicer disse:

Só mais uma dúvida, caso eu precise levar em uma assistência, eu envio com tinta mesmo ? Ou devo esvazia-la ?

 

Pode mandar com tinta mas uma vez desobstruído os capilares da cabeça de impressão é recomendável utilizar outra tinta, conclusão natural tendo visto o resultado na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Apologicer disse:

Não tem nenhum problema transporta-la de carro com tinta ? Tipo o balanço do veículo ?

 

Quanto a isso não mas você não deve virar o tanque de cabeça para baixo, se for virá-lo haverá vazamento porque as tampas de vedação não seguram, deixe o equipamento na posição normal.

 

Se você deixar o transporte ao encargo de uma transportadora pode ter problema sim, nesse caso eles podem não ter o mesmo cuidado com o transporte do equipamento, como eu já lhe disse eu não recomendo a utilização dessa tinta, se ela produziu esse quadro uma vez você tem grandes chances de ter problema novamente, se for retirar a tinta do tanque pode usar uma seringa e puxar o conteúdo para fora aos poucos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Depois de muito tempo, venho aqui atualizar minha situação.

Como havia mencionado, comprei um cabeça de impressão nova na China, e depois da tradicional demora, finalmente ela chegou, e foi tudo bem simples, segui alguns tutoriais, consegui trocar, e problema resolvido.

Continuarei usando tintas compatíveis, só que irei escolher melhor os fornecedores, pois a economia é primordial para mim que uso a fins comerciais.

 

Quero agradecer a todos do fórum pela ajuda, perincipalmente ao amigo @Dimitriusbueno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Apologicer disse:

Depois de muito tempo, venho aqui atualizar minha situação.

Como havia mencionado, comprei um cabeça de impressão nova na China, e depois da tradicional demora, finalmente ela chegou, e foi tudo bem simples, segui alguns tutoriais, consegui trocar, e problema resolvido.

 

 

Olá Apologicer, fiquei feliz em saber que você conseguiu solucionar o problema, eu também estou usando tinta similar na minha L375 mas nunca tive um único problema de entupimento, isso depende intimamente da qualidade da tinta.

 

Eu gostaria de lhe perguntar uma detalhe a respeito da importação da cabeça, você não teve que pagar 60% de imposto? A mercadoria poderia ter sido barrada em um pente fino na alfandega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Amigo. Não paguei imposto dessa vez, felizmente. Mas sim, realmente existe uma grande chance de taxação. No fim do ano passado recebi 10 placas lógicas de uma Kyocera m2035 e fui taxado em R$134,60. Como mesmo com a taxa sairia em conta, paguei satisfeito. Mas existe o risco!

 

Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
6 horas atrás, Lukasovsky disse:

Boa tarde amigos, estou com mesmo problema mencionado acima...falhas só no preto, também utilizo o mesmo tipo de tintas. Gostaria de saber onde encontro essas mangueirinhas que adpta na seringa e se posso fazer com o Veja Multiuso, a limpeza!?

 

Você pode utilizar aquelas mangueiras de soro compradas em lojas de equipamentos hospitalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...