Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Valores de snr e atenuação o que é isso?


Posts recomendados

Contratei uma nova linha da Oi que supostamente teria 5 mega, o técnico veio instalar a linha telefonica e deu uma olhada no modem que ainda tenho de uma linha antiga da oi, e disse que meu nível de atenuação está alto e 5 mega não chegaria aqui, e também falou algo relacionado a par, o plano que contratei foi de 5 mega + fixo, mas ele disse que só vai chegar 2mb quando o cara vir instalar a internet vai falar isso, a questão que eu me faço o que seria isso?O que define se é bom ou ruim?Dei uma olhada mas não entendi direito, aqui está um print dos níveis do meu modem atual, alguém poderia me ajudar? Também vi que dá para ter 5 mega mesmo assim só que sofreria com instabilidade é verdade?Atualmente eu tenho 1 mega

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Olá Gabriel Silva_730038

- SNR (Sinal Ruído), sempre deve estar acima de 12dB

- ATN (Atenuação) deve ficar no máximo em 45dB

 

- Realmente para sua Conexão que é de 1Mbps está bem alto

- O Técnico está correto, até 2Mbps pode ficar comprometido quanto mais 5Mbps com base nestes parâmetros

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- 5 Mbps com base nos parâmetros nunca vão Instalar para você

- Somente se sua linha for muito mas muito boa mesmo e se tiver uma DSLAM bem próximo de sua Residência

- Pois como mencionei, para 1Mbps está muito alto, não sei nem se para 2Mps eles qualificariam sua linha

- Pois iria ficar sem Sincrônia de Sinal, e ou seja, o Modem iria ficar piscando direto...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DSLAM é o equipamento ADSL que fica na Operadora e que se comunica com o modem na sua casa. Pode ficar no armário, mas geralmente é no prédio da Central. Se o armário fica próximo da sua casa e o sinal está ruim então o DSLAM não fica ali. O 'par' a que o técnico se refere é o 'par de fios' por onde chega o telefone.

 

Pergunte ao instalador se instalando uma linha 'nova' consegue um sinal melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Já perguntei se conseguiria e ele disse que não por causa da central ser longe, eu já tenho uma linha com 1 mega,e agora estou instalando outra com alguma velocidade ainda não definida que segundo o instalador do telefone será no máximo 2 mega entendeu? Mas uma pergunta o armário seria o que afinal?Uma espécie de repetidor?Na Oi me ofereceram 5 mega por isso estou instalando.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O armário é uma caixa da calçada onde se faz a conexão do 'par' que vem da sua casa com o cabo que vem da 'Central'.

armario.jpg

 

Infelizmente a Oi pinta e borda e faz essas vendas sem viabilidade. Não é de admirar que esteja em recuperação judicial.

 

Caso a Oi não atenda a velocidade prometida você tem o direito de rescindir o contrato sem penalização. Caso a Oi se recuse reclame na Anatel (no Fale conosco).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Entendi este é igual ao que existe na frente da minha casa, chega a ser patético tudo isso, mas a questão das centrais existe mais de uma correto? Por isso que eles dizem que a minha está longe? A velocidade de todos os usuários de um armário é igual ou a de um pode ser superior a de outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 'Central' é o prédio da Operadora onde fica a central telefônica e demais equipamentos. Dependendo do porte da cidade existem diversas 'Centrais'. Pergunte ao instalador onde fica a central que atende seu bairro. A velocidade é limitada pela distância e pela qualidade dos cabos existentes. Se forem cabos muito velhos, com emendas, oxidados, etc. pode nem funcionar. O telefone funciona, por ser sinal analógico, mas o ADSL é muito sensível a esses fatores.

 

Por vezes a operadora faz uma adaptação e instala um DSLAM num armário desses, para atender regiões mais distantes. Mas é meio complicado porque tem que ter baterias, ventilação e cuidados com intempéries. Já operadoras com rede mais nova, como a GVT, usam um armário que já vem com o DSLAM e o cabeamento é novo, dessa forma é mais fácil conseguir velocidades mais altas.

 

Nesta foto temos três armários. O da esquerda deve ser da GVT, o do meio é um armário de fios da Oi e o da direita é um armário para um DSLAM da Oi, colocado ao lado, para atender com ADSL com mais qualidade essa região devido a concorrência.

armario-dslam.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Eu entendi mais ou menos, o DSLAM seria um repetidor da central? E o armário só aonde vai as conexões, o DSLAM conecta os usuários do armário a central é isso?Seria possível eu pedir para o técnico realizar algum tipo de teste, para verificar se chega algo a mais aqui?Ontem o cara que instalou o telefone só mexeu no meu modem atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DSLAM é o equipamento que fornece o sinal de internet. No seu caso fica na Central, está longe da sua casa, o que só permite velocidades baixas. O que tentei explicar é como isso é resolvido em alguns casos, instalando o DSLAM mais próximo dos locais a atender.

 

O instalador de telefone é um e o da internet é outro. Ele deve fazer testes de 'qualificação de linha' mas pelos parâmetros apresentados essa velocidade de 5 Mbit/s não será viável.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Agora entendi amigo, uma outra dúvida que tenho é que se seria possível eu fazer alguma espécie de solicitação para empresa, para investir em um DSLAM perto da minha casa, você acha que atenderiam este tipo de solicitação?Você saberia me dizer qual a parte da empresa que decide se vai ''expandir'' o fornecimento ou não?Fico imaginando que o diretor de uma empresa dessas por exemplo não deve tomar decisão nenhuma quase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Gabriel Silva_730038 disse:

@Ricardov Agora entendi amigo, uma outra dúvida que tenho é que se seria possível eu fazer alguma espécie de solicitação para empresa, para investir em um DSLAM perto da minha casa, você acha que atenderiam este tipo de solicitação?Você saberia me dizer qual a parte da empresa que decide se vai ''expandir'' o fornecimento ou não?Fico imaginando que o diretor de uma empresa dessas por exemplo não deve tomar decisão nenhuma quase.

Você pode fazer, claro. Mas muito difícil que atendam. Os investimentos são feitos sob a ótica da operadora, não do cliente. De todo modo foi oferecido a você 5 Mbit/s e se não funcionar você poderá reclamar na Anatel, Procon e mesmo na Justiça. Anote o protocolo dessas comunicações. Se quiser encarar a briga sugiro que procure o Idec para orientação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Bom valeu pela ajuda e o tempo gasto por aqui, eu não citei também que o instalador do telefone disse que o técnico que instalaria a internet iria me recomendar um downgrade para 2MB porque é o máximo que chega aqui, caso eu não aceite a linha é cancelada, outra dúvida minha é se minha conexão seria ADSL ou ADSL2/2+, estou achando que é somente ADSL pois necessita do telefone com a internet, e segundo o técnico do telefone os cabos que chegam até a minha casa já tem 35 anos, por isso cheguei a essa conclusão já que ADSL2/2+ é uma tecnologia ''dos anos 2000''. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!