Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão


Posts recomendados

Boa noite pessoal, desculpa se já tiver algo igual ao que eu estou postando, mas já fiz muitas pesquisas e não encontrei nada que resolvesse, bom meu pc é praticamente novo, o comprei em fevereiro deste ano, já formatei o pc e mesmo assim está ruim, é a segunda vez que formato. As configurações são: placa de vídeo nvidia Geforce GTX 750 Ti 1 gb, processador intel core i3-4170, 16 gb de memória ram (dois pentes, cada um 8 gb de 1600 MHz hyperx fury kingston), placa-mãe gigabyte H81M-S1. O sistema é Windows 10, não sei se falta alguma informação, caso falte por favor avisem. Segui várias orientações para tentar melhorar, mas continua lento, tudo está lento, internet, jogos, abertura de programas, enfim, não sei mais o que fazer. Já fiz teste para saber se é problema na memória ram, fiz teste no HD para ver se era bad block, já fiz desfragmentação e nada. Eu li em algumas páginas que fonte ruim pode deixar o pc lento, de fato a fonte que veio com ele parece ser vagabunda nem marca parece ter, mas queria saber se isso procede, e se pode ser algum outro problema até mesmo de hardware, bom agradeço muito a quem tiver saco de me ajudar a resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem vários fatores e causas par lentidão no pc, dentre elas fonte. Porém o mais comum que eu reparo é erro ao configurar o setup do pc, HD é a segunda maior causa de baixo desempenho e pode ser problema de configuração ou problema físico.

Assim pelo forum vai ser difícil achar o problema. indico que você leve seu pc a um bom técnico, de preferência um que não tenha te vendido o pc :)

Tem tanta coisa que pode causar lentidão... só pondo a mão mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria, eu acho que não ajuda muito tirar uma foto dela, porque não tem nada escrito, é só uma caixa preta rs, mas agradeço a atenção.

adicionado 1 minuto depois

@Dantoim, é estou pensando mesmo em levar a um técnico, agradeço a sugestão.

adicionado 3 minutos depois

@BlackHeartn7, o pc estava bom quando chegou, acho que não é o HDD, eu não estou tentando usá-lo tirando o máximo dele, ele está ruim para uso básico mesmo, mas agradeço a sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grosso modo, Dalva, até um drive de dvd com defeito pode ocasionar isso que você ta relatando no seu pc. Na minha mão testaria peça por peça antes de tentar funcionar ele novamente.

Mas uma fonte de baixa qualidade não só pode promover também este tipo de comportamento do seu pc, tanto quanto pode danificar (ou ja ter danificado ou simplesmente provocando mal funcionamento) de algum outro hard que esteja a provocar esse "Bug". Por isto a indicação de bom técnico porque ele teria como testar seu pc esquartejando e procurando  a causa.

Agora se você ta mesmo afim de por a mão na massa comece pela fonte, nova e de boa procedência com capacidade para teu pc, e uma sobrinha para futuro upgrade ou mesmo para que você quando for substituir algum componente, tenha liberdade de optar por um que consuma um pouco mais.

Boa sorte com o pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi @Dantoim, eu estou interessada sim, o problema é que não queria gastar dinheiro sem ter certeza de que o problema é a fonte mesmo, mas pelo o que você disse pode ser a fonte mesmo, o pc tem apresentado esse comportamento recentemente, no começo ele estava bom, depois teve um dia que fez um barulho de explosão dentro dele, mas o estranho é que não saiu fumaça e nem cheiro de queimado, e continuou funcionando, mas com um pouco de lentidão, e essa lentidão só foi piorando, agradeço por ter esclarecido, eu vou ver se levo ele em um técnico ou se compro uma fonte nova e testo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!

Este barulho tipo que você relatou pode ocorrer com capacitor eletrolítico.

Bom ponto de partida.

Importante: Não ligue mais este pc.

Desligue da tomada antes de abrir!

Abra ele, e retire a fonte e, antes de abrir a fonte, procure por capacitores eletrolíticos estufado ou estourado na placa-mãe e seus agregado. No youtube você vai encontrar vídeos de referencia a vontade.

