Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 4690k alto uso de CPU


Posts recomendados

Boa noite!!

 

Estou com um problema que está me dando muita dor de cabeça.

 

Eu utilizava uma placa-mãe H61M-A/BR com processador i5 2310. Ele funcionava bem, apenas algumas tarefas que eu desejava fazer simultaneamente que ele dava umas travadas durante o jogo. Utilizo 2 monitores e isso era um problema pra ele, deixava minha jogabilidade com baixa qualidade.

 

Fiz upgrade recentemente para placa-mãe B85M-E/BR com um processador i5 4690K de 3.5Ghz e turno 3.9Ghz. Estou tendo muitos problemas desde então!! 
O uso de CPU dele ao tentar jogar CSGO com apenas ele aberto chega a até 98% de uso e isso acaba resultando nas travadas chatas.

 

Isso não acontecia com o i5 2310. A principio acreditei ser SO, pois na troca das peças não houve formatação do HD. Na troca era windows 10 e o sistema preparou tudo para funcionar com as novas peças, então formatei para Windows 7 e ainda assim continuou o mesmo problema. Não consigo jogar nada sem travar!! 

Alguém sabe me dizer o que acontece??? Há algum procedimento que resolva esse problema? Obs: A temperatura do processador na jogatina já chegou a 74º e isso me preocupa pois está com pasta térmica e o cooler padrão de caixa.

 

Observem na imagem: Em CPU USAGE estava tudo em 95% ~ 100%. Isso quando eu estava jogando. Ao minimizar ele abaixa o uso do CPU. 

Me ajudem!

Test1.png

adicionado 0 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque a placa-mãe, essa ASUS B85 tem 3 VRMs e sem dissipador isso é insuficiente pra esse i5.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-asus-b85m-e-br/3117/5

 

Se procurar encontrará na net que placas com 3 VRMs H81 ou B85 são pouco pra Pc Gamers. No máximo um i3 pra escritório.

 

Um exemplo que achei rapidamente: http://www.hardware.com.br/comunidade/4790k-i7/1384588/

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que testar essa placa com outro processador e o processador com outra placa, de preferência com Win recentemente formatado.


só assim você vai ter certeza do que você deve comprar.
ja vi casos em que o processador estava esquentando(Raro, só vi 1x em 34 anos) e o restante estava ok e o contrario tb.
testar as partes em uma outra maquina é a melhor solução, assim você vai comprar a peça correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 horas atrás, Hqxriven disse:

Troque a placa-mãe, essa ASUS B85 tem 3 VRMs e sem dissipador isso é insuficiente pra esse i5.

A placa funciona perfeitamente com esse Core i5. Se houver algum problema relacionado a ela é por defeito de fabricação.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos Abra o gerenciador de tarefas e verifique o que está aberto e usando os recursos do seu computador. Em jogos, use o MSI Afterburner para monitorar temperaturas e clocks. Isso aí muito provavelmente não é problema de hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Respeito a sua opinião, mas tenho uma opinião distinta.

 

O próprio Clube do Hardware já analisou essa placa-mãe e informou:

 

A ASUS B85M-E/BR é uma placa-mãe básica (mas não tão básica quanto a H81M-A/BR que analisamos recentemente para processadores Intel LGA1150, casando perfeitamente com a aplicação-alvo do chipset B85, que é computadores de escritório. Baseada em um chipset simples, ela é relativamente barata, e isto se reflete também na ausência de recursos como opções avançadas de overclock, suporte a SLI, etc. Ela também traz um número mais baixo de portas USB 3.0 e SATA-600 do que as placas mais caras, justamente por utilizar um chipset simples e não ter chips extras para controlar portas adicionais..

Para o usuário que está procurando por uma placa-mãe para montar um computador baseado em um processador Intel LGA1150 de baixo custo, com até quatro unidades de armazenamento e não vai usar mais do que uma
placa de vídeo nem pretende fazer overclock, a ASUS B85M-E/BR oferece uma boa relação custo/benefício.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-asus-b85m-e-br/3117/8

 

Ela é uma ótima placa mas não para um público gamer.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos

 

Vou deixar uma análise de uma gigabyte que da mesma forma que a Asus usa um VRM sem dissipador e atualizou a mesma (a placa-mãe para Revisão 2.0) para usar apenas 3 fases (ao invés de 4)

 

Assim como a Asus a Gigabyte escolheu utilizar dois mosfets por fase. Em outras palavras na questão de quantidade de fases do regulador de tensão e mosfets por fases essa Gigabyte é igual a sua Asus, além de ser uma B85.

