Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chip de som da asrock 890fx deluxe4


Posts recomendados

Olá, pessoal do CdH.
Comprei essa placa do título há 1 mês, já ciente do problema citado abaixo (paguei 100,00 no ML) só para aproveitar umas peças que eu tinha aqui casa. Coloquei um Atlhon II 2X 250, 6Gb de Ram, uns HDs que estavam entulhando aqui e uma GT730, pois a placa-mãe não tem vídeo integrado. Comprei sabendo que é uma MoBo bem antiga, mas que dispõe de várias tecnologias "novas" como USB 3.0, SATA 3,  3-Way CrossFireX, o fato de ter 8 SATAs e um E-SATA na saída traseira etc.... É um placa ótima. Não acho que esse problema tenha conserto. Só quero tentar uma saída alternativa (literalmente). 

O som onboard dela é 7.1 canais mas, infelizmente, não funciona nenhum. Os drivers (Realtek ALC892) instalam normalmente, o Windows 10 ( também testei no XP e Seven) reconhece o dispositivo, mas não sai som. Quando executo algo que tenha som, só ouço um barulhinho bem distante... Quase imperceptível se não estiver no último volume. Pelo menos nos conectores onboard e nos do painel frontal. Essa placa possui mais 2 saídas de som: 1 SPDIF óptico + 1 SPDIF coaxial. Essas conexões são bem obscuras para mim. Lembro-me de tê-las visto em alguns aparelhos como Playstation 2, DVD player e outros, mas nunca vi ninguém usando. 

A questão é: Será que essas saídas funcionam, considerando que o problema seja no chip Realtek? Ou elas não são independentes? Pergunto porque só posso testar se eu encomendar esse cabo de fora do estado (ML). Pois aqui em Fortaleza não encontro e não quero comprar mais um cabo para amontoar com as dezenas que tenho aqui sem uso. Provisoriamente eu uso uma daquelas placas som USB xing ling de 15 reais. No caso de não funcionar, vou comprar uma placa de som PCI cujo o som é bem melhor que as USB chinesas. 
Seguem as fotos do gerenciador de dispositivos, de som e dos conectores abaixo.
Desde já obrigado pela ajuda.890fxdeluxe05.jpgasrock_890fx_deluxe4_8.jpgsound.jpgsom2.pngsom3.pngsom.pngw.png
 

zd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

"Essa placa possui mais 2 saídas de som: 1 SPDIF óptico + 1 SPDIF coaxial."

Tanto uma quanto a outra, se o defeito é no chip de áudio ou nos conectores, devem funcionar. Estas saídas não dependem dele para funcionar.

Estas conexões trazem o sinal digital para que, com um chip de áudio de outro aparelho, este traduza este sinal digital.

você tem que ter um aparelho capaz disto para usar estas saídas. Alguns micro system possuem entradas óticas. Alguns amplificadores possuem entradas coaxiais. É so colocar o cabo, configurar e usar.

Uma opção mais em conta seria usar uma placa usb, pci ou pci-e dedicada de áudio, caso você não tenha como traduzir o sinal digital.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Mas a questão é que nem os conectores P2 (analógico) do painel traseiro nem os do frontal funcionam. Entende? A Impressão que tenho é que o o chip está queimado. Porém não tenho certeza e nem sei como verificar, visto que os drivers reconhecem normalmente o dispositivo (Realtek ALC892). 
Obrigado pela sua dica. Eu já estava prestes a apagar esse tópico. Pois o CdH está ermo, atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser defeito nos conectores, solda etc.. não importa!

você não precisa usar eles.

Ao usar um ou outro, 1 SPDIF óptico OU 1 SPDIF coaxial, o chip da placa-mãe já não é usado. Não sai som nestas saídas SPDIF e sim um binário que um outro chip, externo no caso, ira transformar sinal digital em áudio analógico. Então se seu chip de áudio ta queimado, sem problemas, o som sai de outra forma. O que é preciso é que o aparelho de som que você deve usar para obter som pelas 1 SPDIF óptico ou 1 SPDIF coaxial deve ter entrada semelhante, só isso.

Ai pelo setup da mb você habilita o que for usar. Da mesma maneira que algumas placas mãe também tem a instalação do som on board configurada pelo setup. Se estiver configurado errado também não da som.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Ótimo. Agora entendi perfeitamente. Esse chip Realtek só é responsável pelas saídas analógicas, certo? E as saídas digitais não precisam dele. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Agora é só comprar os cabos e o aparelho compatível. Pois usar o SPDIF x RCA certametne não vai dar certo. Pois não há conversão no cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto seu entendimento. 

Não esqueça de verificar instalação na bios para habilitar a mudança; Considerando que está corretamente configurado e não da som atualmente.

Existem amplificadores até com 5.1 canais ou mais, que possuem SPDIF RCA, funciona como o ótico. Antes da popularização (?) do SPDIF ótico, só havia RCA.

Existe no mercado um aparelhinho que se chama conversor digital de áudio, que opera com coaxial rca spdif, transformando em analógico stéreo, outro modelo mais sofisticado faz 5.1, que é bem em conta. Pesquise no mercado livre por "conversor spdif rca". Com ele você pode usar qq cx de som de pc ou mesmo um amplificador e cxs que você ja possua.

E não espere encontrar alguma destas entradas em aparelhos de som de entrada. Tenho um micro system Aiwa 5.1 dos mais antigos que possuem as duas entradas.

Boa sorte com seu som!

SDS!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu teve o mesmo problema com uma placa igual a sua ai eu comprei audio 5.1 channel pci genius mas ai quando instalei ela os driver não conhecia ai procurei na net e encotrei os drivers para ela mas recente e instalei e funcionou de boa so que tem que habilitar para usar pci na bios caso queira testar eu ainda tenho os drivers funciona ate com win10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim era de um cliente que tinha ficado sem audio e vi que era o chip e resolvi colocando essa placa de audio off board

 

adicionado 5 minutos depois

se baixar o driver do site do fabricante não funciona tem driver genericos na net 5.1 genius que funciona de boa

adicionado 16 minutos depois

estou colocando o driver no mega e enviarei o link do driver

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas só isso não garante qualidade @Paulo SGM .

Tem muito som stéreo antigo que tem melhor definição que muitos multi canais modernos.

Ai quem manda é a resolução do chip, aliada a qualidade do projeto (fonte,pré amp, amp e principalmente das cxs de som). A partir de 85db (85db em 1w a 1 metro) de definição já é um som de boa qualidade. Quanto maior, melhor. Mais bem definido e amplo será o som, observando-se que as caixas acústicas devem ter qualidade compatível à fonte.

Sucesso aê!

Sds

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...