Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Bom dia.

 

Eu tenho um PC Gamer com essas configurações:

 

placa-mãe: Asus H97M-E

Processador: i5 4460 com cooler box original

Placa de vídeo: PCYES R9 390

Memória: 2x4 HyperX 1600 mhz

Fonte: EVGA 600W 80 Plus White 

HD: 1 TB Western Digital

Gabinete: Cooler Master HAF 912 Plus com Janelas + 2 ventoinhas led vermelho

 

Pretendo fazer um UPGRADE no meu computador, levando em consideração a placa-mãe e seu potencial:

 

Trocar o processador i5 4460 por um i7 4790K

Aumentar a fonte de 600W para uma Corsair 750W Modular

 

E futuramente uma expansão na memória, talvez por mias 2x4 ou 4x8.

 

Agora vem a minha duvida:

 

Estou investido no i7 pelo fato de o meu PC já ser i5 e a placa-mãe ser pra intel, obviamente

Vale a pena eu fazer esse upgrade? As configurações estão boas ou eu terei algum conflito?

 

A memória só pretendo trocar futuramente, não agora.

 

E a fonte, está perfeita para essas configs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não adianta pegar um processador destravado K se sua placa mão não faz OC. E se usa mais para jogos, não notará grande diferença para o i7, a não ser que pegue uma VGA TOP.  Vai trocar a fonte porque se a sua já aguenta com folga o sistema? Se quer mais desempenho troque a VGA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipematoso1  Bem vindo ao fórum!

 

Para pegar um i7 e usar na sua placa é mais sensato investir em um i7 4xxx (sem o k), mas para jogos, o investimento em um i7 não lhe trará grande ganho nos jogos.

 

A fonte sinceramente, não vejo necessidade, as placas novas são mais fortes e consomem menos energia, com a grana que investida neste upgrade (processador + fonte) dava para adquirir uma GTX 1070 daí haveria bom ganho de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram, seu pc está num nível bom (eu investiria num cooler aftermarket pro i5 pra manter abaixo dos 60ºC, só, pela longevidade).

 

Fazer up, pra seu pc subir de nível, pegando um i7, como disse o NascarBR, se só for pegar também uma VGA top high-end, caso contrário, não aumentará consideravelmente o desempenho. A não ser que esteja com a grana sobrando e disposto a investir desde já (um processador desbloqueado pra over (K) não tem necessidade, a não ser que pretenda fazer over num futuro próximo, comprando mobo e refrigeração pra isto, ou não tenha necessidade de economizar dinheiro).

 

Quanto a fonte, eu particularmente não pegaria uma fonte de 500W ou mais sem ser 80 Plus Bronze, pela eficiência, visto que seria pra alimentar configuração "top". Está sua EVGA 600W 80 Plus White dá conta de sua configuração sem problema, não precisa da Corsair 750W Modular (novamente, considerando custo/benefício).

 

Edit: uma boa também seria investir em SSD, já que H97 faz RAID, usando com seu HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@NascarBR Eu sinto não ter total desempenho com essa minha máquina, mas não sei dizer se pode ser a fonte. O processador usa o cooler original, da intel. Eu pretendia por um cooler nele, talvez isso possa ser essencial na minha máquina.

 

@Fernando_maluco Então valeria mais a pena trocar a R9 390 por uma GTX 1070, do que fazer qualquer alteração nas outras configurações?

 

@Marco Tanis No caso, essa 80 Plus White é bem inferior? Pois como disse acima, às veze sinto não desfrutar das configurações do meu computador. Não sabendo dizer se é por aquecimento ou qualquer outro tipo de perda de desempenho.

 

Repensando bem nas configs da minha máquina, pretendia por um Water Cooler Seidon no meu processador. Não mexendo na fonte nem no processador. Mas então é mais jogo mexer na placa de vídeo do que o processador? Pois se sinto que não estou desfrutando ao máximo de minha máquina, então, pode ser a falta de refrigeração do processador por ter o cooler original da intel.

