Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como me formar em jogos?


Posts recomendados

@gomesr2d2 Seja bem vindo ao fórum :)

Depende.

Precisará de um curso com uma grade bem extensa em programação (caso você seja leigo nesse mundo) e após isso, estudar todos os tipos de linguagem que determinada plataforma utilize. Vários jogos usam muito de C++ como base, inclusive um jogo que trabalho nele desde 2008 (Ragnarok).

Só que você não vai sair da faculdade e já ser um desenvolvedor de jogos.

Recomendo muito a você entrar em algum projeto, de algum game com código aberto e uma comunidade aberta, assim você terá um norte de como é feito todo o desenvolvimento de um game.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hugh Laurie disse:

Só que você não vai sair da faculdade e já ser um desenvolvedor de jogos.

Como assim? O que precisa mais em termos de cursos? Onde há comunidades? No brasil há muitas contratações deste tipo de profissional? E dá para fazer sucesso criando jogos sozinho, tipo profissional liberal? São muitas perguntas, minha curiosidade é tanta!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesr2d2

Você nem precisa de um curso pra fazer um game. Se você tiver uma lógica em programação boa e dominar alguma linguagem, você pode muito bem programar para mobile e desenvolver um jogo para Android (exemplo), deixar ele de graça onde a pessoa para ter acesso a algumas vantagens compra algum pacote especial por dinheiro real ... Se o jogo for viciante, você ganhará MUITA GRANA e de novo é só um exemplo e só um cenário.

 

Após você dominar uma linguagem que seja, você verá que as demais tem suas regras, mas a lógica ainda estará lá e você aprenderá muito mais fácil uma segunda, terceira, quarta e demais linguagens.

No Brasil eu sei que existia um emulador Cronus (para Ragnarok) que tinha lá todos os arquivos para download, um fórum de discussão e vários desenvolvedores que sempre auxiliavam e criavam novos scripts para servidores privados. Como eu disse, o game é baseado na linguagem C++. Depois dê uma pesquisada que você encontrará fácil o fórum de suporte para esse emulador.

Sobre o mercado de jogos no Brasil, aqui tem um link com um artigo sobre o assunto.
https://techinbrazil.com.br/desenvolvimento-de-jogos-no-brasil

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesr2d2  Não há curso superior ou optativo que irá te transformar em desenvolvedor, o único meio é PESQUISAR: buscar como funciona, entrar em grupos como @Hugh Laurie disse, ler livros específicos. Eu , por exemplo, curso CdC à 3 anos e nunca me disseram o sentido do que estou aprendendo. "Tipo Pilhas Dinâmicas pra q? Hashing? Pra que Física 2?" são perguntas que são sanadas quando você busca, "Há este matriz posso usar pra transformar texturas" ou "Usar o try{}catch é melhor que um If{}" são coisas que começa a dar sentido.

Repetindo o que o @Hugh Laurie  disse " Só que você não vai sair da faculdade e já ser um desenvolvedor de jogos".

Lembro até hoje que meu primeiro projeto de um game foi um labirinto de Caracteres em C que rendeu 300 linhas de código.

Um dica legal que posso dar é estudar C++, pois todo jogo usa a base nele, pois é um linguagem que interage com Hardware, diferente do Java que você não pode por exemplo mexer na memoria. 

C#, Html e Javascript  também são super importantes.

Curso de inglês também é fundamental.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera nem sei como agradecer, muito obrigado mesmo pela ajuda, acho que meu foco mesmo é programação e tenho muito interesse em jogos. Sei linguagem C devido um curso técnico que aprendi, gostei muito, mas não sabia que era tão importante assim para jogos! Vou fazer como o @Hugh Laurie, dedicar mais profundamente em C, e depois em outra linguagem pois assim fica fácil. Graças a deus existem uma galera boa como vocês que compartilham informação.

adicionado 21 minutos depois

Mexi com o game maker e gostei bastante, criei até um jogo de nave espacial, queria que fosse multiplayer online mas essa parte foi complicado. Quando aprendi C, gostei demais tbem. Unir essas duas áreas então... nem se fala! Top!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...