Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mad max será lançado para linux esse mês


Amanda Santini

Posts recomendados

Preparem suas carteiras pois mais um jogo está vindo para Linux. Do mesmo estúdio que portou para Linux jogos como GRID AutoSport, F1 2015, Deus Ex, Tomb Raider, Company of Heroes 2, XCOM 2, Alien: Isolation, Total War, entre outos, agora teremos Mad Max!

 

O lançamento está marcado para dia 20 desse mês e será para as plataformas Linux e Mac.

 

Para conferir o game: https://www.feralinteractive.com/en/games/madmax/setting/

 

Para conferir outros games para Linux do mesmo estúdio: https://www.feralinteractive.com/en/linux-games/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

Não sou fã de Jogos., mas fica a curiosidade: Claro que a quantidade de jogos compatíveis com Windows é superior ao Linux., mas na sua análise: os desenvolvedores estariam começando a ter interesse maior em desenvolver jogos para Linux ? O Windows corre o risco de perder mercado ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, sim. Crytek, CODEMASTERS, VALVe, entre outras, já possuem Engines e jogos para Linux, e o número só aumenta. Acho que eles estão vendo como a liberdade é boa, com o Vulkan tendo seu código aberto é algo bom e bem contrário as tecnologias feitas pela NVIDIA ou Microsoft (tem até uma versão OSS do Vulkan feita pela comunidade, do zero, e não pela AMD, que em poucos meses já alcançou um progresso enorme e inclusive vai ser analisado para ser mesclado diretamente com a Mesa upstream).

 

Meu sonho é ver os funcionários da DICE se demitindo e abrindo um estúdio novo para que os Battlefield sejam lançados para Linux também hehehehhe. Isso se a EA deixar, porque eu acho que a franquia e o nome Battlefield sejam da EA.

 

Se a coisa ficar feia mesmo para quem desenvolve jogos para Windows, essas produtoras podem se unir e trazer boa parte dos consumidores para Linux. Digo, se eu fosse a VALVe (que está sim fazendo Half-Life 3, Left 4 Dead 3, e Portal 3) eu lançava esses jogos com a Source Engine 2 + VR com exclusividade para Linux por 6 meses, e com preço reduzido 40% em relação a Windows quando as compras fossem liberadas para Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pois é, a vasta maioria dos jogos que eu tenho roda com 50% de desempenho em relação ao WIndows. Eu acredito que esse problema esteja principalmente na Mesa, e claro, nos ports. A Feral já é conhecida por fazer ports com baixo desempenho  hehehehe.

 

O Team Fortress 2 e o Counter Strike 1.6 rodam igualmente bem no Windows e no Linux.

O CSGO tem mapas que é igual (como Nuke), mas a maioria ainda é com -50% de diferença.

O Left 4 Dead 2 tá quase no mesmo patamar.

O CSS roda a 500 FPS no Windows pra mim, e no Linux entre 250 e 300 na mesma área.

O EuroTruck Simulator 2 pra mim roda a 50-60 FPS dentro das cidades (qualidade gráfica no Ultra) e até 110 nas estradas (Isso no Windows). No Linux fica entre 15-30 nas cidades com o driver RadeonSI, 30-60 com o AMDGPU, e em média 50-60 nas estradas com o AMDGPU e 30-40 com o RadeonSI.

O X-Plane roda bem melhor no Linux do que no Windows, isso com os drivers OSS (RadeonSI e AMDGPU, esse ultimo que eu uso atualmente com a minha R9 270X), drivers que eles nem suportam oficialmente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pulga da curiosidade novamente: todo mundo sabe que quando se fala especificamente de Linux, faz-se referência ao Kernel....e cada distro pode otimizá-lo de forma diferente.

Ai vem a questão: o desempenho dos jogos no linux pode ser diferente por exemplo No Ubuntu, Arch, Fedora, Debian, Opensuse, etc.....

exemplo: rodando o mesmo jogo no Ubuntu x Linux Mint ....?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Manjaro disse:

Ai vem a questão: o desempenho dos jogos no linux pode ser diferente por exemplo No Ubuntu, Arch, Fedora, Debian, Opensuse, etc.....

exemplo: rodando o mesmo jogo no Ubuntu x Linux Mint ....?

A questão ai não é tanto a diferença de distro, porque as distros são na verdade uma coleção dos mesmos programas básicos (Kernel, utilitários, DE, etc). Se comparar o Ubuntu 16.04 com o Linux Mint equivalente (acho que é o 18), o desempenho deve ser praticamente o mesmo, porque ambos possuem praticamente as mesmas bandeiras de compilação e a mesma versão de programas como Kernel, Mesa, LLVM, etc.

 

A diferença entra quando você usa o Linux-git (4.10-wip ou amd-4.7-staging para placas gráficas AMD) com Mesa-Git, LLVM-SVN, etc. Porque é aquilo, a versão que tem nas distros "comuns" (não rolling release) é quase sempre estática, então se houver melhoria numa versão mais nova da Mesa, por exemplo, o usuário não irá recebê-la porque a versão da distro dele não vai mudar nunca (O Debian Stable ainda tá na versão 10.3 da Mesa). Nesse caso, o Arch é uma das poucas distros que por padrão recebe a ultima versão Stable de tudo necessário. Então se for comparar o Arch com Ubuntu 16.04, por exemplo, muito provavelmente o Arch vai ter desempenho melhor por conta desses programas mais novos.

Dá pra comprar "Arch normal" com "Arch + Linux-Git/DRM-Next + Mesa-Git + LLVM-SVN", ai o "Arch Normal" vai ficar um pouco atrás do Arch com esses programas git/svn.

 

Só chutando uns números aqui, pra exemplificar como as diferentes versões dos programas citados acima podem fazer a diferença em um determinado jogo:

 

  • Ubuntu 14.04:                          80 FPS
  • Ubuntu 16.04:                          120 FPS
  • Arch:                                        140 FPS
  • Arch + Git/SVN:                        155 FPS
  • Ubuntu 16.04 + Padoka PPA:   153 FPS     

Mas ultimamente o repositório de PPA's do Padoka tá ficando pra trás, se não me engano a versão LLVM usada é de 2 semanas atrás, ai por isso pode haver perdas em relação aos repositórios usados no Arch. Já o repositório LLVM-SVN do Arch é atualizado a cada 6 horas.

adicionado 8 minutos depois

(não consigo editar):

Reconstruido (rebuilt) e atualizado há cada 6 horas. O usuário não precisa compilar, o servidor faz isso automaticamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...