 

O mais interessante é ver o quanto isso impactou o processador que da mesma forma que o seu usa um TDP de 84w.

 

https://uk.hardware.info/reviews/5835/3/spot-the-differences-gigabyte-motherboard-revisions-present-markedly-different-test-results-b85m-hd3-revision-differences-including-test-results

 

As it turns out, the 4770K CPU on the Rev 2.0 board throttles to 800MHz after about 2.5 minutes of Prime 95. Using an infrared thermometer we measured the mosfet temperatures, which turned out to be 112 ºC. With the board set manually to a more agressive turbo (i.e. the Rev 1.0 default setting) the CPU throttles after merely 15 seconds to 800 MHz.

 

During the video encoding we don't see any throttling on the Rev 1.0 board (com 4 fases), even with its default agressive Turbo setting. The mosfet temperatures remain around 80 degrees. The Rev 2.0 board with Intel's default Turbo, throttles after 6 minutes already back to 800 MHz, with mosfet temperatures between 105 and 112 degrees. The throttling results in a clearly lower score. With the Rev 2.0 board set to the more agressive turbo, the CPU throttles already after 4 minutes of video encoding.

 

Hg9hT48.png

 

UsUpItr.png

 

15 segundos codificando um vídeo foi o suficiente para o processador ter seu desempenho piorado jogando o clock para o mínimo. Quando um VRMs está com temperatura altíssima, ele derruba a tensão, o clock e também pode dar travadas.

 

Bem... Deixo as conclusões com você. Se você usar um cooler diferente do Box as coisas podem ser ainda piores por causa da falta de fluxo de ar ao redor dos VRMs, use alguma ventoinha pra ver se pelo menos melhora um pouco.

 

Na minha opinião vale mais a pena um H97 com mais de 4 fases com dissipador do que um B85 pra escritório.

 

Faz tempo que não vejo, mas talvez você encontre dissipadores para VRMs, na pior das hipóteses compre.

 

Abraços.

 

(Sobre o artigo que mencionei a Gigabyte não rebateu e nem respondeu, porque será?)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 horas atrás, Hqxriven disse:

@Foxwalt Respeito a sua opinião, mas tenho uma opinião distinta.

 

O próprio Clube do Hardware já analisou essa placa-mãe e informou:

 

A ASUS B85M-E/BR é uma placa-mãe básica (mas não tão básica quanto a H81M-A/BR que analisamos recentemente para processadores Intel LGA1150, casando perfeitamente com a aplicação-alvo do chipset B85, que é computadores de escritório. Baseada em um chipset simples, ela é relativamente barata, e isto se reflete também na ausência de recursos como opções avançadas de overclock, suporte a SLI, etc. Ela também traz um número mais baixo de portas USB 3.0 e SATA-600 do que as placas mais caras, justamente por utilizar um chipset simples e não ter chips extras para controlar portas adicionais..

Para o usuário que está procurando por uma placa-mãe para montar um computador baseado em um processador Intel LGA1150 de baixo custo, com até quatro unidades de armazenamento e não vai usar mais do que uma
placa de vídeo nem pretende fazer overclock, a ASUS B85M-E/BR oferece uma boa relação custo/benefício.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-asus-b85m-e-br/3117/8

 

Ela é uma ótima placa mas não para um público gamer.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos

 

Vou deixar uma análise de uma gigabyte que da mesma forma que a Asus usa um VRM sem dissipador e atualizou a mesma (a placa-mãe para Revisão 2.0) para usar apenas 3 fases (ao invés de 4)

 

Assim como a Asus a Gigabyte escolheu utilizar dois mosfets por fase. Em outras palavras na questão de quantidade de fases do regulador de tensão e mosfets por fases essa Gigabyte é igual a sua Asus, além de ser uma B85.

 

O mais interessante é ver o quanto isso impactou o processador que da mesma forma que o seu usa um TDP de 84w.

 

https://uk.hardware.info/reviews/5835/3/spot-the-differences-gigabyte-motherboard-revisions-present-markedly-different-test-results-b85m-hd3-revision-differences-including-test-results

 

As it turns out, the 4770K CPU on the Rev 2.0 board throttles to 800MHz after about 2.5 minutes of Prime 95. Using an infrared thermometer we measured the mosfet temperatures, which turned out to be 112 ºC. With the board set manually to a more agressive turbo (i.e. the Rev 1.0 default setting) the CPU throttles after merely 15 seconds to 800 MHz.

