Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe alguma configuração com melhor custo/benefício que esta?


Posts recomendados

Estou pensando em fazer um "upgrade" no meu computador e inicialmente gostaria de trocar apenas placa-mãe, processador e memória. Entre várias placas mãe pensei na Gigabyte GA Z170M-D3H, cujas especificações estão aqui     http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5489#sp

Quanto ao processador estava pensando num Core I3 6100, 3.7Ghz, 3mb cache, LGA 1151  e inicialmente 1 memória DDR4 8GB(depois adiciono mais  memória). Não uso o computador para jogos, mas meu filho está usando autocad e no futuro pretendo colocar um core i7.  Inicialmente não pretendo colocar placa de vídeo.   A placa-mãe achei por R$ 657,00 à vista, o processador por R$ 440,00 à vista e a memória DDR4 8gb achei por R$ 215,00 Kingston Hyperx Black 2133Mhz  CL14(latência). Sei que a placa-mãe suporta DDR4 até 3466Mhz(over clocked). Pelo que entendi teria que fazer overclock para chegar 3466. Mas no caso poderia usar essa memória de 2133Mhz para fazer overclock nela.

O total da configuração acima deu um total de R$ 1.312,00. Existe alguma configuração com melhor custo benefício nessa faixa de preço. Só lembrando que para mim é super importante a placa-mãe ter 4 slots DDR4,  pois pretendo comprar  mais memória  e para  mim só dois slots seria  muito pouco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maurio Vai fazer overclock no processador? Se não for não faz sentido usar essa placa-mãe já que o processador é bloqueado para over. Se for trocar de placa-mãe (e continuar com esse processador) pegue alguma B150 ou H170 que vai ficar uns R$ 100 mais barato já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu pegaria uma B150 + I5 6600. Além de possuir mais núcleos físicos eles chegam em 3.9GHz em turbo clock. Pra autocad é melhor que este I3 aí.

Memória procura no ML 2400MHz que deve achar mais barato do que estes 215 reais aí.

 

No total acho que vai tudo rondar por um preço similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Godzilla, eu já tinha pensado na placa-mãe Gigabyte GA B150M D3H(achei por R$ 519,00) ela está R$ 157,00 mais barata que a GA Z170M-D3H(que custa R$ 657,00 )também  dei uma olhada na GA H170M D3H(R$ 559,00). Depois fiz um comparativo entre essas três placas no site da Gigabyte   http://br.gigabyte.com/products/comparison/list.aspx?ck=2&pids=5486,5490,5491

Eu não vi muita diferença entre a B150M D3H e a H170M D3H  só mesmo algumas diferenças no número de sata express e também no número de saídas USB.

E respondendo tanto a você, quanto ao Phoenyx e ao Alex, talvez eu fique com GA Z170M D3H com  memórias 2400MHZ( em stock) que posteriormente faria overclock nelas(encontrei por R$ 189,00 DDR4 8GB 2400Mhz).

Quanto ao processador o I5 6600(R$ 868,00 no Kabum) realmente é bem melhor que o I3 6100(R$ 440,00) mas também é quase o dobro do preço(diferença de R$ 428,00). No momento para mim acho que o I3 6100 tem um  melhor custo benefício que o I5 6600. Então acho que valeria a pena pegar o I3 e quando o I5 estiver com  preço mais em conta eu compro ele. E aí sim vou poder fazer over no processador/memórias.

Quanto à placa de vídeo pretendo comprar também dentro de uns meses. Na verdade pretendo trocar o gabinete e HD também, mas estou pensando em fazer upgrade aos poucos.

Obrigado pelas respostas e se tiverem algumas outras sugestões eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Processador pra placa Z tem que ser final K, que é bem mais caro.
Eu economizaria na placa-mãe, pegaria logo processador melhor e compraria memória no ML que sai quase 100 reais mais barato dependendo do modelo. Aí a diferença cairia para ~150 reais, o que é praticamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o pessoal comentou, overclock e custo/beneficio não andam juntos. Com sua placa z170 você precisaria de pelo menos core i5 com clock destravado para aproveitá-la bem.