Se achar, continue a inspeção pela fonte. retire ela do gabinete. Abra ela com cuidado e verifique os capacitores da fonte. Se achar na placa-mãe vai ser preocupante. Mas na fonte também. Olhe c atenção por cima e por baixo dos capacitores da fonte.

Obs.: Nem sempre eles estouram por cima como é fácil ver pelos vídeos do youtube, por sobre alimentação.

Neste caso eles geralmente abrem por baixo e vazam.

Se um capacitor estufou e não estourou (o mais comum de se ver), é porque algum componente antes dele não funcionou direito e passou mais energia que deveria ou mesmo o próprio capacitor pode ter defeito de origem... da no mesmo. Está danificado e pode ser trocado se achar um com os mesmos valores e características. Mas só  repare esta fonte se tiver certeza que pode confiar nela, o que eu ja não faria, partiria para troca.

Se na placa-mãe e componentes agregado você não notou nada errado na inspeção, que ótimo, se você encontrou na fonte fica ai um motivo de preocupação menor se esta fonte não forneceu "energia defeituosa" pro resto do pc e danificou outra coisa que pode aparecer mais tarde, depois de substituir a fonte. Mas é só mesmo preocupação. Após troca da fonte, se for o caso vai monitorando o funcionamento do pc pra tirar esta dúvida (mais uma cisma mesmo), caso não encontre nada na inspeção visual.

E qq dúvida posta ai que agente vai te ajudando.

Interessante antes de comprar uma fonte tentar conseguir uma por empréstimo para teste, mas fonte boa de boa marca e potencia adequada. porque mesmo que você encontre o defeito na fonte do seu pc, ela ja pode ter danificado outro componente e você pode avaliar melhor se vai compensar reparar ou não.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa @Dantoim me deixou com medo agora, faz mais de um mês que isso aconteceu rs, já comprei uma fonte nova da Corsair de 600w, mas vai demorar um pouco para chegar. Você acha que a fonte pode ter danificado a minha placa-mãe, pelo motivo de eu ter continuado usando por tanto tempo o pc sem tem me preocupado em trocar a fonte? Como vou saber se tem algo de errado com a placa-mãe? Agradeço ai a sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procedendo a inspeção visual. você vai procurar os sintomas que descrevi, procura de capacitor eletrolítico estufado ou estourado. Não tenha medo. Mas evite usar o pc até achar e resolver o problema. Caso seja a fonte que tenha dado defeito o dano pode sim prejudicar o resto da máquina. Não que este seja o problema, mas é o primeiro passo.

Faça uma busca por capacitor eletrolítico para conhecimento, pra você saber como é esta peça e suas várias formas de apresentação. Depois veja o video de capacitor eletrolítico estourando para entender a dinâmica. Certamente não aconteceu no seu pc com a intensidade que você verá no vídeo, mas no fim dá no mesmo. Eu tenho quase certeza que você só encontrará danos na fonte, mas olhe também os capacitores da placa-mãe, principalmente em torno do processador e memórias. Devem estar em ordem, sem inchaço. Mas na fonte você deverá achar algum c problema, pelo barulho que você relatou ter ouvido. Quanto antes você verificar melhor. recomendo que você não use o pc até ter certeza q ta tudo bem com a placa-mãe e a fonte nova ter sido instalada.

A Corsair de 600? Ótima fonte mas está superdimensionada p seu pc, uma de 430/450 seria minha indicação. Mas tudo bem, funciona bem se você não tiver outra opção. Já comprou mesmo, né?

Se sua placa-mãe pode estar danificada já? Sim, ou o HD, ou um Drive de disco ou qq outro componente. Tensão incorreta danifica, tanto por falta como por excesso. Daí a importância de uma fonte de boa qualidade e de potencia dimensionada adequadamente para o pc. Por isso indiquei o técnico, ele tem como testar cada parte antes de juntar tudo de novo. E muitas vezes passa no teste, mas quando junta a tralha toda a zica aparece... 