 

During the video encoding we don't see any throttling on the Rev 1.0 board (com 4 fases), even with its default agressive Turbo setting. The mosfet temperatures remain around 80 degrees. The Rev 2.0 board with Intel's default Turbo, throttles after 6 minutes already back to 800 MHz, with mosfet temperatures between 105 and 112 degrees. The throttling results in a clearly lower score. With the Rev 2.0 board set to the more agressive turbo, the CPU throttles already after 4 minutes of video encoding.

 

Hg9hT48.png

 

UsUpItr.png

 

15 segundos codificando um vídeo foi o suficiente para o processador ter seu desempenho piorado jogando o clock para o mínimo. Quando um VRMs está com temperatura altíssima, ele derruba a tensão, o clock e também pode dar travadas.

 

Bem... Deixo as conclusões com você. Se você usar um cooler diferente do Box as coisas podem ser ainda piores por causa da falta de fluxo de ar ao redor dos VRMs, use alguma ventoinha pra ver se pelo menos melhora um pouco.

 

Na minha opinião vale mais a pena um H97 com mais de 4 fases com dissipador do que um B85 pra escritório.

 

Faz tempo que não vejo, mas talvez você encontre dissipadores para VRMs, na pior das hipóteses compre.

 

Abraços.

 

(Sobre o artigo que mencionei a Gigabyte não rebateu e nem respondeu, porque será?)

 

@Hqxriven A solução então é trocar de placa-mãe? Não pesquisei o suficiente então pra selecionar essas peças. Não achei que a placa-mãe limitaria o uso da CPU. Poderia me indicar alguns modelos de placas mãe?

 

Uma MSI H97M-G43 atenderia a todos os recursos do meu i5 4690K ?

 

 

adicionado 3 minutos depois
20 horas atrás, guialtran disse:

é pode ser isso tb, já vi vários Coolers da Intel soltos!
 

 

 

@Hqxriven @guialtranFoi bem instalado sim !! Comprei um watercooler Corsair H60 Series recentemente, assim que chegar vou testá-lo. Ver se melhora o desempenho. Caso não resolva, vou seguir o conselho do @Hqxriven.

adicionado 6 minutos depois
20 horas atrás, Foxwalt disse:

A placa funciona perfeitamente com esse Core i5. Se houver algum problema relacionado a ela é por defeito de fabricação.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos Abra o gerenciador de tarefas e verifique o que está aberto e usando os recursos do seu computador. Em jogos, use o MSI Afterburner para monitorar temperaturas e clocks. Isso aí muito provavelmente não é problema de hardware.

 

@Foxwalt Fiz a verificação várias vezes e a maioria delas não apresentava nenhum programa/recurso/processo/serviço que consumasse tanto do CPU. Todos apresentam baixo índice de consumo. Porém a utilização de CPU apresenta 40% ~ 70% sem estar jogando, apenas com páginas de navegador abertas e alguns em 2º plano (Steam/Origin/Battle.net entre outros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Cavalcanti Passos Eu sou péssimo pra recomendar placas mãe, porque já passei por apuros e hoje só prefiro recomendar placas bem parrudas. Quanto a essa daí que você mencionou, eu não compraria.

 

Quanto a instalar o WC coloque uma ventoinha próxima ao VRM, vi diversas pessoas que só com isso já conseguiram dar um jeitinho nos FX.

 

Citação

Porém a utilização de CPU apresenta 40% ~ 70% sem estar jogando, apenas com páginas de navegador abertas e alguns em 2º plano (Steam/Origin/Battle.net entre outros).

 

Chrome é um ladrão e vários programas em background também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Hqxriven disse:

@Vinicius Cavalcanti Passos Eu sou péssimo pra recomendar placas mãe, porque já passei por apuros e hoje só prefiro recomendar placas bem parrudas. Quanto a essa daí que você mencionou, eu não compraria.

 

Quanto a instalar o WC coloque uma ventoinha próxima ao VRM, vi diversas pessoas que só com isso já conseguiram dar um jeitinho nos FX.

 

 

Chrome é um ladrão e vários programas em background também...

@Hqxriven  Pois então, eu tenho uma FAN que fica ao lado da VRM que seria a superior, portanto acho que não traria a solução :( 

 

Poxa, achei que seria uma boa a da MSI. Escolher placa-mãe pelo visto não é tão simples..