 

Na sua configuração atual pegaria alguma h110 que são as placas com melhor custo/benefico, sei que você quer 4 slots de ram mas os dois slots de uma h110 suportam 2x16gb  totalizando 32 gigas de ram, que são um exagero em 99,9% dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx, eu entendi a sua ideia, mas o core i5 6600k eu achei por R$ 938,00(o normal 6600 sem k achei por R$ 868,00 diferença de 70 reais. Então como a diferença é de apenas R$ 70,00 valeria mais a pena pegar o 6600k. Quanto a memória no ML achei a mais barata por R$ 184,00 DDR4 GB 2400Mhz Kingston.

A diferença entre as placas mãe ficou em R$ 138,00 e entre os processadores I5 6600k(R$ 938,00) e o I3 6100(travado) R$ 440,00 é muito grande R$ 498,00.

Se eu pegar a placa-mãe mais barata GA B150M(2133mhz) depois não vai dar para aproveitar as memórias como na GA Z170m(memórias a 3466 o.clocked). Pensei em economizar no processador agora e quando no futuro trocar pelo I5 660k, já vou ter placa-mãe e  memorias que suporter o over

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=79406&origem=52&gclid=COnlk6nvj88CFYiAkQodVv8HlQ

150 mangos de diferença. Aí você tira 35 da memória (que além do preço é melhor)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794664037-memoria-pc-kingston-hyperx-fury-ddr4-1-x-8gb-2400-mhz-_JM

+ 70 do processador K para o sem K. Total da diferença aí cai pra 200~250 mangos.

 

Bom, a escolha é sua. No upgrade para I5 ou I7 ainda vai perder dinheiro vendendo I3 usado.

PS: Eu tmb não pegaria H110 se fosse você, mínimo aí é B150.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@raonibs Em processadores não K e placas não Z você só tem a opção pelo BCLK, que seria semelhante ao antigo FSB. Ou seja, não é possível alterar o multiplicador.

Resumindo, se não sabe nada de overclock e quer aprender vá de Z + K, se nem sabe o que é overclock ou não pensa em fazê-lo não justifica gastar dinheiro nisso. E se sabe mexer com FSB, tensão do chipset e etc dá pra se virar sem placa ou processador específico.

 

A grande maioria dos usuários estaciona naquilo que pensavam ser "apenas temporário", pois daqui um ano ou mais não vai mais compensar investir na mesma plataforma. Vão lançar placa X melhor, CPU Y mais forte, e o seu equipamento se torna obsoleto. A grande maioria que pega I3 vai morrer com ele, e por aí vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Phoenyx disse:

@raonibs Em processadores não K e placas não Z você só tem a opção pelo BCLK, que seria semelhante ao antigo FSB. Ou seja, não é possível alterar o multiplicador.

Resumindo, se não sabe nada de overclock e quer aprender vá de Z + K, se nem sabe o que é overclock ou não pensa em fazê-lo não justifica gastar dinheiro nisso. E se sabe mexer com FSB, tensão do chipset e etc dá pra se virar sem placa ou processador específico.

 

A grande maioria dos usuários estaciona naquilo que pensavam ser "apenas temporário", pois daqui um ano ou mais não vai mais compensar investir na mesma plataforma. Vão lançar placa X melhor, CPU Y mais forte, e o seu equipamento se torna obsoleto. A grande maioria que pega I3 vai morrer com ele, e por aí vai.

Phoenyx, quanto ao overclock eu aprendi aqui mesmo no fórum. Agora quanto aquilo que você falou que o "temporário" acaba ficando definitivo eu acho que está corretíssimo. Estava aqui em casa pensando a mesma coisa: há cerca de 10 anos atrás quando comprei meu core 2 duo E6300, pensei que futuro compraria um quad core extreme QX  9300, mas imagine se ei comprei. De fato acontece aquilo que você falou aparece placa X melhor e CPU Y melhor e você acaba ficando com a placa e cpu que você já tinha.

Ainda não "bati o  martelo", mas estou pensando em ficar com core i5 6600k(R$ 938,00),  com a placa Gigabyte GA Z170M D3H(R$ 657,00) e com 1 DDR4 2400Mhz.

Quanto a memória  não sei se compro 1 DDR4 2400 16GB ou 1 DDR4 2400 8 GB(R$ 184,00). Sei que vou precisar de duas para obter o dual channel, mas posso comprar uma agora e depois comprar outra. Quanto a memória, há 15 anos atrás era comum DDR 256 ou 512mb e no total dava para usar 1GB, então acho que memória quanto mais melhor.

