Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar trafo caixas de som c3 tech por fonte chaveada, Novo projeto 75% concluido.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde

 

Possuo essas caixas de som da c3 tech já fazem uns 8 anos, nelas já fiz de tudo rsrsrs; coloquei tweeter para dar uma melhorada nos agudos.

Jjá troquei o trafo dela que era 9v por 800mA por um trafo de 9V 2A com a finalidade de dar uma leve melhorada no desempenho e qualidade.

ct683951--koala-eletroshop-a.jpg

Isso já faz tempo uns 2 anos e as vezes essas caixas fazem um ruido chatinho qua as vezes para rápido as vezes não, acredito que seja do trafo.

Então tive a ideia de trocar esse trafo por uma fonte chaveada só que estava pensando em passar de 9V para 12V por 1A será que o circuito interno vai suportar?

Quando eu chega em casa eu posto uma foto da caixa aberta.

Não sei se é cabo porque com a máquina desligada não se ouve ruido nem um e minha máquina é aterrada.

 

Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não acredito que seja o trafo que esta provocando o ruido, pode ser algum fio do aterramento entre as conexões ou até algum capacitor com solda fria.

Sobre aumentar a tensão do trafo, teria que ver quais os componentes ela usa para amplificar, se é transistorizada ou com CI's e quais são...

Ai é só verificar o datasheet deles para ver se ele suportará a tensão mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

 

O preguiça que não deixa eu fazer nada rsrsrs, ainda não tirei a foto da placa mais o ruido vem do cabeamento louco que eu fiz liguei o cabo RCAxP2 direito na caixa e o ruido sumiu.

Agora só preciso ver um maneira de ruido sumir porque além do cabo mandar sinal para essas caixas ele manda por um cabo que passa por cima laje e vai até meu som.

alto-falantes-en-som-automotivo-275501-M

Mais vou tentar dar um gaz no sub que tem um woofer de 4" por 4 ohms e vou trocar por esse de cima que comprei no ML custou baratinho 35 reais e depois vou fazer o teste para ver se a placa suporta 12 volts.

Vou trocar porque achei o woofer original um pouco miúdo rsrs, esse da foto é bem mais parrudo e deve ter uma excursão melhor do cone.

Mais o componente que vai sofrer mais por causa desse aumento na tensão vai ser os CI e o transistor.

Vou ver se acho o datasheet da caixa.

Foi até bom eu abrir a caixa tinha solda fria bem na alimentação, depois que eu consertei até o som melhorou; mais vamos esperar o falante novo :)

Medi com multímetro a saída da fonte depois dois diodos e deu 10.8V creio que 12V vai dar certo.

Faltou só o modelo do transistor que que é

WS8GH9A 

UTC2030

 

Abs Edvaldo :thumbsup:

20160921_174720.jpg

20160921_174812.jpg

20160921_174706.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membro VIP

Bom dia rapaziada

 

Depois de 6 meses voltei de novo com as minhas gambiarras kkkkkkk

A fonte chaveada não deu certo então abandonei

Eu tinha colocado esse alto falante no lugar do original ficou bom só que eu queria algo melhor então resolvi comprar um placa amplificada de 60W RMS as 4ohms

https://pt.aliexpress.com/item/2016-NEW-Sound-quality-Power-Amplifier-Board-Mono-Digital-Amplifier-Module-Audio-Power-Amplifier-60W-Power/32613219137.html?spm=2114.13010608.0.0.p4rCf5

alto-falantes-en-som-automotivo-275501-M

Assim que cheguei montei usando um trafo que eu tinha de 12V por 2 amperes e a plaquinha tocava muito.

Então montei uma saída pré amplificada para colocar na saída original do sub para mandar sinal para a plaquinha.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=37&titulo=Como_montar_saida_RCA_em_aparelhos_sem

Depois que montei o som deu uma bela melhorada nos graves só que achei que mudou um pouco a resposta de frequência do graves acho que por causa corpo do imã ser um pouco maior, e pelo fato do amplificado ser do tipo classe D. (assim que chegar em casa tiro uma foto)

Depois de um tempo até o falante novo amaciar um pouco estava melhor só que ainda não estava como eu queria, os médio das caixinhas já não estava no mesmo nível.

Então resolvi deixar do jeito que está voltar o falante antigo e montar um novo sistema de som 2.1 como é atualmente atualmente, já fazem 10 ano que estou com essas caixas já passou da hora de trocar; e elas já tinha recebido muitas modificações rsrsrs.

Eu poderia comprar um sistema pronto mais eu gosto muito de montar eu mesmo e espero que de certo kkkkkkk.

Comprei um par de alto falantes para os médios, um par de tweeter para, vou usar o mesmo falante que tinha comprado para os graves e subgraves (vou tentar tirar algum subgrave kkkkkk) e uma placa amplificada já pronta só que só falta uma coisa a alimentação.

