Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd - não reconhece mais


rafsongs

Posts recomendados

Amigos, tô desesperado já. Tenho um HD seagate barracuda 7200.12 de 1TB. Nele eu tenho 3 partições. Um com Windows 7 64bits, outro com Win7 32bits (porque o sistema da empresa só funciona em 32bits) e uma partição pra armazenar arquivos.

 

Do dia pra noite eu liguei o pc e ele não iniciava... pedia pra selecionar algo bootável . Eu reiniciava e nada. Entrei na BIOS e pra minha surpresa o HD não aparecia na listagem, somente o dvd. Desliguei o pc, liguei de novo e a mesma coisa. Até que um momento eu desliguei o pc e quando liguei já apertei DEL pra ir direto pra BIOS, nesse momento o HD tava aparecendo. Então dei prioridade de boot nele, reiniciei e de novo não iniciava. Entrei na bios e não tava mais lá. Abri a CPU, tirei os cabos soprei de leve, troquei de slot sata na placa-mãe e nada. Tentei usar o Hirens boot ou cd do windows mas no Hirens ele não encontra o hd. No cd do windows ele não reconhece também..

 

Levei pra outro pc (mais antigo aqui) Ele reconhece aparece uma mensagem tipo IDE s.m.a.r.t status bad backup and raplace (algo assim) manda dar F1 pra continuar. Eu dou F1 ele reconhece as duas partições bootável das versões do Windows7. Começa a carregar e do nada pisca e reinicia o pc sozinho. Tentei iniciar com F8 na ultima configuração válida mas mesmo erro. O Hirens boot nesse pc não reconhece também o hd...

 

O detalhe é que no outro pc ele reconhece na bios. O hd ainda mostra algum sinal de vida... Mas não sei mais o que fazer.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ricardov disse:

Instale como HD secundário em outro PC ou em um case externo USB e faça um backup o quanto antes. Esse HD está morrendo.

Ricardov, obrigado por responder.  Eu nunca fiz isso antes, eu sei o básico do básico.... ou seja, nunca fiz esse procedimento de instalar como HD secundário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então peça ajuda. Não dá pra fazer muitas tentativas sob risco de matar o HD de vez. O que precisa fazer é instalar o HD em outro PC, sem retirar o HD principal desse PC. Daí através do Windows vai tentar acessar o HD com defeito para tentar copiar os dados para outra mídia segura ou pra nuvem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

26 minutos atrás, Ricardov disse:

Então peça ajuda. Não dá pra fazer muitas tentativas sob risco de matar o HD de vez. O que precisa fazer é instalar o HD em outro PC, sem retirar o HD principal desse PC. Daí através do Windows vai tentar acessar o HD com defeito para tentar copiar os dados para outra mídia segura ou pra nuvem. 

euvou procurar entender esse procedimento de deixar como secundário. acho que é slave né,? enfim...

 

Depois vejo isso... Enquanto isso se alguém tiver mais sugestões... ja pesquisei tudo no google e nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafsongs  não, não é slave. É só instalar o HD em outro PC, mas mantendo o boot no HD principal desse PC. Digamos que o HD principal do PC está na porta SATA0, você conecta o HD defeituoso na porta SATA1 e pronto. Ao ligar o PC o boot será feito a partir da porta SATA0 e você acessa o HD com defeito como uma unidade de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Ricardov disse:

@rafsongs  não, não é slave. É só instalar o HD em outro PC, mas mantendo o boot no HD principal desse PC. Digamos que o HD principal do PC está na porta SATA0, você conecta o HD defeituoso na porta SATA1 e pronto. Ao ligar o PC o boot será feito a partir da porta SATA0 e você acessa o HD com defeito como uma unidade de dados.

Amigo, fiz isso e de fato ele reconheceu o volume como outra unidade. porém nao aparece arquivos. Quando vou em propriedaddes ele reconhece o tamanho do hd e o tanto que tinha disponivel.. de 1tb restava so 9gb.. e isso que mostra de espaço disponivel....  Mas aparece vazio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafsongs instale o HDTunePro http://www.hdtune.com/download.html

Execute os testes das abas Health e Error scan.Poste aqui as telas de resultado.

 

Baixe o Linux Ubuntu e prepare um pendrive bootável. Use o pendrive no boot. Escolha a linguagem 'pt-br' e a opção 'Experimente Ubuntu'. O Ubuntu vai rodar a partir do pendrive, sem instalar. Tente acessar o HD com defeito, pode ser que o Linux consiga ler os dados.

 

Uma outra possibilidade é usar o software Recuva ou GetDataBack pra tentar recuperar arquivos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ricardov disse:

@rafsongs instale o HDTunePro http://www.hdtune.com/download.html

Execute os testes das abas Health e Error scan.Poste aqui as telas de resultado.

 

Baixe o Linux Ubuntu e prepare um pendrive bootável. Use o pendrive no boot. Escolha a linguagem 'pt-br' e a opção 'Experimente Ubuntu'. O Ubuntu vai rodar a partir do pendrive, sem instalar. Tente acessar o HD com defeito, pode ser que o Linux consiga ler os dados.

 

Uma outra possibilidade é usar o software Recuva ou GetDataBack pra tentar recuperar arquivos.