Se alguém tiver preço melhor por favor poste aqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, maurio disse:

Quanto a memória  não sei se compro 1 DDR4 2400 16GB ou 1 DDR4 2400 8 GB(R$ 184,00). Sei que vou precisar de duas para obter o dual channel, mas posso comprar uma agora e depois comprar outra. Quanto a memória, há 15 anos atrás era comum DDR 256 ou 512mb e no total dava para usar 1GB, então acho que memória quanto mais melhor.

Se alguém tiver preço melhor por favor poste aqui. Obrigado.

 

Antigamente toda memoria era pouca, mas hoje acho muito difícil alguém usar mais de 8gb, normalmente mais que isso fica ocioso. Há tempos  que parece que a necessidade de memória do usuário médio estagnou em termos de quantidade de gigabytes. Se quiser garantir por um bom tempo futuro 16gb são suficientes, mais do que isso provavelmente vai ser gastar dinheiro à toa. Outra coisa que você deve ficar atento é sobre o dual channel, se comprar uma memoria  hoje e deixar para comprar outra depois pode ser que você não encontre exatamente o mesmo modelo. A todo instante entram novos modelos e saem os antigos de linha. Já tive a experiência de comprar uma memória ddr4 numa semana e na outra semana já não encontrar mais nenhuma no mercado para fazer dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei muito em consideração a opinião de todos que postaram aqui e preferi comprar um bom processador(Core I5 6600K) e boa placa-mãe( Gigabyte GA Z170M D3H, que me permita fazer um bom over. Não pretendo fazer um over muito radical, só mesmo para ganhar um pouco mais de desempenho.

Comprei também 2 memórias de 8Gb DDR4 2400Mhz  CL15. A latência das memórias achei um  pouco alta principalmente se comparadas às DDR3. Pelo que vi as DDR4 normalmente têm maiores frequências, mas com latências maiores. As DDR3 normalmente tem menores frequências que as DDR4, mas têm também menores latências.

Escolhi boa placa-mãe e processador porque se comprasse uma placa  mãe ou processador mais básicos e depois quisesse trocar seria bem  mais  difícil. Primeiro que  seria difícil de vender e segundo que teria que vender a um  preço baixo. Então comprei algo que acredito vou usar por vários anos.

Agora gostaria de sugestões de gabinete, cooler e SSD. Quanto ao gabinete gostaria de comprar um com lateral de acrílico e com leds decorativos com preço  em conta. Um  cooler que permita over básico, nada muito agressivo e também não muito caro. E SSD estava pensando  em  um de 120Gb,  mas não sei se é pouco. No futuro pretendo trocar meu velho HD de 400Gb por um melhor, então não  estava pensando em SSD com  muitos Gigas.

Quem tiver alguma sugestão de gabinete, cooler e ssd mais  em  conta, por favor fique a vontade para sugerir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante dos  gabinetes da pc yes, dentro das características que você apontou, tem o gabinete java que é o mais básico e o mais em conta da linha deles.

 

O Cooler vai depender do tanto de over que você pretende, um GAMMAXX S40 DEEPCOOL tem o preço bem em conta e já da para começar a brincar. Ele tem capacidade de 130W o que da uma gordura para over (i5-dissipa 95w sem over)

 

O SSD pode ser de 120GB, você instala os programas mais usados e o sistema operacional (isso deve girar em torno 60~80GB) e deixa o resto no HD. acho que hoje o mais barato é kingston uv400 ~R$200 e deve lhe atender bem.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raonibs,  obrigado pelas sugestões. Eu gostei do gabinete Java,  comprei um vermelho. Agora vem parte mais difícil,  que é pagar kkkk.

Quanto ao cooler você sabe se o cooler do core 2 duo serve no core i5. Porque se servir coloco o cooler do core2 duo e depois compro esse cooler que você falou e faço o over

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@maurio Cooler box? Não serve, tem uma pequena diferença na distância dos furos na placa-mãe.

 

SSD eu pegaria pelo menos um com 250GB, 120GB dá pra nada. Pegaria tmb o 850 EVO, se a grana tá curta vai de Sandisk, passaria batido dos Kingston V e UV.

Cooler se quiser pode pegar o Coolermaster 212X, o valor não tá muito salgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx, comprei o coolemaster hyper 212x porque verifiquei que a qualidade dele é muito boa e porque não está muito caro(R$ 150,00). E comprei um gabinete da Pcyes Java cor vermelho/preto que o Raonibs me indicou.

