Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Licença de sistema operacional


Posts recomendados

Senhores do CDH,

 

Saudações,

 

 

Não sei se esta dúvida deveria ser postada aqui, nesta subdivisão. Mas não achei nenhuma outra a qual eu possa postá-la, e que seja mais adequada.

 

Tenho uma licença, até onde sei não é OEM (Comprei-a online na Microsoft Store. Nem mídia de instalação eu possuo) do Windows 8.1, e outra do Word 2013. Por problemas pessoais, tive que vender o desktop que em que elas estavam instaladas. Fiquei com as licenças, e gostaria de revendê-las, mas de uma maneira legal e honesta.

 

Cheguei até a anunciar em alguns sites, como o  Mercado Livre, OLX e até aqui no fórum do CDH. No site do Mercado Livre, cheguei a receber uma notificação para retirar meu anúncio, pois a Microsoft havia pensado se tratar de uma cópia pirata. NÃO É!!!

 

Bem, como não sei como fazer para ratificar a venda (Imaginei que fosse apenas repassar o código da chave de ativação), entrei em contato com o suporte da Microsoft. O contato foi feito pelo chat da empresa. Bem, a informação que recebi é que a licença é INTRANSFERÍVEL!!!

 

Tentei obter ajuda no Procon, no site Reclame Aqui e até no site Jus Brasil que trata de questões de direito. Tudo infrutífero, até agora... Realmente uma situação complicada esta. Não sei, sinceramente, o que fazer neste caso.

 

 

Apelo aos senhores. Sei que este é um caso não usual. Duvido que alguém aqui tenha passado por algo semelhante. Mas, talvez alguém saiba de alguém que possa me ajudar nessa questão. Se não, que pelo menos fique registrado.

 

 

Obrigado e abraços a todos...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Darth Walther, é importante que você saiba exatamente o tipo de licença que comprou. 

Se você comprou, e veio o produto em uma caixa, com um cartão dentro com o selo de legitimidade do produto, você tem uma licença do tipo FPP. Esse tipo de licença pode ser sim vendida, desde que acompanhe o "pacote todo". (ou seja, a NF do produto)

Se você comprou, e apenas lhe mandaram a chave por email, sem te enviarem nada "físico", você tem uma licença do tipo ESD... que também pode ser comercializada... desde que acompanhe também a NF.

Como você afirma que comprou na Microsoft Store, eu acredito que seja uma ESD. Portanto, o camarada que lhe atendeu no chat, ou não lhe entendeu, ou estava perdido. Ehehehe

Porém, vale ressaltar, que QUALQUER site de venda on-line de produtos, que você for anunciar um software, SEMPRE será exigido a NF de compra.. justamente para determinar o tipo de licença e se você realmente é o dono da mesma. 

Porque se não fosse assim, seria "muito fácil", eu ir em uma faculdade, por exemplo, anotaria todas licenças coladas no computadores, e sairia vendendo por aí. :D

 

Então é isso.. sugiro que tente entrar em contato novamente com a Microsoft... confirme se é uma licença ESD... se sim, pode vende-la sem problemas, (desde que acompanhe a nf), só terá um trabalho extra ao vender on-line, uma vez que terá que comprovar tanto a nf, como a autoria da compra.

abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

12 horas atrás, Caldasso disse:

@Darth Walther, é importante que você saiba exatamente o tipo de licença que comprou. 

Se você comprou, e veio o produto em uma caixa, com um cartão dentro com o selo de legitimidade do produto, você tem uma licença do tipo FPP. Esse tipo de licença pode ser sim vendida, desde que acompanhe o "pacote todo". (ou seja, a NF do produto)

Se você comprou, e apenas lhe mandaram a chave por email, sem te enviarem nada "físico", você tem uma licença do tipo ESD... que também pode ser comercializada... desde que acompanhe também a NF.