O amplificador que comprei opera de 12V até 24V por 4 ampéres em média, eu estava pensando em colocar uma fonte de notebook que opera em 19V por 4 amperes em media ou é melhor por um trafo?

Esse são os itens que comprei.

Crossover.

https://pt.aliexpress.com/item/2pcs-2-Way-Crossover-Filters-2-Unit-Hi-Fi-Speaker-Frequency-Divider-4-8ohm-60W/32568140905.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

Radiador passivo para a caixa de médio e agudo.

https://www.aliexpress.com/item/2Pcs-35mm-Loudspeaker-Bass-Vibrating-Diaphragm-Passive-Plate-SoundBox-Radiator-Speakers/32759100748.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

Radiador passivo para o sub.

https://www.aliexpress.com/item/New-Black-3-inch-Square-Passive-Bass-Radiator-Woofer-Radiators-Passive-Speaker-Multi-tone-Claxon-Horns/32735930816.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

Um par de alto falantes para os médios

https://www.aliexpress.com/item/2pcs-2-5-Full-Range-Speaker-inch-4-ohm-15-W-Double-Magnetic-Steel-Loudspeaker-HT/32624820290.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

Um par de tweeter para os agudo.

https://www.aliexpress.com/item/2pcs-1-inch-silk-membrane-small-treble-car-high-strength-neodymium-Tweeter-speaker/32665241863.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

Uma placa 2.1 com 200WRMS ( está certo que não vou poder mandar toda essa potencia por causa da limitação os falantes, estou chutando que vou usar apenas a metade da potencia)

https://www.aliexpress.com/item/1Pcs-TPA3116D2-Amplifier-Chip-Module-50W-2-100W-2-1-Channel-Digital-Subwoofer-Power-Amplifier-Board/32740532916.html?spm=2114.13010608.0.0.3pmTx7

As caixas poderiam ser dutada mais eu queria testar caixa do tipo radiador passivo para ver seu resultado.

Qualquer sugestão é bem vindo e todos os componentes é para chegar esse mês ou até o final de abril, e gastei em tudo por volta de 140 reais +/- já com frete.

@Ricardo S Ferreira e @Bcpetronzio essa minha duvida sei que vocês vão saber responder facilmente, e que também souber fique vontade ^_^

 

Abs Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite rapaziada

 

Alguns componente já chegaram e estou testei o amplificador usando uma fonte chaveada de 12v * 2A ficou muito bom só que esta fazendo um pequeno ruido de fundo.

Será que é melhor montar com trafo?

@Bcpetronzio da uma ajuda ai :thumbsup:

 

Abs Edvaldo

IMG_20170403_225556.jpg

IMG_20170403_225611.jpg

IMG_20170403_225621.jpg

IMG_20170403_225645.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico

Boa tarde.

Imagino que com 12V você não vai conseguir muita coisa mesmo. Embora esses circuitos sejam projetados pra operar com...

Citação

O amplificador que comprei opera de 12V até 24V por 4 ampéres em média

... Você vai conseguir maior estabilidade com um nível DC de +B superior a 20V. Na prática é isso!

 

Quanto aos falantes e respostas, só tenho a dizer que o diâmetro da madeira e dimensões da caixa confere uma litragem não adequada para os falantes novos/ talvez, por essa razão, as respostas dos médios não estão te satisfazendo.

 

Outra coisa, não adianta muito forçar um midi a fazer um trabalho de um sub/ não é adequado para o conjunto.

 

Me perdoem se eu disse algo errado.

Boa sorte no projeto ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Edvaldo J. Frederico Fontes chaveadas costumam dar ruidos em amplificadores mesmo, tem que deixa-las longe do módulo e colocar capacitores para filtrar melhor os ruidos, talvez um 10KpF ou 100KpF pode melhorar!

Quanto a tensão o colega @Classificados Mineiro esta correto, e se você conseguir uma fonte com trafo normal (60Hz), o som será mais puro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@Edvaldo J. Frederico

Boa tarde.

Imagino que com 12V você não vai conseguir muita coisa mesmo. Embora esses circuitos sejam projetados pra operar com...

... Você vai conseguir maior estabilidade com um nível DC de +B superior a 20V. Na prática é isso!

 

Quanto aos falantes e respostas, só tenho a dizer que o diâmetro da madeira e dimensões da caixa confere uma litragem não adequada para os falantes novos/ talvez, por essa razão, as respostas dos médios não estão te satisfazendo.

 

Outra coisa, não adianta muito forçar um midi a fazer um trabalho de um sub/ não é adequado para o conjunto.

 

Me perdoem se eu disse algo errado.

