Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível um capacitor com a tensão e polaridade certas explodir?


lithium_ion

Posts recomendados

Tenho um módulo com o LM2596s que possui 2 capacitores de 220uF e 35v. Alimentei o módulo com 27v, e quando aumentava a saída, ao chegar próximo de 13v o capacitor de saída começou a esquentar MUITO e sair fumaça do suporte de plástico dele. Inflou que nem um balão. Sempre usei esse módulo alimentado com 12v, agora que coloquei os 27v ele explodiu o capacitor de saída.O capacitor de entrada, que recebeu a tensão total, não explodiu, nem esquentou, está perfeito.

O que pode ter sido? Defeito do capacitor? Falsa informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que pode bagunçar com a vida de um capacitor é a sua característica denominada ESR (Equivalent Series Resistance) ou resistência série equivalente. 

A alta corrente e/ou tensão sobre o mesmo, associado a alta frequência de operação define o aquecimento do capacitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, lithium_ion disse:

Tenho um módulo com o LM2596s que possui 2 capacitores de 220uF e 35v. Alimentei o módulo com 27v, e quando aumentava a saída, ao chegar próximo de 13v o capacitor de saída começou a esquentar MUITO e sair fumaça do suporte de plástico dele. Inflou que nem um balão. Sempre usei esse módulo alimentado com 12v, agora que coloquei os 27v ele explodiu o capacitor de saída.O capacitor de entrada, que recebeu a tensão total, não explodiu, nem esquentou, está perfeito.

O que pode ter sido? Defeito do capacitor? Falsa informação?

 

 

Sem carga, muito estranho???? Acho que este capacitor estava com defeito, isto não deveria ter acontecido em condições normais, o riple só estressa o capacitor quando tem carga (sem carga o riple praticamente não existe para o capacitor, outra coisa deve ter acontecido). Este defeito (de fabricação imagino eu) só apareceu quando você aumentou a tensão, o que aconteceu foi que parece que você excedeu a tensão máxima de trabalho do capacitor (pelo menos o dano no capacitor foi como se isto tivesse acontecido), eles costumam estourar quando a tensão máxima é ultrapassada, mas nunca quando um capacitor está em boas condições e com a tensão muito abaixo da máxima de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lithium_ion ,

 

Acho que foi uma baita azar..... mas lembre-se :  os testes na fabricação de componentes são estatísticos, isto é, não são testados todos os componentes.Apenas um em 1000 ou ainda pior .....

 

Sem essas falhas, não haveria espaço para as oficinas de conserto de aparelhos, certo ?

 

Troque ele por esse novo, lembre-se de que o correto é usar um capacitor adequado para uso em fontes chaveadas, de baixíssimo ESR. Capacitores comuns vão pifar bem rapidinho !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por gentleza, não te irrites com as perguntas abaixo. Quero apenas seu bem...

-certeza que estás a usar vDC?

-está a ligar corretamente?

-não estás a confundir entrada com saída?

-polaridades? essa doeu...

 

Uma alternativa 1/2 boca ao + caro C de baixo esr  são vários "comuns" em paralelo

 

Se achares que deves, publica fotos e esquemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu troquei o explodido eu voltei a usar 12v e nada aconteceu. Entretanto, ao usar correntes maiores o capacitor de entrada, que eu não troquei, aqueceu, não muito, mas perceptível. Já o que troquei, ficou geladinho.

Chequei tudo, não ultrapassei a tensão, nem liguei com polaridade errada e nem confundi entrada com saída, até porque eu estava regulando a tensão (realmente na escala de tensão, não corrente rs) quando explodiu, com um multímetro hm2090.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...