Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul após limpeza da placa de vídeo hd5970 bel


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal!

_______________________________________________________________________________________
Então, o meu problema é o seguinte:
TL,DR: Placa de vídeo esquentando muito, abri o PC pra limpar ela. 
Quando coloquei de volta, fiquei incapaz de jogar qualquer coisa (tela azul).
_______________________________________________________________________________________


Histórico

Meu computador funcionava bem, mas a placa de vídeo estava esquentando muito 
(jogando CS:GO, se eu não abrisse o gabinete pra entrar um ar, inevitavelmente o 
jogo travaria, dado certo aquecimento).

Resolvi abrir a placa de vídeo, tirar a poeira, trocar a pasta térmica, limpar a ventoinha
e pingar um óleo lubrificante, etc. A placa de vídeo é uma Radeon HD 5970 Black Edition Limited.

Quando coloquei ela de volta, o PC ligou normalmente. Inclusive, tinha deixado 
ligado por umas 4h antes de tentar jogar algo. Quando tentei, tela azul.
 

A descrição da tela azul é:
STOP: 0x00000116 (0xFFFFFA800CD7B4E0, 0xFFFFF88004C0CCAC,0(...),0x0000000000000002)
*** atikmpag.sys - Address FFFFF88004C0CCAC base at FFFFF880(...) 55c01884
(Não saiu tudo na foto que eu tirei, por isso as reticências)


Tentei reinstalar os drivers, mas durante a instalação rolou uma tela azul e o Windows reiniciou
com o driver de vídeo desabilitado. E agora, se tento reinstalar o driver de vídeo, consigo, mas o
PC solta uma tela azul no reboot seguinte e o PC volta a ligar com o driver de vídeo desabilitado.

Minha placa-mãe é uma Maximus III Gene, não tem vídeo onboard, então o monitor está ligado na
placa e por enquanto está funcionando (com aquela resolução zoada 1400x1050 e o driver de vídeo
desabilitado). Então acho que a placa de vídeo não está 100% morta (?).
___________________________________________________________________________________________
 

Observações


- Fiz um teste de desmontar a placa inteira e conectá-la ao PC só com os dissipadores nas GPUs 
(a placa é dual GPU). Percebi que uma das GPUs esquenta muito mais do que a outra. Quando a placa 
está em baixa atividade, ela usa só uma das GPUs? Ou será que a GPU fria está morta? Ou será que a 
GPU que esquenta muito é problemática?

- Na internet tem um tal de "método do forno" pra reviver placas de vídeo... Alguém já tentou? 
Hahah. A ideia, pelo o que entendi, é fazer com que as soldas da placa derretam pra refazer 
possíveis contatos desgastados/quebrados.

- Já aceito sugestões de placa de vídeo suficientemente boa pra jogar CS:GO (com o menor $ possível). ;-;


Desde já, agradeço a ajuda!
Cartesius

 

EDIT:

Minha config:

Placa de vídeo: ATI Radeon HD5970 BEL | Fonte: Corsair TX850W | Monitor: LG D2343 | Placa-mãe: ASUS Maximus III Gene; 
Processador: Intel Core i5-750 refrigerado por Cooler Master V6 (Artic Silver 5) | Memória: Corsair Vengeance 4x4GB DDR3 1600MHz | Gabinete: CM 690. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce ja tirou a placa e plugou novamente para testar se era mal encaixe e a placa nao voltou ao normal.. então sua placa morreu..

por isso digo tirar placa de video ou componentes por motivo futil nao vale a pena por que voce pode perder o equipamento. 

 

 

para limpar ideal seria aquele compressor de ar de posto de gasolina , levar cpu la e jogar ar, o computador fica zerado.

 

mas tirar , desmontar tirar cooler pasta thermica ai complica e muda de figura.

 

agora vai doer no bolso e as jogatinas terao uma paralizaçao .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulo__sp Provavelmente algum componente foi danificado durante a limpeza... Esse metodo de forno não creio que seja viável, visto que, mesmo sendo feito com os equipamentos certos é um procedimento que não tem uma % boa de sucesso e mesmo se der certo, a chance de voltar a dar pau é grande... De qualquer forma, antes de comprar uma placa nova tente testá-la em outro micro ou testar uma diferente no seu micro. 

 

 Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...