Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desliga depois de três horas de uso


Posts recomendados

Senhores, boa tarde,

Pela primeira vez em minha vida, depois de mais de 10 anos na área, tive um problema que não consegui resolver, por esse motivo, estou aqui, para buscar a ajuda de meus caros colegas e conhecedores do assunto. Talvez algum de vocês já tenha tido o mesmo problema ou, mesmo que não tenha tido, já ouviu falar e tenha alguma solução para me auxiliar.

Vamos lá. Vou começar pelo começo.

Minha configuração:

MOBO: ASUS M2N68-AM SE2
Fonte: Cooler Master GX 750 W Bronze Edition (REAL)
Processador: AMD Athlon 64 x2
Memórias 2 DDR2 de 2GB cada (Não recordo a marca e peço perdão por isso, estou com tendinite e já as retirei tantas vezes na tentativa de consertar o PC que agora não consigo mais)
FAN do processador com dissipador Original da AMD.

Windows 7 x64 Ultimate

Todos os cabos são de qualidade e estão bem alocados.

Minha dificuldade:

Meu computador ficou parado por cerca de 3 anos, no armário mesmo. Ficou com bastante poeira, então, pedi a um técnico que fizesse o procedimento padrão de limpeza dos componentes por mim, afinal, não tinha ferramenta alguma em casa (pasmem, nem a borracha branca para limpeza da memória). Quando enviei para o técnico, meu PC ainda estava com um componente a mais. Minha placa de vídeo GeForce GTS 250 da EVGA de 2gb de memória que foi constatada como queimada. Até hoje estou na dúvida se, de fato ela está queimada.

Quanto a dificuldade começo a falar agora. Quando voltou do técnico eu não cheguei a usar ele no primeiro dia. Deixei todo conectado (exceto pelo cabo de energia na tomada que não coloquei) e usei ainda o notebook aqui em casa, quando liguei, no final de semana, ele funcionou por cerca de três horas e então desligou automaticamente, sem aviso algum. Ao ligar novamente, constatada a luz do HD (vermelha) acesa o tempo inteiro, os componentes piscam de primeiro momento, o FAN do Processador roda normalmente, o indicador de energia da mobo fica ligado, cinco segundos depois, sem "de fato" ligar, ele desliga novamente. E então, não ligou mais depois disso.

Passado quase duas semanas dessa dificuldade, resolvi ligar ele ontem novamente e, para minha surpresa, ele ligou naturalmente, fiz todo o checkup lógico dele. Usei o Malwarebytes anti-malware, ADWCleaner, Avira, CCleaner, Chkdsk, Desfragmentador de disco. Tudo parecia normal exceto pelo led do HD ficando aceso por um tempo excessivo em alguns momentos. Usei o HDD, mas não tinha suporte para o meu modelo de HD, então fiz uma checagem pelo próprio Windows e constatei 100% de uso do disco, mesmo em IDLE, em alguns momentos. Travamentos ao abrir qualquer programa que fosse, por menos memória que use.

Retirei o arquivo de paginação da primeira partição (do Windows, com 45gb) e aumentei o da segunda partição (de arquivos, com 198gb) de acordo com cálculo feito em cima da quantidade de memória. Colocando a inicial como a memória RAM (real) e a máxima como 1,5 x a da memória. Lembrando que todas as temperaturas do computador estavam OK's sempre abaixo de 50º. O computador funcionou por mais algum tempo, até que "resolveu que estava cansado" e desligou novamente. Hoje o computador ainda não ligava, então fiz mais alguns testes. Troca de pentes de memória, troca de cabos da fonte, troquei as posições do IDE e do leitor de DVD, tirei a placa para checar os separadores, se ela não estava tocando alguma parte metálica, todas as verificações possíveis que já havia checado no fórum antes, incluindo mais algumas como: Pasta térmica no processador, troca da bateria, retirada da bateria, tudo que pude pensar. Recoloquei a placa de vídeo, retirei placa de vídeo, tentei teste de bancada (retirando os componentes e colocando sobre uma superfície que não corra energia).

Só acrescentando, a luz do LED, depois desse desligamento, fica acesa por um tempo e quando apaga (no desligamento), liga a luz do power, como se tivesse iniciando normalmente, mas não inicia. Estou me questionando se não pode ser um problema na fiação da casa.

Infelizmente, no momento, não tenho dinheiro para tentar comprar uma placa-mãe nova e, pelo tempo que minha placa-mãe tem, será complicado encontrar uma igual, por mais que tenha visto no mercado livre algumas do mesmo modelo.

Senhoras e senhores da Comunidade do Hardware. Estou aberto a dicas. Já estou sem saber o que fazer... Alguém pode me auxiliar?

Já agradeço de ante-mão pelo auxílio.

 

A mesma dúvida foi postada em outro fórum:

http://www.hardware.com.br/comunidade/led-hd/1425442/

 

Não estou fazendo divulgação de fóruns, apenas para quem também tiver cadastro no outro poder se identificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...