Boa sorte no projeto ;)

 

Boa noite Rapaziada

 

Muito obrigado pela resposta ^_^, quando eu compro esse tipo de coisa eu sempre testo no meu quarto e achei a qualidade de som desse amplificador excelente.

Esse amplificador é do tipo classe D mais achei os medios e agudos bem claros e aberto, bem parecidos com um classe AB. Assim como os graves do sub não tocou aqueles graves de uma nota só do tipo "tum tum tum" ficou uma graves com boa extensão mesmo usando um falante de apenas 4". 

Já comprei a Madeira e hoje chegou o tweeter, esses falantes de duas polegadas e meia; achei os medios graves, medios e agudos bem presentes e marcantes. Nem precisava de tweeter mas como já comprei vou usar.

Ao ar livre esses falantes por serem pequenos ficam bem apagados mais eu improvisei um par de caixas usando um squeese e tocou lindo de mais.

Todos os componentes das caixas de médio e agudos já está aqui com exceção do crossover que deve chegar no fim desse mês.

Do sub só está faltando os radiadores passivos, eu acho que o som vai ficar bem equilibrado porque tem volume independente para o sub e as demais caixas.

46 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

@Edvaldo J. Frederico Fontes chaveadas costumam dar ruidos em amplificadores mesmo, tem que deixa-las longe do módulo e colocar capacitores para filtrar melhor os ruidos, talvez um 10KpF ou 100KpF pode melhorar!

Quanto a tensão o colega @Classificados Mineiro esta correto, e se você conseguir uma fonte com trafo normal (60Hz), o som será mais puro...

Muito obrigado pela resposta também ^_^ quase que amanhã eu ia comprar uma fonte de notebook para tocar o amplificador.

Fui no centro e o cara tinha um travo de 12 - 0 - 12 volta por 3 amperes será que dá conta do recado, vou usar só as saídas de 12 volts para ter 24 volts.

 

Abs Edvaldo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico

É um prazer ajudar.

Quando estiver pronto, compartilha um vídeo desse amplificador conosco.

16 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Use os 12 + 12, que depois da retificação e filtro dará em torno de 17V, se você usar os estremos (24V), depois da retificação e filtro, a tensão ficaria em torne de 33V! É alta para o CI amplificador...

É isso mesmo.

LINDA a explicação do amigo@Bcpetronzio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

Use os 12 + 12, que depois da retificação e filtro dará em torno de 17V, se você usar os estremos (24V), depois da retificação e filtro, a tensão ficaria em torno de 33V! É alta para o CI amplificador...

@Bcpetronzio Bom dia

 

Mas eu percebo que sempre da um pouco a mais o trafo que tem 12v na saída algo em torno de 15v +/-.

Se eu usar 12 + 12 na teoria era para dar 24 volts e na pratica creio eu que vai dar uns 28 a 30 volts não tem perigo :huh:.

@Classificados Mineiro assim que estiver em construção e assim que estiver pronto vou postar foto e video, não posso garantir que fique bonito mais qualidade de som vou torcer para que fique de meu agrado kkkkk

EDITADO 20:30

@Bcpetronzio comprei o trafo de 12 - 0 - 12 por 3 amperes coloquei em uma ponte retificadora (acho que é esse o nome kkkk) modelo GBU806 juntamente com um par de capacitores de 680uF x 200v que retirei de uma fonte e sem o capacitor deu 23 volts e com o capacitor deu 35v :(.

Será que 35 é muito para o ci do amplificador?

Ou é melhor trocar esse trafo de 12v por um de 9v?

 

EDITADO 21:40

Pessoal conversando com um amigo ele falou que não posso por qualquer capacitor que tem um cálculo correto, qual seria o valor alguém pode calcular para mim?

 

 

Obrigado @Classificados Mineiro @Bcpetronzio  peja ajuda novamente forte abs :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Edvaldo J. Frederico Não use uma ponte de diodos, use apenas dois diodos nos extremos do trafo e use o "center tape", o fio 0V, como terra, se o trafo esta fornecendo algo em torno de 15Vac depois de retificado e filtrado dará em torno de 21V.

Ficaria como a figura abaixo:

slide_4.jpg

Para o capacitor não tem cálculo, tem-se como "padrão" 1000uF para cada ampere de corrente, como seu trafo é de 3A, coloque um capacitor de 3300uF/35V ou três capacitores de 1000uF/35 em paralelo. (O que ficar mais barato ai para você).

Para o diodo você pode usar dois 1N5408 ou 1n5406....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

@Edvaldo J. Frederico Não use uma ponte de diodos, use apenas dois diodos nos extremos do trafo e use o "center tape", o fio 0V, como terra, se o trafo esta fornecendo algo em torno de 15Vac depois de retificado e filtrado dará em torno de 21V.

