Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrigindo problema de fps nas placas r7 m265/ m260 em notebooks dell


Genneral

Posts recomendados

Prezados, boa noite.

 

Este é um tutorial bem simples de como corrigir os problemas de FPS encontrados em notebooks DELL com a placa de vídeo da AMD R7 M265/M260x. A um tempo atrás fiz tópicos aqui no Clube do Hardware e participei principalmente deste tópico (dando algumas bolas fora, realmente): 

Na época consegui resolver o problema atualizando o driver da placa de vídeo, utilizando a atualização do windows (quando eu ainda utilizava o Windows 8.1). Porém recentemente comecei a ter problemas (Windows 10...nas observações finais está a explicação), então aqui vai os tópicos principais:

 

Observações iniciais:

 

  • Esta solução funcionou para mim, talvez para você não funcione, porém é um meio que posso ajudar tendo em vista que já passei os diabos com isso;
  • O notebook que tenho é este aqui utilizado em um review aqui no próprio Clube do Hardware;
  • Antes de iniciar no tópico "a solução", peço que você faça backup do driver de vídeo da Intel e da AMD, caso não funcione ou piore, você pode dar um rollback nos drivers.

 

O problema:

Antigamente eu havia lido em alguns lugares que esta placa (R7 M265) tinha alguns problemas de comunicação com os drivers onboard da intel, entrei em contato na época com a própria Dell e eles me asseguraram que não havia problemas em relação a hardware e sim incompatibilidade de hardwares, sendo que os mesmos instruíam os clientes a instalarem os drivers fornecidos pela própria Dell.

 

Tudo certo, consegui resolver meu problema na época porém com o passar do tempo fui recebendo novos problemas de FPS em alguns jogos entre CS:GO, Skyrim, Shadow of Mordor e outros não tão relevantes. A minha conclusão foi que a única coisa que estava "atualizando" junto com a idade do meu computador, era o próprio Windows.

 

Os testes:

 

Resumidamente, removi os drivers de vídeo da AMD e Intel do computador, instalei o da Intel, testei os games...um em específico, o CS:GO, com os gráficos no mínimo dava 60FPS, o que ja é esperado por rodar na placa onboard. Na sequencia fiz a instalação do driver da AMD fornecido pela Dell, o FPS estava em 90~120 dependendo do mapa, rodando com alguns detalhes no alto (shadder e texturas), o que pra mim é excelente.

 

A solução:

 

Primeiramente iremos salvar e remover os drivers atuais:

  1. Como dito anteriormente, faça backup dos seus drivers. Existem dezenas de programas na internet para fazer, um é o Slim Drivers;
  2. Com os backups salvos, faça o download do programa Display Driver Uninstaller, faça o download aqui
  3. Com o programa aberto (você precisa extrai-lo e abrir o executável 'Display Driver Uninstaller.exe') faça a remoção do Driver da AMD, você pode escolher fazer a remoção pelo modo segurança do Windows, ou não, eu sempre uso (requer reinicialização);
  4. Após ter feito a remoção, o notebook será reinicializado, na volta faça a remoção do Driver da Intel (da mesma forma);

 

Com os drivers removidos o seu notebook estará rodando apenas com o driver básico da Microsoft, desta forma:

  1. Vamos baixar o Driver de vídeo da AMD diretamente do site oficial da marca do notebook, p ex: site da Dell, faça o mesmo com o Driver da Intel;
    1. É importante que o Driver seja baixado diretamente do site da Dell, isso por que eu testei e os drivers da AMD quebram o jogo, simplesmente por isso..não funcionam corretamente.
    2. A versão do Driver da AMD usada é: 15.200.1045.0 A00 (Ainda com o antigo painal do Catalyst :D);
    3. A versão do Driver da INTEL usada é: 20.19.15.4463 A03.
  2. Faça primeiro a instalação do Driver da Intel e na sequencia o Driver da AMD.
    1. Caso queira faça a instalação do Driver da Intel e teste um jogo, na sequencia teste com o driver da AMD instalado. Se você notar uma melhor qualidade no game/aumento de FPS é porque a "paralelização" da AMD e Intel está funcionando corretamente.
  3. Para uma garantia de que o seu jogo estará rodando com o máximo de desempenho, configure-o com Alto Desempenho nos gráficos comutáveis da AMD (aqui tem um vídeo mostrando como configurar, caso não saiba).

 

Observações finais:

 

  • Eu testei a desinstalação de drivers diretamente pelo assistente do Windows e mesmo assim não consegui obter os resultados satisfatórios, aparentemente ele guarda registros/configurações que não devem ser guardadas em uma desinstalação de drivers, por isso utilizo o DDU (Display Driver Uninstaller);
  • O problema real, para mim, não está nos drivers nem no hardware e sim nas atualizações do Windows que de alguma forma corrompem o funcionamento/paralelização das placas AMD e INTEL, logo, há algum problema de conexão o meu notebook apenas trabalha com a placa da Intel...então um dia estou jogando CS:GO a 90~120 FPS e no outro estou jogando a 50 FPS, porque houve uma atualização do windows neste meio termo;
  • Não tive tempo para testar em outros jogos, caso me sobre tempo irei baixar o Skyrim e o Shadow Of Mordor (que tenho nas steam) e testarei...;
  • A remoção da atualização do windows não surge efeito positivo, na verdade não da em nada.

 

É isso, praticamente algo simples porém em um "passo a passo" que consegui resolver sem precisar recorrer a uma formatação do notebook. Caso alguém queira complementar, deixa um comentário e tal.

 

Meu ID na steam é "76561198132996025" caso alguém queira jogar um Comp de CS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom General, não testei ainda mas vou esperar seu teste com outros jogos.

Instalei o demo do PES2017 e ficou travando, e clicava pra entrar aparecia uma mensagem falando que meu Hardware era fraco pra rodar,  acho que a placa de Video não tava sendo ativada. Mexi no Comutável mas não consegui resolver esse problema.

Vou esperar novos jogos pra fazer isso dai... valeww agregou bastante ao assunto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Corrigindo: eu errei, não havia observado que a versão que estou com outros drivers além do meu modelo 5448 ser diferente do seu =/

 

  1. Estou com a última versão disponível no site da Dell
  2. Para a R7 a Dell disponibiliza o driver v15.201.1101 A01
  3. Para a Intel onboard o driver v20.19.15.4463 A04

 

O resultado é que fica impossível jogar o CSzinho, acabo precisando desligar a R7.

 

Vou testar um novo reinstall completo com a v15.200.1045.0 A00 e vejo se acontece um milagre no meu 5448.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resumo: testado no modelo diferente do Genneral (o meu é 5448 o dele é 5547) e o mesmo procedimento não ajudou, mas mudou o resultado.

 

CS:GO na R7 fica variando loucamente entre ~100fps indo tão baixo quanto ~10fps - além de ficar simplesmente congelando em alguns momentos. Se eu fico parado olhando a Smoke (efeito da granada de fumaça) fica em 40fps. Se eu me mexo, volta a congelar.

 

CS:GO com a R7 desativada e indo para a Intel onboard, fica em 40fps e cai no máximo para ~25fps se eu fico parado olhando a Smoke. Se eu me mexo,volta para 40fps.

 

Resultado: no 5448 para CS:GO o esquema é desligar a R7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!