Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas de segurança - redes wifi


Roger92

Posts recomendados

Alguém pode me indicar algum sistema de segura para implementar em um servidor linux?

 

 

EDIT:

Estou fazendo um projeto de conclusão de curso, e vou falar sobre segurança em redes sem fio.Portanto, quero trabalhar com um servidor linux, um roteador para distribuir a internet.O que vocês recomendariam para implementar no servidor para gerar mais segurança? 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ubuntu-server 16.04.1. SIm eu estou querendo montar um servidor para maior segurança em minha rede.Onde meu cenário é um servidor linux, um roteador e dispositivos.Eu quero prover segurança para esses dispositivos da minha rede sem fio, só os métodos de segurança do roteador é bem fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensando a nível de segurança, há 3 fatores que tu precisas pensar:

 

1) Nível de segurança do Roteador de internet;

2) Nível de segurança do Servidor;

3) Nível de segurança da rede Wifi;

 

Se bem eu entendi, teu projeto envolve esses três fatores, não é verdade ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso seria apenas 2, servidor e roteador(ou rede wifi,), no caso de roteador aqui seria o de rede wifi(tipo tp-link,cisco, d-link), nao aquele roteador de internet.E gostaria de implementar algum sistema de segurança no servidor linux, tipo o freeradius para autenticação, squid proxy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... ja pensou em usar o PFSENSE?! Utilize também o OpenDNS, assim você consegue fazer o firewall com maior segurança! você pode editar as regras de acesso no PF para que tudo passe pelo seu serv do OpenDNS... Veja se isso atende...

Pelo que entendi é disso q você está precisando, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Roger92 Então, melhores práticas de segurança:

 

1) Roteador: Fechar todas as portas e permitir a passagem só da porta 80 e 443;

2) Servidor: Squid para controle de Conteúdo, S.O sempre atualizado, iptables implementado (somente porta 22 e redirecionamento do tráfico para o squid), bloqueio do acesso ao root via SSH, Base LDAP para usuários cadastrados da rede, etc;

3) Rede WiFi: Senha Forte (WPA2) e cadastro de MAC.

 

São as boas práticas de segurança. Segurança é uma série de medidas para não facilitar a invasão, engenharia reversa, etc...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

@Roger92 Não estou te entendendo. Como falei para você, segurança se começa pelo servidor. Se este é vulnerável, todos os usuários serão afetados.

 

Seguindo a sugestão que eu te passei, iptables, squid, autenticação pela base LDAP são procedimentos para segurança dos usuários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...