Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul em jogos: watchdog_timeout.


Posts recomendados

Olá amigos do Clube do Hardware!

A alguns meses venho sofrendo da maldita tela azul (WatchDog_TimeOut), onde só acontece quando jogo, que é a coisa que eu mais faço no meu PC. Algumas vezes nem apresenta a mensagem, apenas congela a tela do jogo e só consigo voltar forçando a reinicialização. 

Já li vários tópicos aqui mesmo no forum, de pessoas com problemas relacionados, porém nenhum deles resolveram até o momento. Então resolvi postar o meu, quem sabe acho uma solução mais viável.

Primeiramente segue a configuração da máquina:
placa-mãe: ASUS M5A97 EVO
CPU: AMD  FX-8120

GPU: AMD R9 270x Windforce (gygabyte)

RAM: 8GB RAM DDR3 (também é da asus)

Fonte: OCZ 600W

HD SATA 500GB

 

Esse erro como eu disse acontece apenas enquanto eu jogo. Ex de jogos GTA V, DOOM 2016, Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2.

O que já fiz:

1 - Monitorei temperatura e está ok, nada passa de 60ºC.

2 - Limei todo o PC.

3 - Limpei contato da memória e da placa de vídeo com borracha.

4 - Testei em tomada separada.

5 - Já formatei várias vezes (Resolvia por pouco tempo)

6 - Atualizei driver da GPU. Voltei a primeira versão e nada!

5 - *tentei atualizar a BIOS, fala que atualiza com sucesso, mas então o pc não inicia mais, preciso resetar trocando o plug de lugar e voltando.

O que eu irei fazer hoje após o trabalho é teste de memória. Qualquer ajuda, serei grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex de Oliveira Soares Faz assim testa um pente de cada vez isoladamente, e deixa mais tempo, 2 horas cada pente e tira um foto do teste de cada pente, porque esse teste teu ficou impreciso, apareceu 1 erro só, e durou apenas 25 minutos. Em 2 horas vai aparecer centenas de erros. 

 

De repente 1 pente esteja funcionando e outro não, dae você joga os dois fora sem saber. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Vamos aos resultados dos testes:

- Foi testada cada uma de uma vez (uma por 5 horas e a outra por  1 hora e 25min)

- Em um único slot.

 

Memória 1:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mempass-jpeg
 

Memória 2:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/memerror-jpeg 

 

Então pelos resultados, a memória 2 está com erro/danificada. Essa então será a causa do congelamento nos jogos? Vou comprar outra AMD dessa então, já até pesquisei e ela é mais barata que kingstom ou corsair. Me ajude nesse quesito agora @MatrixWHOIS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS  Mais uma dúvida: Os slots são de cores diferentes, azul e preto. Quando comprei o pc, a memória já estava uma em um azul e outra em um preto. Estava lendo hoje, que os slots são cores diferentes devido a ser DDR2 e DDR3, isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex de Oliveira Soares Não, as cores dos slots são diferentes por causa do dual channel, por exemplo, pra por duas memória em dual channel, encaixa-se uma no primeiro slot azul e a segunda no terceiro slot azul. 

 

Outra coisa que você não fez: testa o computador no jogo que estava dando erro, só com o pente que funciona e posta o resultado. 

 

Sugiro você não comprar a da AMD, para evitar um defeito de novo. Vocẽ pode escolher entre comprar um pente de 8gb (mais barato) ou um kit dual channel (mais caro): 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776388478-memoria-8gb-ddr3-1600mhz-kingston-hyper-x-fury-original-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-739177223-memoria-corsair-8gb-1600mhz-vengeance-pro-2x4gb-vermelho-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Realmente não fiz esse teste do jogo com o pente que funciona. Mas suspeito que pode ter problema por ser pouca memória para o jogo, não? Mas irei fazer esse teste assim que chegar do trabalho e dou o respaldo.

 

Pensei a mesma coisa sobre a AMD, já que estragou comprar de outra marca. 

 

Desde já, agradeço muito sua atenção e ajuda. Foi muito útil, venho tendo esse problema à muito tempo rs. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Desde quando comprei o pc (usado) as memória estão em um slot de cada cor, uma no slot azul e outra no slot preto, e sempre reconheceu os 8gb normalmente. Quando fui testar sobre o que você disse sobre dual channel, colocando as 2 em cores iguais, não pega os 8gb:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/mem-jpeg

 

Será devido a memória estar com erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Teste em um dos jogos, funcionou! Não deu erro :). Agora vou testar em jogo mais pesado, desse ano. 

 

53 minutos atrás, MatrixWHOIS disse:

@Alex de Oliveira Soares Testou no jogo ? Dual channel é isso aqui: http://img.tomshardware.com/us/2007/10/17/parallel_processing/ram-dual-channel.jpg

As memórias não ficam encaixadas uma perta da outra, mas tem uma falha de 1 slot entre as duas. 

Sim... eu coloquei dessa forma, e mesmo assim, ficou igual na imagem que te mandei. Por isso perguntei, será que é devido a ram estar danificada?

adicionado 48 minutos depois

Testei outro pesado, que dava o travamento em 20 min de jogo ou menos. Nada de erro mano :tw_glasses:. Então definitivamente o problema era na ram. Considere como resolvido. Só ficou essa dúvida de colocar as duas em dual channel e pegar apenas 3,98 GB

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatrixWHOIS Sim. ; (

 

Sobre o outro problema de o dual channel ficar 3,95 utilizável, olha só que engraçado. Limpei novamente as memórias com borracha e limpei o slot com pincel, e de 3,95 foi para 6,98. 

E outra, foi na Bios > North Bridge e a frequência dela está em 1333Mhz, sendo que as duas são 1600MHZ. Cara, que loucura.

 

Acho interessante relatar que quando fui tentar atualizar a bios, deu sucesso e pediu para reiniciar. Só que não iniciava mais, tive que resetar pelo plug trocando as posições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex de Oliveira Soares Exatamente, se o problema continuar o mais provável é a placa-mãe, ela ainda está na garantia ? Se estiver aciona a garantia, se não antes de comprar outra veja um orçamento com um técnico em eletrônica experiente, onde tem gente que entenda mesmo do assunto, dae ele testa os componentes e te passa o orçamento, de repente pode ser algum componentizinho próximo ao slots que estejam com problema e trocando resolve o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...