 

Espero que o watercooler melhore um pouco, pois dei uma apertada $$ e no momento não vou poder comprar outra placa-mãe muito uma parruda.

 

Chrome, realmente é um ladrão. Mas nem ele nem os programas em segundo plano que rodam em meu pc deveria estar causando tanta utilização de CPU principalmente quando falamos de um i5 4690K, até por eles serem 2º plano o consumo é muito menor. Então continuo na mesma.

 

Agora as possibilidades da causa é:

• placa-mãe (Por conta dos VRMs)

• Cooler (Por conta da alta temperatura).

 

Vou testar com WC e caso não resolva troco a placa-mãe e informo aqui o resultado.

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Cavalcanti Passos disse:

Porém a utilização de CPU apresenta 40% ~ 70% sem estar jogando, apenas com páginas de navegador abertas e alguns em 2º plano (Steam/Origin/Battle.net entre outros).

Tem algo errado aí.. Não é possível um uso tão alto assim, só com navegador e algo em segundo plano.. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Hqxriven Interessante o teste. Gostaria apenas de ver as temperaturas alcançadas pelo processador durante esse mesmo teste e como o circuito regulador de tensão poderia ter influenciado (ou o contrário). Obrigado por compartilhar. Vou procurar saber mais sobre o assunto.

 

Ressalto apenas o fato de problemas em placas AMD com chipset 760G e processadores FX aparecerem com frequência, mas isso não acontecer com as placas mais simples da Intel. Bem, ao menos por aqui. E a isso soma-se o fato dos processadores Intel representarem fatia de mercado muito maior.

 

Quanto ao teste do Clube do Hardware, ele descreve um uso ideal (que é um tanto óbvio pela categoria da placa), mas não cita conclusões proibitivas a qualquer tipo de uso.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos A possibilidade de ser problema nos componentes em si é bem pequena. Insisto que isso aí parece muito problema de software. Faça diagnósticos corretos e completos antes de sair gastando dinheiro em algo que pode não ser a causa do problema.

 

Primeiramente, abra o gerenciador de tarefas e vá até a aba "Processos". Clique em "Mostrar processos de todos os usuários" e informe se há algum processo com uso anormal. Dê uma atenção especial aos vários "svchost.exe". Se quiser, faça capturas de tela e nos mostre.

 

No mais, experimente desativar as atualizações automáticas do Windows e reinicie o computador. Já aconteceu comigo, usando o Windows 7, de ter algum problema com o Windows Update que jogava o uso do processador lá nas alturas (e meu processador é um Core i5-4670K). Se isso resolver, veja se reativar a ferramenta faz o problema voltar.

 

No mais, use o MSI Afterburner para monitorar o uso, os clocks e a temperatura dos componentes (principalmente do processador) durante o jogo.

 

Sem essas informações vai ficar bem difícil ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Hqxriven Interessante o teste. Gostaria apenas de ver as temperaturas alcançadas pelo processador durante esse mesmo teste e como o circuito regulador de tensão poderia ter influenciado (ou o contrário). Obrigado por compartilhar. Vou procurar saber mais sobre o assunto.

 

Ressalto apenas o fato de problemas em placas AMD com chipset 760G e processadores FX aparecerem com frequência, mas isso não acontecer com as placas mais simples da Intel. Bem, ao menos por aqui. E a isso soma-se o fato dos processadores Intel representarem fatia de mercado muito maior.

 

Quanto ao teste do Clube do Hardware, ele descreve um uso ideal (que é um tanto óbvio pela categoria da placa), mas não cita conclusões proibitivas a qualquer tipo de uso.

 

@Vinicius Cavalcanti Passos A possibilidade de ser problema nos componentes em si é bem pequena. Insisto que isso aí parece muito problema de software. Faça diagnósticos corretos e completos antes de sair gastando dinheiro em algo que pode não ser a causa do problema.

 

Primeiramente, abra o gerenciador de tarefas e vá até a aba "Processos". Clique em "Mostrar processos de todos os usuários" e informe se há algum processo com uso anormal. Dê uma atenção especial aos vários "svchost.exe". Se quiser, faça capturas de tela e nos mostre.