Com você mesmo efetuando o reparo só tem como fazer substituição, compra e troca. E se funcionar bem, legal. Mas digamos que você troque a fonte e a lentidão persista. E ai? Vais trocar o que depois da fonte? Só testando pra saber!

você nem sabe ainda se é a fonte que ta com defeito? Abra e verifique. Se não achar nada errado com a fonte, e mesmo se achar, leve a fonte a um técnico que tenha ferramenta para teste dinâmico da fonte. Submeta ao teste para ver onde é que o bicho pegou, ou não. A partir daí, com o resultado deste teste,  vai dar pra rastrear outros possíveis problemas no resto do pc.

Como diria Jack, vá por partes!

Perca o medo e desmonta logo essa joça :)

QQ coisa postaê que agente vê de cá!

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal @Dantoim, entendi, vou abri ele sim, mas estou meio sem tempo por enquanto, ele está parado para evitar problemas, estou usando meu notebook, sobre a fonte da corsair de 600w, você acha que é muita tensão para a configuração do meu pc, isso pode dar problema nas peças? eEu comprei ela porque estava em promoção na kabum, e um técnico havia me dito que para a configuração do meu pc seria melhor uma de 500w ou até de 600w para não dar problema, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que é muita tensão. Esta fonte tem capacidade de alimentar um pc que consuma até 600W. Até gostaria de saber qual modelo você comprou porque me parece que tem fontes mais baratas e mais eficientes que ela, dependendo do modelo. Seu pc não consome isto (80% de 600W) hj. Mas se futuramente você for por uma placa de vídeo, processador e/ou até placa-mãe mais forte nele, a fonte de 600 seria a indicada. Como comentei uma de 450w te atenderia bem hj. Mas se você colocar a de 600 vai funcionar. Não é o ideal porque fica fora da faixa de eficiência da fonte. Mas eu mesmo estou usando uma fonte superdimensionada porque a pretensão era de usar 80% da capacidade dela. Ai não consegui concluir a máquina como eu queria. Hj ela trabalha a 50% da capacidade, portanto muito fora da faixa de eficiência também. Funciona bem e não aquece, mas deve consumir um pouco de energia elétrica a mais por este motivo. O ideal é usar uma fonte com uma pequena folga de 10 a 20%, dependendo da eficiência energética da fonte.

você deveria ter olhado a placa-mãe antes de comprar a fonte.

Não deixe de olhar os capacitores das suas placas, principalmente os verdes da placa-mãe.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom, pelo menos comprei um produto considerado de qualidade, abri o pc hoje e a placa-mãe não está com os capacitores danificados não, falta apenas abrir a fonte para verificar agora, mas ainda não deu tempo para fazer isso, o que vi é que a placa de vídeo estava muito suja com muito pó sobre os circuitos dela, ás vezes isso pode estar causando a lentidão também, não sei, mas dei uma limpada por precaução. Vou esperar chegar a fonte aqui e instalar ela para te retornar, agradeço ai como sempre a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Dalva_souza disse:

Não dá @AMDark, infelizmente não tenho como, eu até queria fazer isso, mas infelizmente não tenho amigos para pedir e em casa também não tenho rs, agradeço a dica.

É uma pena, infelizmente acredito que o unico jeito que lhe sobra seria levar a uma assistência especializada mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai Dalva, chegou a fonte?

É importante a limpeza sim, e a ventilação também. Quando aquece muito internamente a tendencia destes novos hards é manter os clocks baixos para evitar danos. Ai a baixa de desempenho. Certifique-se que as ventoinhas estão rodando livres, sem ruídos estranhos. Se tiver lugar desocupado coloque mais ventoinhas.

você acessa o setup do seu pc? de uma olhada nas configurações do processador, controle de temperatura etc. quando não é problema de hardware (hd bichando ou outro defeito físico do pc), geralmente as configurações são as responsáveis por problemas de desempenho.

sigo acompanhando daqui.

Sds.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Dantoim, a fonte chegou sim, mas ainda não tive tempo de instalar, é que eu faço faculdade daí tá difícil arrumar tempo, valeu ai pela dica, eu até acesso o setup, mas não sei exatamente como ele deve estar configurado, vou dar uma olhada se acho alguma coisa aqui na internet, se puder me dar uma luz sobre isso agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...