 

SSD também é para um investimento futuro.

 

Mas, finalizando o assunto, então:

 

É mais jogo por um cooler no processador (estou com intenção de Water Cooler) e um SSD? A fonte é 80 plus White, caso apenas houvesse "dinheiro sobrando" botaria uma fonte melhor, 80 plus bronze? E é mais jogo trocar uma placa de vídeo do que o processador?

 

Obrigado pelas dicas acima

adicionado 6 minutos depois

Ah, e perdão. Não sei se muda muita coisa, mas tenho um monitor Benq XL2411Z.

 

Também não sei se estou usando as configs certas nele ou se ele altera em algum desempenho a minha máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, felipematoso1 disse:

@NascarBR Eu sinto não ter total desempenho com essa minha máquina, mas não sei dizer se pode ser a fonte. O processador usa o cooler original, da intel. Eu pretendia por um cooler nele, talvez isso possa ser essencial na minha máquina.

 

@Fernando_maluco Então valeria mais a pena trocar a R9 390 por uma GTX 1070, do que fazer qualquer alteração nas outras configurações?

 

@Marco Tanis No caso, essa 80 Plus White é bem inferior? Pois como disse acima, às veze sinto não desfrutar das configurações do meu computador. Não sabendo dizer se é por aquecimento ou qualquer outro tipo de perda de desempenho.

 

Repensando bem nas configs da minha máquina, pretendia por um Water Cooler Seidon no meu processador. Não mexendo na fonte nem no processador. Mas então é mais jogo mexer na placa de vídeo do que o processador? Pois se sinto que não estou desfrutando ao máximo de minha máquina, então, pode ser a falta de refrigeração do processador por ter o cooler original da intel.

 

SSD também é para um investimento futuro.

 

Mas, finalizando o assunto, então:

 

É mais jogo por um cooler no processador (estou com intenção de Water Cooler) e um SSD? A fonte é 80 plus White, caso apenas houvesse "dinheiro sobrando" botaria uma fonte melhor, 80 plus bronze? E é mais jogo trocar uma placa de vídeo do que o processador?

 

Obrigado pelas dicas acima

adicionado 6 minutos depois

Ah, e perdão. Não sei se muda muita coisa, mas tenho um monitor Benq XL2411Z.

 

Também não sei se estou usando as configs certas nele ou se ele altera em algum desempenho a minha máquina.

Sua fonte não é problema, se quer mais desempenho em jogos troque a VGA. Se pegar uma Top aí pode até pensar em um i7, mas não o K pois sua placa-mãe não faz OC. E caso pense em trocar também a placa-mãe, aí já é melhor pensar em montar um Skylake com DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, felipematoso1 disse:

É mais jogo por um cooler no processador (estou com intenção de Water Cooler) e um SSD? A fonte é 80 plus White, caso apenas houvesse "dinheiro sobrando" botaria uma fonte melhor, 80 plus bronze? E é mais jogo trocar uma placa de vídeo do que o processador?

 

Ah, e perdão. Não sei se muda muita coisa, mas tenho um monitor Benq XL2411Z.

 

Também não sei se estou usando as configs certas nele ou se ele altera em algum desempenho a minha máquina.

 

Cooler pro CPU eu investiria em um aftermarket, pela longevidade, já que seu CPU é um bom CPU, e também porque sempre investi em cooler pra CPU pois tenho pavor de ver temp chegar em 60ºC. Um WC só é negócio pra quem faz over, por +- R$100 (hyper T4 R$105 < gammaxx 400 R$120 < Hyper 212x R$145) você compra AirCooler bom e que te servirá em futuros UP de CPU e até em algum Over dependendo do OC/CPU/Cooler.

   SSD, como você tem uma mobo que faz RAID que é o mais "difícil" (caro), seria uma boa investir em um se tiver condições pois deixará seu PC bem rápido principalmente nos carregamentos dos jogos (tempo de espera de passar do lobby para a partida por exemplo) e têm SSD de marca boa (ex.: SanDisk) de 120GB por + - R$200.