Como você afirma que comprou na Microsoft Store, eu acredito que seja uma ESD. Portanto, o camarada que lhe atendeu no chat, ou não lhe entendeu, ou estava perdido. Ehehehe

 

 

Amigo @Caldasso , é uma honra falar contigo. Sempre antenado e prestativo em suas respostas. Vou lhe dizer o que eu fiz. Eu tinha um desktop, acho que tinha Windows XP (Esse havia comprado na Kalunga, e veio com em uma caixa, com NF e tudo mais.) Entrei no site da Microsoft Store e comprei a licença do Windows 8.1, e, posteriormente, também a do Word 2013. Até cogitei comprar um Microsoft Essentials, depois, para tentar reproduzir um blu-ray que havia instalado. Enfim, mas esta é outra história.

 

Voltando ao tema da licença, bem... Como eu disse, o que eu tenho é o email recebido da loja da Microsoft contendo o nro. do pedido e a chave de ativação, e algumas outras informações. Nota fiscal, eu não tenho. Infelizmente.

 

Como eu disse, fiz uma reclamação no site Reclame aqui, depois de ter pedido ajuda ao Procon da cidade onde vivo. Antes, entrei em contato com o chat da Microsoft Store, e me disseram que eu não poderia vender a licença, por ela estar atrelada ao computador. Depois da reclamação no site Recleme Aqui, a Microsoft enviou uma resposta dizendo ser a licença intransferível também, como havia dito o atendente da Microsoft. Essa história parece que vai longe, camarada...

 

Quanto a nota fiscal, essa eu não tenho. Não tenho nem mídia de instalação. Baixei o produto direto para o computador e eu mesmo o instalei.

 

Sinceramente não sei o que fazer. Nota Fiscal, volto a repetir, essa eu não tenho. Um outro membro daqui do fórum, o @Menko, que é advogado, me sugeriu ir ao Tribunal Especial Cível. Acho que vou ter que "casar" com a Melinda Gates...

 

Não sei o que fazer,

 

Abraços,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Darth Walther pois é... normalmente a nota fiscal vai para o mesmo email que você recebeu a serial do produto. Geralmente, em formato de nf-e (nota fiscal eletronica).

 

É pouco provável que a Microsoft Store venda algo sem nota fiscal. 

 

Pelo seu relato, é quase que 100% de certeza que se trata de uma licença ESD (Eletronic Software Delivery). Portanto, este tipo de licença pode ser vendido, pois ele não é atrelado ao hardware. Mas, como falei, apenas se você repassar a NF original de compra. Sem a mesma, realmente, você não conseguirá vende-la. Uma vez que não conseguirá comprovar que realmente foi quem a adquiriu.

 

Não sei se vale a pena você procurar o JEC (juizado especial cível).. afinal, além de você não estar amparado (você nem sequer possui a nota), talvez lhe custe dinheiro, ao invés de recuperar ou "ganhar" dinheiro com isso.

 

Mas, você quem manda. Se acha que está no seu direito, go ahead! ;)

 

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

16 horas atrás, Caldasso disse:

@Darth Walther , opa... conheço sim.... eu.. você.. e outros.

 

Mas eu entendo seu ponto. Porém, vamos manter o assunto apenas sobre o licenciamento em si... 


Abraço

@Caldasso , tentei de várias maneiras obter uma cópia da referida NF. Peço chat de atendimento da MS Stores, por telefone. Sem sucesso. Me passaram vários procedimentos que não deram em nada, apenas perda de tempo. Desisti de obter essa maldita nota, camarada. Acho que só mesmo por via judicial. Enfim... Vou ter que casar com as licenças...

 

16 horas atrás, Douglas disse:

@Darth Walther mudaram algumas coisas no tipo de licenciamento. Você baixou sua cópia e efetuou a instalação? Se sim, abra o prompt de comando e digite o comando abaixo:

 

slmgr -dli

 

Tire um print da informação que é exibida e anexe aqui no fórum.

@Douglas , Não me lembro, mas baixei um executável e depois o executei. Isso já faz mais de um ano.

 

Quanto à sua sugestão, não posso mais executá-la pois tive que vender o desktop. Foi uma penas, pois era uma das poucas coisas que ainda me alegravam nas madrugadas insones.

 

 

Abraços a todos. Acho que vou encerrar este tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...