Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensoes e problema recorrente com fonte


Posts recomendados

Pessoal desde que me mudei pra uma casa diferente venho tendo problemas com o pc. Ele de 2014-2015 começou a desligar sozinho, descobri que a fonte havia queimado e o processador foi junto. no começo de 2016 deu o mesmo problema só que só foi a fonte.

Ele começa a dar tela azul e reiniciar sozinho, e adivinha só, começou de novo. Prevejo o que ocorrerá no inicio de 2017. Esse ano o técnico que olhou meu PC me avisou que a fonte não estava fornecendo as tensões corretas, como eu havia comprado uma nova deixei pra la, agora como começou de novo o problema fui da uma olhada nas tensões no HWmonitor (eu sei que o ideal é usar multímetro) mas como não posso conseguir um agora fui da só uma olhada. e olha só como está, eu acho que esteja correto pelo histórico do PC e desse problema. Gostaria de saber se tem algo muito errado, não sei os valores padrões, e caso esteja se isso pode ser a tomada da casa ou então o estabilizador e se seria uma boa ideia ligar o PC direto num filtro de linha apenas? detalhe: nao quero ficar trocando fontes todo ano queria sabe o que pode estar causando isso... Ja queimei duas fontes Corsair uma de 600W e outra de 450W

 

o erro BSOD que aparece no relatorio é esse:

Assinatura do problema
Nome de Evento de Problema:    BlueScreen
Código:    124
Parâmetro 1:    0
Parâmetro 2:    ffff868ab92ba038
Parâmetro 3:    0
Parâmetro 4:    0
Versão do SO:    10_0_14393
Service Pack:    0_0
Produto:    768_1
Versão do sistema operacional:    10.0.14393.2.0.0.768.101
Identificação da Localidade:    1046

Informações adicionais sobre o problema
Id de Compartimento de Memória:    0x124_AuthenticAMD_PROCESSOR_BUS_PRV
Informações do servidor:    1609197c-aed1-463e-9e5a-a1181c49c3d7
 

 

hwmonitor.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Nossa! Valeu amigo!! vou resolver essa parte do problema já!

@ignacho vou aposentar o estabilizador KK, pretendo tentar conseguir um multimetro, obrigado ;)

adicionado 11 minutos depois

Eu tirei o estabilizador mas as tensões continuam aparecendo as mesmas =( 

sera que já foi suficiente para prejudicar minha fonte novamente?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
26 minutos atrás, REDAstronaut disse:

Eu tirei o estabilizador mas as tensões continuam aparecendo as mesmas =( 

 

Aqui:

 

33 minutos atrás, ignacho disse:

Com tensões assim o PC nem ligaria.

 

A ausência de um multímetro não justifica o uso de leitura de tensão via software. Melhor chamar um médium para fazer as leituras de tensão disso aí (e jogar o estabilizador fora)...

 

Esqueça qualquer tipo de leitura de tensão via software. Isso simplesmente não funciona.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt O problema ta se agravando ele nao fica ligado muito tempo mais, ta desligando sozinho no HWmonitor as tensões de +12v apareceram 7,8V depois dessa ultima desligada =(, alguém sabe se isso pode ser tomada? digo a tensão que esta saindo da tomada ou não tem nada a ver? e se for modulo isolador resolve ou é só outro problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@REDAstronaut  essa sua fonte é full range, trabalha com qualquer tensão de 90 a 264 volts. Um no-break barato tem um estabilizador interno e vai prejudicar igual. Leia os tópicos em destaque sobre isso nesta seção:

O que pode ter acontecido é o estabilizador ter danificado (de novo) a sua fonte. Ligue o computador em outra tomada e teste com outra fonte.

 

Para medir as tensões serve um multímetro de camelô, custa R$ 20,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E uma questao complicada, concordo q o estabilizador pode danificar a fonte assim como um filtro de linha de baixa qualidade tambem, eu opitaria por um no break mesmo q de qualquer forma e uma segurança a mais no meu ponto de vista.

Mas de qualquer forma pelo q entendi vai ter q trocar a fonte mesmo ,mas dependendo do preço da fonte compensa mandar fazer manutençao nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 horas atrás, REDAstronaut disse:

@Foxwalt O problema ta se agravando ele nao fica ligado muito tempo mais, ta desligando sozinho no HWmonitor as tensões de +12v apareceram 7,8V depois dessa ultima desligada =(, alguém sabe se isso pode ser tomada? digo a tensão que esta saindo da tomada ou não tem nada a ver? e se for modulo isolador resolve ou é só outro problema?

Já dissemos três vezes para você ignorar essas medições inúteis via software. Com 7,8V seu computador jamais teria sequer ligado. Esqueça isso.

 

Módulo isolador, estabilizador e nobreak não senoidal são inutilidades maléficas.

 

Verifique as temperaturas dos componentes da máquina.

 

8 horas atrás, Dan75 disse:

Com o mutimetro mede a tomada direto se estiver certo deve ser o estabilizador, porque se ja trocou a fonte, tenta por um 

no break no lugar do estabilizador caso seja por pico de energia ele protege e armazena energia.

O aparelho que tem a função de proteger de surtos é o anti-surge (filtro de linha no Brasil).

 

5 horas atrás, Dan75 disse:

E uma questao complicada, concordo q o estabilizador pode danificar a fonte assim como um filtro de linha de baixa qualidade tambem, eu opitaria por um no break mesmo q de qualquer forma e uma segurança a mais no meu ponto de vista.

Mas de qualquer forma pelo q entendi vai ter q trocar a fonte mesmo ,mas dependendo do preço da fonte compensa mandar fazer manutençao nela.