O ssd vai ficar para daqui há alguns meses. A configuração ficou assim:

Processador Core I5 6600K                      R$ 929,00

placa-mãe Gigabyte GA Z170M D3H       R$  669,00

Memória 8Gb DDR4 2400  Mhz CL15      R$  198,00 cada

Gabinete PCyes Java vermelho/preto      R$   152,00

Coooler Coolermaster Hyper 212x           R$   148,00

O total da compra à vista ficou em R$ 2.250,00 já incluído aí vários fretes.Coloquei os preços porque se alguém quiser fazer a mesma configuração já vai saber os preços. Tentei comprar no mesmo site, mas foi impossível. Um site tinha o processador,  mas não tinha a placa-mãe. Outro site tinha o gabinete e o cooler, mas eles estavam bem mais. Agora só falta esperar chegar e montar o novo PC. Obrigado a todos pelas sugestões.

Não vou comprar  o SSD agora, mas verifiquei que o 850 EVO está bem  mais caro que o SSD da Kingston, será que a diferença de qualidade é tão grande mesmo? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx, quando for comprar SSD provavelmente vou escolher SSD Sandisk. Pelo que verifiquei tem boa qualidade e um preço médio, nem  muito caro e também não muito barato. Agora gostaria de deixar um sugestão para aqueles que estão querendo comprar ou trocar de processador.   Escolhi o I5 6600k por ser um bom processador, tem  bom custo benefício e dá para fazer um bom overclock nele(claro que placa-mãe e memórias e fonte precisam também serem boas).  Vi  um comparativo entre dois core i7 e o I5 6600k,  mais precisamente o comparativo do site Cpuboss é entre os core i7, mas também incluíram o i5 6600k. É claro que os i7 ganharam,  mas por uma margem bem pequena. Se levarmos  em conta que no Brasil os core i7 6700k e o i7 4790k estão por volta de R$ 1600,00  e que em consegui comprar o i5 6600k por R$ 929,00 acredito que fiz boa escolha e recomendo a todos esse processador.

Claro que  existem processadores melhores que  o i5 6600k, mas também são mais caros. O teste do Cpuboss você pode conferir aqui     http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i7-6700K-vs-Intel-Core-i7-4790K

Nesse site você pode ver outros comparativos. É claro que são benchmarks, mas dá para ter uma ideia  do  desempenho desses processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx, dei uma olhada no site do Anandtech,  no site Tomshardware, no guru3d.com

http://www.guru3d.com/articles-pages/core-i5-6600k-processor-review-desktop-skylake,1.html

e também no site do eurogamer    http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2015-intel-skylake-core-i5-6600k-review

Estou deixando os links acima para quiser dar uma  conferida nos artigos. Quanto ao SSD, estava interessado no SSD da Sandisk de 240GB. Mas verifiquei que existem  SSD com maior velocidade, mas também com  preços bem maiores.  Trata-se desse SSD Pci express

SSD Kingston HyperX Predator 240GB PCI-Express 2.0 x 4 Leituras: 1400MB/s e Gravações: 600MB/s - SHPM2280P2H/240G.

A velocidade de leitura é maior que os outros SSDs.  Alguém tem esse tipo de SSD Pci express, para informar se realmente ele é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, maurio disse:

Phoenyx, dei uma olhada no site do Anandtech,  no site Tomshardware, no guru3d.com

http://www.guru3d.com/articles-pages/core-i5-6600k-processor-review-desktop-skylake,1.html

e também no site do eurogamer    http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2015-intel-skylake-core-i5-6600k-review

Estou deixando os links acima para quiser dar uma  conferida nos artigos. Quanto ao SSD, estava interessado no SSD da Sandisk de 240GB. Mas verifiquei que existem  SSD com maior velocidade, mas também com  preços bem maiores.  Trata-se desse SSD Pci express

SSD Kingston HyperX Predator 240GB PCI-Express 2.0 x 4 Leituras: 1400MB/s e Gravações: 600MB/s - SHPM2280P2H/240G.

A velocidade de leitura é maior que os outros SSDs.  Alguém tem esse tipo de SSD Pci express, para informar se realmente ele é bom.

 

O problema do pci-express é que se você tiver uma placa de video gordinha (e do espaço na placa-mãe) ela tampas as conexões pci não dando para colocar mais nada ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...