Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD phenon x6 1100t upgrade para AMD fx 8320e


cialdini

Posts recomendados

Bom Dia

 

Atualmente meu pc esta com um phenon x6 3.3ghz  e um amigo esta com um fx 8320e e que me vende bem barato e esta novo na caixa, eu queria sabe se eu vou ter um ganho em desempenho ou vai fica na mesma?

 

meu setup atualmente 

 

MOBO

890FXA-GD70 | MSI 

 

RAM 

16 GIGAS

 

VGA 

280X 3 GIGAS 384 bits 

 

FONTE

CORSAIR 750WATTS

 

 

 

 

 

Obrigado, desculpe qualquer coisa e minha primeira postagem aqui.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cialdini disse:

Bom Dia

 

Atualmente meu pc esta com um phenon x6 3.3ghz  e um amigo esta com um fx 8320e e que me vende bem barato e esta novo na caixa, eu queria sabe se eu vou ter um ganho em desempenho ou vai fica na mesma?

 

meu setup atualmente 

 

MOBO

890FXA-GD70 | MSI 

 

RAM 

16 GIGAS

 

VGA 

280X 3 GIGAS 384 bits 

 

FONTE

CORSAIR 750WATTS

 

 

 

 

 

Obrigado, desculpe qualquer coisa e minha primeira postagem aqui.

 

 

 

 

@NascarBREu discordo. Fiz upgrade parecido e na época tive um pouco de receio de fazer devido a esses mesmos testes do anand e de toda essa histeria de que os FX não são bons processadores e etc.

 

O upgrade foi phenom II 970 pra um FX 8370e e o ganho foi muito substancial. Já usei um phenom II 1070t também e o FX 8370e é notavelmente mais rápido, assim como o 8320 (sem OC) que também já testei. Mesmo em jogos como Dragon Age Inquisition por exemplo, que era o jogo que estava jogando na época, percebi um grande aumento de FPS.

 

Não confiem nesses testes do anand, não servem de parâmetro pra nada. Veja esse vídeo em que o cara faz um teste com um placa parecida com a sua e processadores semelhantes ao da sua dúvida no windows7 ( no 8 ou 10 a diferença deve ser maior eu creio):

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essa troca um mês atrás. Vendi o 1100t velho de guerra (6 anos de uso) e comprei o FX 8320e...

Pensei que por se tratar de uma arquitetura mais moderna, com litografia menor, adição de novas instruções e ter dois cores a mais eu sentiria a mesma pegada que senti quando sai do Phenom x4 para o Phenom ii X6.

Não senti. Ainda não testei a fundo e nem fiz overclock, mas em algumas situações até esqueço que troquei a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 minutos atrás, beckno disse:

Fiz essa troca um mês atrás. Vendi o 1100t velho de guerra (6 anos de uso) e comprei o FX 8320e...

Pensei que por se tratar de uma arquitetura mais moderna, com litografia menor, adição de novas instruções e ter dois cores a mais eu sentiria a mesma pegada que senti quando sai do Phenom x4 para o Phenom ii X6.

Não senti. Ainda não testei a fundo e nem fiz overclock, mas em algumas situações até esqueço que troquei a CPU.

Foi o que falei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é mais como antigamente. Quando troquei da primeira geração de phenom x3 pra segunda phenom II 970, também senti uma diferença enorme.  Mas com as ultimas gerações de processadores as coisas não acontecem mais dessas forma. Mesmo entre os processadores da intel acontece isso. Tem testes de processadores i5 2500k tendo praticamente o mesmo desempenho de i5 mais novos. Com os i7 a mesma coisa. As pessoas exigem muito da AMD.

 

Naquela época era só trocar a CPU, e ligar o PC pra já sentir a diferença em praticamente tudo. Agora a única forma de saber a capacidade é testando em coisas específicas, como o cara do vídeo fez. O primeiro teste que fiz foi no Dragon Age Inquisition e senti uma diferença absurda. O ideal é pesquisar o máximo de pessoas possível que fizeram upgrade parecido. Eu gosto de usar Neweeg e Amazon.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, beckno disse:

Precisa de over! Vou comprar uma pasta térmica de boa qualidade e castigar o sistema próximo aos 5 GHz. Meu sistema de refrigeração e a fonte são de boa qualidade, mas estou usando pasta térmica branca de silicone, por isso não arrisquei nada.

Qual é a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não trocaria o Phenom II X6 1100T por nenhum FX no momento, esperaria o lançamento dos Zen e migrar para plataforma nova, por enquanto faz um overclock no Phenom II X6 mano, outra ressalva é que este processador segura tranquilamente uma R9 280x.