 

No mais, experimente desativar as atualizações automáticas do Windows e reinicie o computador. Já aconteceu comigo, usando o Windows 7, de ter algum problema com o Windows Update que jogava o uso do processador lá nas alturas (e meu processador é um Core i5-4670K). Se isso resolver, veja se reativar a ferramenta faz o problema voltar.

 

No mais, use o MSI Afterburner para monitorar o uso, os clocks e a temperatura dos componentes (principalmente do processador) durante o jogo.

 

Sem essas informações vai ficar bem difícil ajudar.

concordo, acho que você deve refazer a mídia de instalação e tentar uma formatação completa, antes de qualquer coisa, olhar uma possível folga do dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segue mais evidências.

 

Na imagem Test2 apresenta o uso enquanto estou jogando com algumas 3 ou 4 paginas do chrome aberta sendo uma delas youtube. Após a linha amarela é quando encerro o jogo.

 

Na imagem Test3 contém um serviço do windows que está consumindo cerca de 25% do meu processador. Acredito ser um serviço comum, mas que não deveria estar consumindo tanto.

 

Na imagem Test4 contem o uso do meu CPU com apenas 3 páginas do chrome aberto e também exibindo alguns dos programas em segundo plano na barra de tarefas. Observem que a temperatura do meu processador se mantem aos 60Cº. Eu acredito que seja isso que está afetando o desempenho. Já configurei na BIOS o modo performance e a FAN no modo turbo. 

Estou no aguardo do WC pra fazer o teste final. 

 

@Foxwalt  Também acreditei ser software quando era W10 instalado. Fiz a formatação e instalei W7 para o teste, instalei os drivers atualizados, porém ele permaneceu da mesma forma! Com isso já eliminei a possibilidade de ser software.

 

@Hqxriven Mesmo que eu limite e melhore, não deveria ser solucionado dessa forma. É um processador potente que deveria aguentar muito mais do que apenas um CSzin rodando em primeiro plano e sozinho! Em ultimo caso vou seguir seu conselho e pegar uma placa parruda mesmo, não só por esse problema, mas por que estou realizando o upgrade de pouco em pouco e quero um dia chegar lá. A placa que pretendo pegar futuramente é a Z97M-Plus.

 

Test2.png

Test3.png

Test4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros, para a minha imensa infelicidade. Segue os testes realizados com WC H60 Corsair.

Alguém pode me explicar essas imagens? 

 

Feito a instalação do WC. Como eu já tenho um cooler 120x120 no gabinete eu utilizei dois coolers no radiador. Tive que virá-lo por falta de espaço. Observe que possui um fan na parte superior também.

WC Photo.png

 

Aqui os testes com e sem o WC jogando CS:GO.

 

Teste WC.png

 

E aqui é eu utilizando duas paginas do google chrome, COM WC INSTALADO.

 

Stand.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:(
na próxima, pergunte para comunidade, eu sei que eles vão te indicar uma boa placa pra jogos.

o meu processador é igual a este.
minha placa-mãe é a Asus H97M-E.

eu acho que te indicaria essa
placa-mãe ASUS Z97M-PLUS LGA 1150
http://www.terabyteshop.com.br/produto/4905/placa-mãe-asus-z97m-plus-lga-1150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, guialtran disse:

:(
na próxima pergunte para comunidade, eu sei que eles vão te indicar uma boa placa pra jogos.

o meu processador é igual a este.
minha placa-mãe é a Asus H97M-E.

eu acho que te indicaria essa
placa-mãe ASUS Z97M-PLUS LGA 1150
http://www.terabyteshop.com.br/produto/4905/placa-mãe-asus-z97m-plus-lga-1150

@guialtran Siim! essa mesmo que pretendo comprar. Muito obrigado.

adicionado 43 minutos depois

Pessoal, consegui achar uma melhoria para o meu processador. 

 

No windows 7 é executado um serviço do windows update que consome cerca de 25% do seu processador.

Nisso, meu processador estava trancado nos 55 Cº e com processamento de 40% pra mais. 

Fiz o seguinte:

1º Iniciar > services.msc > Procure o serviço "Windows Update" > Botão direito > Parar.

2º Ctrl + Shift + Esc > Vai no processo "svchost.exe" que está consumindo 25% de CPU > Botão direito > Ir para Serviços > Botão direito em "wuauserv" > Interromper.

 

Resultado :

 

2016-09-16_CPU_nice.png

 

Ele ainda da uns pico de 15% ~ 20% sem utilizar muitos programas simultâneos.

Não é a solução definitiva, mas já melhorou muito!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...