Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de tv diodo


hvhelio

Posts recomendados

boa noite,
Amigos!!
amigos se possível me tire uma duvida estou com uma fonte de tv, que não liga, tem um DIODO, que na placa ele fica conduzindo os dois lados o multímetro o tempo todo apitando mais quando tiro da placa Ele mede cetinho o que pode ser? esse diodo ta bom ou ruim? pode ser outra peça ruim.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... portanto sim

12 horas atrás, hvhelio disse:

pode ser outra peça ruim

Este diodo pode estar em paralelo com transistor ou mosfet ou até mesmo indutor ou resistor bem baixo. Pra tirar as dúvidas e melhorar o diagnóstico, publique esquema ou foto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, hvhelio disse:

boa noite,
Amigos!!
amigos se possível me tire uma duvida estou com uma fonte de tv, que não liga, tem um DIODO, que na placa ele fica conduzindo os dois lados o multímetro o tempo todo apitando mais quando tiro da placa Ele mede cetinho o que pode ser? esse diodo ta bom ou ruim? pode ser outra peça ruim.?

Não é o diodo o problema, é a única dedução que se pode sacar com esses dados. Ao tirares fora pelo menos uma perna do diodo ele se mostra normal e o curto ficou lá na placa, confira, meça..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bcpetronzio disse:

A grande maioria das fontes de TVs possuem capacitores em paralelo com todos os diodos da ponte, o capacitor em paralelo com esse diodo ai deve estar em curto...

Muito obrigado amigo vou vou dar uma olhada e posto aqui o resultado.:)

adicionado 18 minutos depois

Está ai a foto, a seta indica qual é o diodo.

placa.jpg

placa1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, MR2 TECH disse:

Verifique os componentes mais próximos, resistores, capacitores, e etc...

Mesmo estando na placa a medição no diodo não deveria conduzir dos dois lados.

Sim poderia se esse diodo estivesse em paralelo com um indutor, por exemplo. (aplicação típica de quando se tem um relé com um diodo paralelo a bobina do mesmo). E sabe-se lá quantas outras aplicações. Por isso que para medir sem dúvida nenhuma um diodo há que nesses casos levantar uma perna dele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MR2 TECH @Isadora Ferraz @faller @Bcpetronzio Olá gente boa noite, a seta amarela é o lugar que estava esse resistor e a seta vermelho é o diodo, tirei o resistor e agora está contando certinho o diodo, só que esse resistor é de 3500 Mohms, e meu multimetro só mede até 200 Mohms, na medida 
Ele fica com 00,9, não sei se está bom vou ver se compro esse resistor e colocar pra ver.

Desde ja muito obrigado.

placa...jpg

resistor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nem perca tempo  e dinheiro. É resistor (apesar que pode ser também um indutor) de 35mOhm (0.035Ohm) e não 35MOhm. você não vai conseguir medir diretamente com seu mult na escala de 200R. Se tiver tempo e achar que deve, coloque um R de p.ex. 100R em série com ele, aplique 5V e meça a V em cima dele com mult na escala 200mV. Isto não conserta sua fonte mas pelo menos tu praticas a lei de Ohm (se for mesmo um resistor).

 

Com relação ao problema não te irrites ao ler isso: já verificaste o fusível? E soldas frias? e etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desistir é um caminho muito fácil para os fracos. Faça mais testes, mais medições, pesquise pelo esquema e etc. Também procure saber qual a causa do dano, raio, caiu água, caiu no chão etc. Meça tudo que pode ser medido com multímetro. Meça as peças maiores p.ex aquelas que estão no dissipador. Problemas no secundário, curtos na parte lógica (aí ferrou), etc  causam não funcionamento da fonte. Desconecte a fonte da tv, ligue e meça as voltagens no secundário. No primário (cuidado!) a principal é aquela que é retificada direta da rede depois da ponte. Se ela ausente, opa! ta esquentando!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...