Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo travando com windows 10


Lucas Habib

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Recentemente montei um desktop para jogos novo e esta acontecendo um erro de travamento estranho, gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver. Acredito que o problema esteja com o Windows 10, ou alguma incompatibilidade dele com o sistema montado. 

 

Segue minha configuração:

CPU: AMD FX-8350

GPU: Geforce gtx 960

Mobo: Asrock 990fx Extreme3

Fonte: EVGA 600B 80plus bronze

Memoria: 2x Hyperx fury 8GB

Armazenamento: HD WD10EZEX 1TB e SSD Sandisk 120GB

 

O erro: Sistema trava e tela congela (imagem congelada), não apresenta nenhuma resposta a mouse, nem teclado (numlock não liga/desliga). Situações em que o erro já aconteceu: jogos, navegação no chrome e instalação do windows.

 

O que já fiz para tentar resolver:

 

Memoria: Primeiramente achei que poderia ser a memoria, rodei o memtest e não detectou nada, testei com cada pente individualmente e em slots diferentes e o erro ainda aconteceu.

Temperatura: Descartei a possibilidade de ser temperatura, estou usando um cooler comprado em separada (coolermaster 212x), em uma das falhas estava com o Afterburner aberto enquanto jogava e as temperaturas eram 29º CPU e 52ºGPU.

Fonte: Não tenho outra fonte para testar mas tentei tirar o maximo de carga do sistema (deixei somente o ssd, gpu e mobo) e ainda assim se repetiu.

SSD/HD: Inicialmente tinha instalado o SO no SSD e estava utilizando somente ele, tentei instalar no HD mas deu o mesmo problema, mas mesmo antes de terminar a instalação (apos o primeiro boot para finalizar a instalação). Tentei instalar um HD antigo que tinha com o win7 já instalado, o sistema funcionou normalmente e os erros não aconteceram. Imaginei que o problema poderia ser no SSD, mas, como falado anteriormente o erro aconteceu tambem ao tentar usar o HD novo para a instalação.

 

A partir dai imaginei que o problema poderia ser a minha instalação do windows (recebi o CD direto para instalação, comprei da Kabum, e detalhe importante a licença é OEM, não entendia nada da diferença de licenças na época). Instalei um win7 sem chave, somente em versão trial no SSD e até o momento está funcionando corretamente, não apresentou falhas por um longo período.

 

Atualmente instalei a versão do win10 no HD novo que baixei sem usar uma chave de ativação, tentei usando a chave OEM mas ocorreu o mesmo problema durante a primeira tentativa de instalação no HD novo (travamento apos o primeiro boot para dar continuidade a instalação).

Atualização: Mesmo com o a instalação baixada da internet (sem ser o CD recebido) e sem inserir chave da licença, o erro continua a ocorrer no Win10. Dessa vez instalado no HD, e não no SSD.

 

Não estou fazendo alguma configuração necessária no win10? o meu hardware pode estar com algum problema q só aparece quando está com win10? ou o win10 está com problema de compatibilidade com minha maquina mesmo?

O que pode ser isso?  Alguma ideia para realizar outros teste ou de como resolver?

 

Desde já agradeço qualquer ajuda.

 

Lucas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Lucas Habib, eu tava com um problema parecido até pouco tempo (PC freezava ao ligar/desligar e utilizando alguns programas) e não tenho nenhum problema com hardware, refrigeração, alimentação...

 

Depois de muito fuçar na internet, mexer no registro, desabilitar o superfetch e outros recursos (cortana, windows  defender...) consegui utilizar o PC com intervalos maiores entre os "freezes", mas ainda assim estava me incomodando...

Ai fui pro tudo ou nada, como o PC tava funcionando normal quando estava recém formatado supus que o erro poderia ser alguma incompatibilidade de um driver/programa com o SO, eureca...depois de formatar e deixar o SO buscar as att o sistema continuou rodando liso, o que me levou a crer que no meu caso era algum problema com os drivers da MoBo. Portanto, te recomendo formatar o computador, instalar o W10 e deixar ele atualizando tudo antes de baixar os seus programas (e ir monitorando o desempenho do PC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com um problema similar. O notebook começa a ficar lento e a travar do nada. Após mexer aqui e ali e tentar todos os tipos de soluções sem qualquer resultado resolvi monitorar os processos. Então, percebi que o processo taskhostw.exe ocasionalmente se duplica e esta cópia começa a consumir toda a memória ram do pc até ele travar. Se eu fechar o processo, ele estabiliza. Agora só uso o sistema com o gerenciador de tarefas aberto para poder fechar esse processo toda vez que ele aparece. Talvez seja um bug, mas não tenho conhecimento técnico suficiente para afirmar isso. Já tentei tirar prints da tela, mas com o pc travando nunca consigo.

 

Configurações do notebook: 

Processador: 6ª Geração Intel® Core™ i3-6100U Dual Core 2.3 GHz

Cache: 3 MB

Sistema operacional: Windows 10 (64 bits)

Memória RAM: 4 GB DDR3 1600 MHz

Tipo de memória: DDR3

Expansão da memória até 16 GB

Disco rígido (HD): 1 TB 5400 RPM

Chipset: Integrado ao processador

Portas USB: 2 (3.0), 1 (2.0)

Saída HDMI: sim

Rede: 10/100/1000

Outras conexões: VGA RJ45

Placa de vídeo: Integrada, com tecnologia Intel® HD Graphics 520

Placa de som: Integrada, com áudio de alta definição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa pela demora em retornar ao tópico. O meu problema foi resolvido, era uma incompatibilidade de driver mesmo, tinha comprado também uma plaquinha PCI de wifi (TP-LINK TL-WN751ND) e ainda não existe driver para ela no Windows 8 e 10, o que estava ocasionando o problema. Substitui a placa por um adaptador wifi via usb e os travamentos acabaram.

 

Obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...