   Sobre a fonte, por ser para um consumo elevado (600W) eu não investiria em fonte de mais de 500W que não fosse plus bronze no mínimo - pela eficiência - considerando que se eu tivesse uma fonte de 500W seria porque eu teria um pc que gastasse quase isto assim como se eu tivesse uma de 600W também - mas como já tens a fonte não precisa se preocupar sobre a eficiência a nível de trocar por uma plus bronze.

   Sobre seu CPU e VGA, o i5 4460 com a R9 390 está equilibrado, você botando uma VGA mais forte acredito que esse i5 não levará, tendo que dar um up no CPU junto. E o up só de CPU pra um i7 terá aumento de desempenho só que mínimo, porém seria o mais indicado, fazer up do CPU e não sendo o suficiente daí sim fazer up da VGA.

   Quanto ao monitor, nele é que deve se basear pra depois investir na VGA e CPU, pois vejo muita gente com uma GTX 1070 mas com monitor que seta só até resolução FullHD assim como transfere somente 60 FPS pra tela, que pra uma GTX 1070 fica sobrando muito desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelos comentários.

 

@Zucchini Por exemplo, ontem, eu comecei a jogar o Mu Legend com gráficos no máximo (um jogo que requer bem pouco dos gráficos) e, no primeiro mapa com Players e NPC o jogo começou a travar. Não era lag, era travar mesmo. O lag há no jogo, realmente, mas é bem diferente. Quando troquei de mapa e fui para um mais aberto, com menos detalhes, o travamento parou. Jogando H1Z1 com tudo no ultra, botando a renderização 1500 tá rodando a 60 fps, se eu por mais que isso já trava tudo. Blade and Soul, em DG com vários players matando o último boss,e os gráficos todos no máximo, também trava completamente a tela, o jogo e eu não conseguia fazer nada. Ontem baixei programas para testar a temperatura e vi que realmente está perto dos 60º.

 

Meu PC tem quase 1 ano (11 meses) e mesmo com todas as dicas de vocês fiz o meu primeiro upgrade nele: Comprei um Water cooler Seidon para ele, comprei mais 8 gb de memória (pra totalizar 16) e comprei um SSD Kingston 400V 120 GB. Preferi não mexer no processador nem na placa de vídeo, tampouco na placa-mãe.

 

Formatarei meu computador, vou apagar tudo. Não quero nenhum arquivo salvo e então, quando for instalar o windows, instalarei no SSD direto. Vou aproveitar e repartir meu HD em 2 para backups (que no momento eu não fiz ainda).

 

Além do Windows, o que seria ótimo eu por no SSD? Sabendo que meu computador tem o uso totalmente virado pra jogos, mas utilizo ferramentas simples como TS pra comunicação e navegador pra atividades costumeiras, como facebook. Tenho steam, por exemplo, origin, my.com, e diversos jogos que vou instalar novamente depois de formatar o computador.

 

Fiz um bom investimento? Sei que os 8 gb de memória não eram tão necessários assim, pois 8 GB já da conta, mas comprei outra hyperx 8 gb 1600 mhz, só muda a cor de azul (que são as minhas 2x4) pra 1x4 preto.

 

Depois de fazer todo esse processo, tirando o cooler original da intel e botando um water cooler, inserindo os 8 gb de memória e instalado o SSD após formatação e limpeza no gabinete e nas peças, eu espero não passar mais por esse tipo de travamento em jogos.

 

Um amigo meu com uma R7 e fx 6300 consegue por a renderização do H1z1 em 3000 com tudo no high sem perder fps, variando entre 60-50. Eu, com minhas configs, mantenho no 60-50 com renderização 1500.

 

edit1: meu monitor é um benq xl2411z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente está muito estranho isso ai, mas como você já vai formatar pra instalar tudo no SSD é possivel que melhore, já que qualquer coisa que seja o motivo do problema vai ser apagada. No meu SSD está o Windows, programas em geral e o lol, no HD estão filmes, séries e jogos da Steam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...