Ficaria como a figura abaixo:

slide_4.jpg

Para o capacitor não tem cálculo, tem-se como "padrão" 1000uF para cada ampere de corrente, como seu trafo é de 3A, coloque um capacitor de 3300uF/35V ou três capacitores de 1000uF/35 em paralelo. (O que ficar mais barato ai para você).

Para o diodo você pode usar dois 1N5408 ou 1n5406....

@Bcpetronzio Nessa configuração deu 18v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Rapaziada

 

As duas caixas de médio e agudo já estão quase prontas só faltas lixar um pouco mais, pintar acho que vai ser preto fosco, colocar os bornes de ligação, instalar o crossover que ainda não chegou rsrsr, e aparafusar a tampa traseira.

Não sou serralheiro mais gostei do resultado, ainda não liguei pois preciso comprar uma borracha fina para fazer a vedação do woofer, do tweeter, e da tampa traseira e por ultimo colocar a manta acrilica.

Ficou com 140 mm de altura por 90 mm de largura e 100 mm de profundidade.

Para quem não entende medida em milimetro ficou 14x9x10 cm.

Para montar o sub falta o radiadores passivos mas eu tenho a medida e espero que esteja certo kkkkkkkkkk.

E atrás da caixa é um radiador passivo de 1".

O amplificador vou mandar mesmo os 18 volts não quero arriscar e ter que comprar outro amplificador, demorou 45 dias para chegar kkkkkkkkkkk

 

Forte abs Edvaldo

 

IMG_20170408_134210.jpg

IMG_20170408_134220.jpg

IMG_20170408_134235.jpg

IMG_20170408_155524.jpg

IMG_20170408_155534.jpg

IMG_20170408_155548.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

Está ficando muito bom/ parabéns!!!

Não conseguiu um compensado marítimo?

O radiador passivo dá melhor resultado que os dutos?

 

Obrigado por compartilhar conosco.

Boa noite

 

A caixa  falta vedar melhor está com vazamento, apesar desse radiador passivo ser pequeno percebi um leve melhorada no graves.

Apesar do woofer ser pequeno você consegui ouvir em determinado momento um pequeno subgraves bem fraco mais você consegue perceber.

Mais a caixa tem que estar próximo a parede para perceber, mesmo fazendo um teste rápido achei o resultado interessante.

Porque esse tipo de caixa de comporta com um spl parecido com a da dutada, com a resposta da caixa selada.

quando eu montar o sub que vai ter dois radiadores de 3" vai dar para ter uma ideia melhor.

Comprei um pedaço de chapa de um metro e meio por 40mm por 30 reais eu não queria pagar algo muito caro, mais quando lixei seu um acabamento muito bom, melhor que compensada.

 

Abs Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Edvaldo J. Frederico Para a vedação eu usei em umas caixas aqui, uma massa de "calafetar" como ela é maleável, fornece uma vedação completa sem vazamento de som nenhum pelas laterais dos falantes e cones passivos!...

http://mastiflex.com.br/web/project-view/massa-para-calafetar/

É muito prática e funciona muito bem!...

 

PS: As caixas estão ficando excelentes! É como se um profissional em marcenaria estivesse trabalhando nelas!!! Parabéns!....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

Eu havia imaginado que os radiadores deveriam ser maiores/ mas você já havia planejado. 

 

Realmente muito bom mesmo.

Bom dia

 

Acabei de comprar um radiador passivo um pouco mais duas polegadas e meia do tamanho do cone do woofer kkkkkk.

Eu tinha comprado um amplificador de 2x3rms por 5 volts para para montar uma pequena caixa bluetooth kkkkk

Meu dilema é assim compro algo da China não deu certo vendo mais caro kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Acabei de comprar um radiador passivo um pouco mais duas polegadas e meia do tamanho do cone do woofer

eu acho que o certo é isso mesmo.

por eu não ter visto um corte na caixa dessa proporção, imaginei que não colocaria um cone maior.

 

Citação

Meu dilema é assim compro algo da China não deu certo vendo mais caro kkkkkk

Fiquei rindo sozinho aqui e minha esposa me perguntou se eu estava ficando doido. Mas valeu ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde Rapaziada

 

Estou usando um trafo de 12 - 0 -12V por 3A e sem carga esta dando 18v e estou usando 2 diodos de 6A 10 está bom só que as vezes a corrente caixa para menos de 12v, então estava pensado em montar esse regulado de tensão de 24v por 5 amperes achei muito simples e fácil de fazer.

Posso colocar a ponte, e os transistor tudo no mesmo dissipador de aluminio?

24v-5a-power-supply-circuit.gif

http://www.circuitdiagram.org/24v-5a-power-supply.html

 

Forte abs e fiquem com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...