Filtro de linha de baixa qualidade não danifica a fonte, apenas deixa de cumprir sua função de proteger de surtos.

 

No break vagabundo com onda retangular, além de não agregar proteção, tem estabilizador interno e só serve para danificar a fonte.

 

Se o usuário não tem um filtro de linha de qualidade, que ligue o computador direto na tomada. Jamais em estabilizadores ou nobreaks vagabundos (desses que custam menos de R$ 1.000,00).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Dan75 disse:

Com o mutimetro mede a tomada direto se estiver certo deve ser o estabilizador, porque se ja trocou a fonte, tenta por um 

no break no lugar do estabilizador caso seja por pico de energia ele protege e armazena energia.

A esmagadora maioria dos nobreaks à venda por aí são interativos, ou seja, possuem estabilizadores internos. Vai dar no mesmo... Se não bastasse isso ainda entregam energia pseudo senoidal e não são de dupla conversão. Tirar o estabilizador e colocar uma porcaria dessa só piora a situação.

 

Nobreak pra ser de qualidade e não ser prejudicial tem que ser online, senoidal puro e de dupla conversão. Nobreaks com essas características não custam menos de 1500 reais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt @braconius @Ricardov  Vou usar o multímetro, depois de amanha consigo um, as temperaturas estão normais pelo menos usando software pra medição rs, a temperatura pode ser medida por um msi afterburner com o hwinfo por exemplo? porque só sei medir temperatura através de software, o processador enquanto estou jogando não passa de 46-49 C (to usando um cooler melhorzinho e a pasta termica foi trocada não tem nem 6 meses)  e a placa de vídeo bate 57-59 mas nada além disso, normalmente fica nos 51-52 graus mesmo. Vou verificar as tomadas e instalação, vou deixar de usar estabilizador, e infelizmente talvez tenha que comprar outra fonte, vou ligar direto na tomada agr  =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, REDAstronaut disse:

@Ricardov Bom, finalmente consegui um multímetro, medi as tensões da fonte, e tudo normal (so 12v que deu 11.6v) .

quando fui medir a tomada fiz neutro - fase = 220v

neutro - terra = 0v

fase terra = 220v 

 

isso é normal?

 

totalmente normal, neutro e terra não tem potencial nenhum, o fase tem la os seus 220v, a eletricidade tende ir de onde tem potencial pra onde não tem.. o que é uma corrente eletrica. por isso que você tem 220v com fase neutro e fase terra

 

só certifica-se que o seu neutro é separado do terra,para garantir, coloca na escala de resistência entre o neutro e o terra tem que dar uma resistência muito alta se der baixa tem uma ligação entre o neutro e o terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@REDAstronaut  sim, é normal. Precisa também ver se a ligação na tomada da parede está como indicado no desenho do post.

 

21 minutos atrás, XtremeXX disse:

 

só certifica-se que o seu neutro é separado do terra,para garantir, coloca na escala de resistência entre o neutro e o terra tem que dar uma resistência muito alta se der baixa tem uma ligação entre o neutro e o terra

Em sistemas residenciais comumente neutro e terra são ligados no mesmo ponto. A resistência vai ser muito baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu vou aproveitar o tópico para perguntar algo.

 

Estou tendo um problema parecido com o meu PC. Acontece que, em idle, por software mostra que a linha de 12v está normal, porém quando começa a utilização, o 12v cai para até 10,300v. Isso com uma placa de vídeo instalada. Sem uma instalada o 12v não oscila. E isso eu testei com duas fontes, a fonte mais potente que consegui testar (uma de 750W) ainda sim o 12v oscila, apesar da queda ser um pouco menor.

 

Então eu fiz o teste com o multímetro com o PC ligado, medindo a tensão do molex (pra ligar HDs e outros dispositivos antigos) e o 12v estava normal. Eu fiz a medição de forma correta ou esse 12v é diferente do que alimenta e é mostrado no software? E se medi errado, como posso fazer o teste para saber se meu 12v realmente cai?

 

A propósito, minha placa de vídeo é uma R7 360, o modelo que não precisa de conector PCI-E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Japz disse:

Bem, eu vou aproveitar o tópico para perguntar algo.

 

Estou tendo um problema parecido com o meu PC. Acontece que, em idle, por software mostra que a linha de 12v está normal, porém quando começa a utilização, o 12v cai para até 10,300v. Isso com uma placa de vídeo instalada. Sem uma instalada o 12v não oscila. E isso eu testei com duas fontes, a fonte mais potente que consegui testar (uma de 750W) ainda sim o 12v oscila, apesar da queda ser um pouco menor.

 

Então eu fiz o teste com o multímetro com o PC ligado, medindo a tensão do molex (pra ligar HDs e outros dispositivos antigos) e o 12v estava normal. Eu fiz a medição de forma correta ou esse 12v é diferente do que alimenta e é mostrado no software? E se medi errado, como posso fazer o teste para saber se meu 12v realmente cai?

 

A propósito, minha placa de vídeo é uma R7 360, o modelo que não precisa de conector PCI-E.

 

Leitura de tensão = leitura de tensão fajuta.

 

Tá até chato repetir, vou escrever um tópico em definitivo sobre isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, REDAstronaut disse:

@Ricardov Bem verifiquei as tomadas, o terra estava desligado das tomadas =( , chamei um eletricista e resolv, será que poderia ter sido isso ? =\

Não. O fase e neutro estavam ligados corretamente? Mas acho que seu problema foi causado pelo estabilizador.

 

@Japz informe configuração do PC e marca/modelo das fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...