 

 

O Phenom II X6 1100T foi um ótimo processador, o problema é que na época dele a maioria dos jogos eram DX9 e não havia otimização para processadores com mais de 2 núcleos em jogos,mas ele tem um bom desempenho Multi-Thread semelhante ao FX 8370E, a diferença é que o Phenom II X6 1100T usa esquema SMT, tem 6 núcleos físicos, ipc maior etc; enquanto  o FX 8320E usa esquema CMT, tem 8 núcleos físicos menos potentes, ipc menor que os Phenom II X6.

http://www.guru3d.com/index.php?ct=articles&action=file&id=12312

 

 

Na minha humilde opinião um Phenom II X6 1100T segura qualquer vga no mercado até em nível da RX 480, R9 390x, GTX 1060, GTX 980, qualquer problema um leve overclock resolve.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal

Então instalei aqui o fx 8320e, teve muitos pontos positivos!

primeira coisa foi que paro de gargala em alguns jogos.
tinha jogos que meu fps ficava 60-70 agora esta indo a 131 acredite a 131! ate um pouco mais as vezes.

outra coisa que minha VGA paro de ia temperaturas altas como ia antes.

e a outra que a velocidade e realmente mais rápido.


ate agora notei essa diferenças.


agora estou querendo overclock para 4.0 em modo normal, mais fico na duvida da tensão.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem de ter um FX 8320E é a facilidade em fazer overclock, tem menor leakeage, menor tdp(95W), menor consumo e o auge da litografia de 32nm.

 

Em uma R9 280x e vgas equivalentes, tanto um Phenom II X6 1100T quanto um FX 8320E tem desempenho parecido nestes jogos e seguram tranquilamente estas vgas, sem falar que não adianta investir em i5 ou i7 visando entregar mais performance, pois em vgas mid-end tem pouca diferença, agora se for investir em GPUs mais fortes(RX 480 e GTX 1060) se tiver um FX 6350, Phenom II X6 1100T, FX 8350, FX 8320E, é recomendável fazer overclock, já vgas high-end como Fury X, GTX 980 TI, GTX 1070, GTX 1080 vá de Intel mesmo ou faz overclock em um FX 8350 até o topo:

 

 

Tomb Raider 2013:

70812.png

 

 

BF4:

70814.png

 

Sleeping Dogs:

70813.png

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, OCCT disse:

A vantagem de ter um FX 8320E é a facilidade em fazer overclock, tem menor leakeage, menor tdp(95W), menor consumo e o auge da litografia de 32nm.

 

Em uma R9 280x e vgas equivalentes, tanto um Phenom II X6 1100T quanto um FX 8320E tem desempenho parecido nestes jogos e seguram tranquilamente estas vgas, sem falar que não adianta investir em i5 ou i7 visando entregar mais performance, pois em vgas mid-end tem pouca diferença, agora se for investir em GPUs mais fortes(RX 480 e GTX 1060) se tiver um FX 6350, Phenom II X6 1100T, FX 8350, FX 8320E, é recomendável fazer overclock, já vgas high-end como Fury X, GTX 980 TI, GTX 1070, GTX 1080 vá de Intel mesmo ou faz overclock em um FX 8350 até o topo:

 

Bioshock Infinite:

70811.png

 

Tomb Raider 2013:

70812.png

 

 

BF4:

70814.png

 

Sleeping Dogs:

70813.png

 

 

 

 

 

Não tem desempenho parecido não. Eu discordo completamente. Eu já testei phenom II x4 970 ( com OC), phenom II x6, FX 8370e (com OC), FX 8320 e FX 6300. Os phenoms são CPUs muito rápidas, mas não chegam perto dos FX em termos de desempenho geral, ainda mais agora com windows 10. Mesmo com uma GTX 670 que tinha na época já acontecia gargalos absurdos, que só percebi depois do upgrade. 

 

Mesmo o FX 6300 é superior a esses phenoms.  Depois de ver alguns gráficos e falácias, também cheguei a pensar que o FX não era grandes coisa em relação aos phenoms, e até postei aqui que deviam ter desempenho semelhante, mas alguns usuários antigos que já haviam testado esses processadores me corrigiram e informaram que mesmo algumas APUs da AMD tem desempenho superior a esses phenoms.

 

E também é preciso ter cuidado com esses gráficos da internet, já fiz testes e comparei FPS e benchs, e alguns chegam a ser absurdos, enquanto outros estão dentro da realidade e batem com os resultados que fiz. Normalmente os mais confiáveis são os que indicam a FPS mínima e a média, ao invés de mostrar somente a média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo

 

Depende do jogo, games que usam engines recentes e os citados no teste não fazem diferença rodando vgas mid-end.

 

Outros jogos podem fazer uma boa diferença.

 

Deve ter alguma feature ou instrução nova que favorece em alguns jogos os FX frente um Phenom II X6, mas nestes jogos que mandei os reviews a diferença quase nula, rodando vga mid-end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!