 

 

Não da pra fazer esse teste :( veja ai, ricardo

Untitled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ricardov disse:

Vamos focar em tentar recuperar os dados. Tente o Recuva. Se não funcionar tente o Linux. Como última tentativa o HDDRegenerator.

Tentar fazer ele bootar de novo você acha muito difícil, Ricardo, uma vez que deu esse pau ai? 

 

Mas vou focar sim, vou tentar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardov disse:

Sim...o Linux é robusto e eventualmente conseguirá acessar os dados.

 

Sobre o Recuva, pode tentar mais isto: http://www.piriform.com/docs/recuva/using-recuva/recovering-files-from-damaged-or-reformatted-disks

ricardo, to na luta ainda aquui. Meus dois pendrives devem ta bugado porque nao quer iniciar o ubuntu. dai instalei a imagem num dvd e dei boot e ta travando, mas to tentando ainda

 

agora, ja li em algum lugar sobre trocar o leitor do hd.. aquela plaquinha embaixo dele.. isso faz algum sentido?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafsongs tem quer gravar o pendrive bootável, voce viu os links? Aqui um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cl5BXgiQbM0

 

Já li também sobre trocar a placa lógica. O difícil é conseguir uma placa, tem que ser exatamente igual, com a mesma versão do firmware. E acho que no seu caso não é defeito na placa, é defeito mecânico no HD.

 

Também existem empresas que fazem recuperação de dados. Mas é um serviço caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Ricardov disse:

@rafsongs tem quer gravar o pendrive bootável, voce viu os links? Aqui um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cl5BXgiQbM0

 

Já li também sobre trocar a placa lógica. O difícil é conseguir uma placa, tem que ser exatamente igual, com a mesma versão do firmware. E acho que no seu caso não é defeito na placa, é defeito mecânico no HD.

 

Também existem empresas que fazem recuperação de dados. Mas é um serviço caro.

Ricado, obrigado pela paciencia.

 

Eu até sei fazer um pen bootável... mas não tá funcionando, acho que é meu pendrive que deve tá zuado.. Mas eu gravei em midia a iso... coisa que sempre fiz, mas com o pendrive nem inicia, pula direto pro windows. Com o CD com a imagem gravada ele até tenta bootar, mas dai trava numa tela preta com um quadradinho vermelho meio que centralizado na parte superior do monitor... Nunca vi isso..

 

To quase indo pra sua terceira alternativa do hdd lá,...

adicionado 50 minutos depois

Amigo, acho que não vai dar mais... o hd só é reconhecido como um volume ali.. o HDD não reconhece igual aquele hd tuner pro .... to arrasado auqi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/23/2016 às 06:38, Ricardov disse:

É bem chato isso. Mas faça uma tentativa com o Linux. É estranho não funcionar. Não consegue outro pendrive? O CD tem que ser gravado em velcoidade baixa, para que não ocorram erros.

 

Pode tentar também com o TestDisk.

Ricardo, meu pessimismo tá grande... mas então... Muito estranho que meu outro pc ( o fraco) ele não inicia o ubuntu via pendrive, mesmo configurando na bios para iniciar pelo removivel... nem cd... Dai testei o mesmo pendrive na maquina que tinha meu hd que pifou, e inicia o ubuntu.

 

O estranho é que não funciona hd secundario nessa minha cpu (a boa ) .... Troquei as portas sata pra tentar fazer reconhecer como novo volume (igual aconteceu na outra maquina) mas nao funciona.... tem alguma ideia?? to quase pensando em combrar uma case pra fazer o hd conectar via USB... mas nao sei qual case serve pra esse seagate barracuda 7200.12

Falou!!!

 

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No computador mais antigo talvez o Ubuntu não tenha mais compatibilidade. Tente com um Ubuntu mais antigo (10 ou 11). No computador novo o Ubuntu reconhece o leitor de CD? A última tentativa seria com o TestDisk, acho que tem no CD do Hiren´s. Eu nunca usei, mas é bem recomendado. Pesquise sobre. O case é padrão.

 

Se nada disso funcionar teria que recorrer a uma empresa de recuperação de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ricardov disse:

No computador mais antigo talvez o Ubuntu não tenha mais compatibilidade. Tente com um Ubuntu mais antigo (10 ou 11). No computador novo o Ubuntu reconhece o leitor de CD? A última tentativa seria com o TestDisk, acho que tem no CD do Hiren´s. Eu nunca usei, mas é bem recomendado. Pesquise sobre. O case é padrão.

 

Se nada disso funcionar teria que recorrer a uma empresa de recuperação de dados.

RICARDO, uma descoberta *****, mas faz sentido... Aquele novo volume que aparece no meu pc antigo, é uma partição do HD padrão dele, ele não reconhece o hd defeituoso lá... Somente no primeiro boot da maquina. Onde surge a mensagem IDE CHANEL 3 SMART STATUS BAD. ENFIM, pelo cd do hirens eu dei boot num sistema baseado no linux, e ele identificou o hd la... passei o testdisk e deu um scan e uma outra tela... olha só... agora já cai por terra todas as tentativas do recuva, porque nunca fez scan no proprio hd... o hd tuner tb porque o meu hd não estava de fato listado.... ai ai agora não sei como proceder com o test disk... 

DSC_0524.JPG

DSC_0525.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...