Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar esse amplificador ?


Matthwus

Posts recomendados

Gente achei uma amplificador aqui, pelo jeito é bem antigo, saída a transformador, não tenho a minima ideia de como ligar isso, tirei umas fotos se alguém puder ajudar.

 

Fonte do amplificador:

SAM_0402.JPG

Até aqui tudo bem, consegui ligar o trafo e vi que ele tem uma saída de 11,6+11,6vc, ele retifica as duas extremidades como positivo, e usa o center tap como negativa, não sei se a fonte dele é originalmente essa retificação mas está assim.

 

Placa, trafo driver, e trafo de saída, consegui umas informações do trafo de saída, e anotei no mesmo.

SAM_0403.JPG

 

na placa sai um fio verde e um vermelho, não sei onde liga eles.

 

SAM_0407.JPG

 

o trafo driver ja está com todos os fios soldados.

o transistor que vai ligado ao trafo de saída é 2 transistores 2SB337

 

tem um outro fio verde que vai ligado nos dois resistores, o outro lado do resistor vai para os dois transistores (os dois fios azul da parte de baixo vai para os transistores) o outro fio azul na parte de cima do resistor vai para a placa principal.

SAM_0408.JPG

 

e no transformador de saída tem dois fios soltos que também não sei onde liga-los, tem dois fio preto e dois fio com uma capa amarela

SAM_0406.JPG

 

na parte de baixo da placa principal achei escrito delta 240-2

SAM_0405.JPG

 

SAM_0404.JPG

 

pesquisando na internet pelo delta 240-2 que encontrei na placa, descobri que ele também é conhecido como delta 2022, não tenho carcaça dele, só tenho essas peças, mas procurando por delta 2022 na internet encontrei isso.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755542736-amplificador-delta-2022-15w-luz-bateria-com-defeito-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amplificador do tempo do onça, esse aí... 

Quando vi os transistores, pensei que fosse de germânio, mas não são. 

O trafo de saída geralmente tem 5 fios, um vai na fonte (não sei dizer se é + ou gnd, existe dos dois jeitos), os outros dois vão um em cada transistor e os que sobraram (no lado oposto) vão no alto falante. 

Se você quiser ligar mesmo essa coisa, faça uma engenharia reversa dele e mostre pra nós se não conseguir ligar. 

Apenas vendo fotos e cores de fios não ajuda em nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Amplificador do tempo do onça, esse aí... 

Quando vi os transistores, pensei que fosse de germânio, mas não são. 

O trafo de saída geralmente tem 5 fios, um vai na fonte (não sei dizer se é + ou gnd, existe dos dois jeitos), os outros dois vão um em cada transistor e os que sobraram (no lado oposto) vão no alto falante. 

Se você quiser ligar mesmo essa coisa, faça uma engenharia reversa dele e mostre pra nós se não conseguir ligar. 

Apenas vendo fotos e cores de fios não ajuda em nada. 

Os de saída do falante eu consegui identificar, achei 0,8 e 16 ohms, mas o primário tem 6 fios, dois já estão ligados nos transistores, e tem quatros fios soltos lá, na foto tem eles, são: dois preto e dois amarelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Mestre88 disse:

Os dois amarelo, estão ligados a um pedaço de uma chave, sabe pra que ela serve? 

Não sei, não tenho mais nada dele só isso, pelo que andei vendo com teste de continuidade, ele parece ter duas bobinas com 3 fios no primário, deve ser para fazer elas em série ou paralelo esses fios soltos, eu preciso da uma saída mas amanha vou medir certinho esse transformador e desenhar ele, ai posto por aqui, geralmente as extremidades vai nos transistores e o centro vai direto na alimentação.

 

Aqui umas informações do transformador que consegui hoje:

trafo saida.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Achei o esquema elétrico dele para comprar na internet por 20 reais, só falta ligar a fonte de alimentação, o transformador de saída, e a entrada de áudio, sera que vale a pena comprar o esquema para funcionar esse amplificador ? sera que tem boa qualidade sonora ? acredito que ele esteja funcionando, testei os trafos nenhum está em curto e os transistores também estão bom, queria a opnião de alguém que ja viu ele funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Matheus!

Cara, eu estou começando a entrar na área de áudio agora e ainda não sei muita coisa mas isso aí me parece um amplificador de toca discos.

Não vou poder te ajudar tecnicamente, mas posso ajudar(ou não) na decisão.

Amplificadores de Phono são muito sensíveis mas de "baixa potencia", bem... baixa para os falantes de hoje.

Citando a Isadora:

Eu, (eu) deixaria ele para sucata já que você não tem o gabinete, o que justificaria uma restauração.

A Delta S/A indústria e comercio de produtos eletrônicos era uma empresa Brasileira que fabricava equipamentos para rádio amadores e de áudio.  

Ele não faz nada de muito especial comparados aos CIs de hoje sem contar que esses eletrolítico dos anos 80 já devem estar secos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus caro colega já trabalhei com alguns amplificadores delta,e vou te falar uma coisa a qualidade de áudio é meio barroca e os que já fiz manutenção tive que trocar quase todos componentes como o colega citou os eletrolíticos devem estar secos concordo com todas palavras dele se você quiser tenho vários esquemas de amplificadores equalizador bem práticos de baixo custo e qualidade já montei todos e vendi garanto vale a pena montar p seu uso ou venda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Junior Cirne disse:

@Matthwus caro colega já trabalhei com alguns amplificadores delta,e vou te falar uma coisa a qualidade de áudio é meio barroca e os que já fiz manutenção tive que trocar quase todos componentes como o colega citou os eletrolíticos devem estar secos concordo com todas palavras dele se você quiser tenho vários esquemas de amplificadores equalizador bem práticos de baixo custo e qualidade já montei todos e vendi garanto vale a pena montar p seu uso ou venda 

Eu tenho um trafo aqui de 38+38vac e 3A, acredito que da pra fazer um amplificador transistorizado de uns 100wrms, se você tiver algum esquema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...