Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de video


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Boa noite galera do forum. Vim aqui pedir uma ajuda para vocês.

Hoje eu fui trocar a pasta térmica da GPU, pois ela estava dando 56 graus em iddle, eu não achei normal e resolvi trocar a pasta.

Fui testar ela depois de limpa e com a pasta nova, ela em iddle agora esta dando 36 graus, ai abri o msi afterburner e cloquei as fans no Maximo e abri um jogo para testa-la , mais quando entrei no mapa para começar a jogar rapidamente ela em menos de 10 segundo a GPU chegou a 99 graus, ai já sai do jogo com medo de causar danos a ela. 

A minha placa e uma GTX 650Ti Boost SC.

A e um detalhe que notei na placa de circuitos e que ela tem umas manchas meio esbranquiçadas.  

O que deve estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, REFiX disse:

Boa noite galera do forum. Vim aqui pedir uma ajuda para vocês.

Hoje eu fui trocar a pasta térmica da GPU, pois ela estava dando 56 graus em iddle, eu não achei normal e resolvi trocar a pasta.

Fui testar ela depois de limpa e com a pasta nova, ela em iddle agora esta dando 36 graus, ai abri o msi afterburner e cloquei as fans no Maximo e abri um jogo para testa-la , mais quando entrei no mapa para começar a jogar rapidamente ela em menos de 10 segundo a GPU chegou a 99 graus, ai já sai do jogo com medo de causar danos a ela. 

A minha placa e uma GTX 650Ti Boost SC.

A e um detalhe que notei na placa de circuitos e que ela tem umas manchas meio esbranquiçadas.  

O que deve estar acontecendo?

Você por acaso sem querer acabou fazendo um Overclock na sua placa de vídeo?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Andressa Lima disse:

mas antes de trocar a pasta você fez uma limpeza na placa?

A pasta termica era de qualidade boa?

Sim. Limpei ela toda, passei pincel e passei o secador para tirar o excesso de poeira, na parte do chip e do dissipador removi por completo a pasta velha e apliquei a pasta nova. A proposito não teve como ver se ela ainda estava dentro do ano da validade, porém estava com viscosidade boa.

A pasta usada foi essa: http://mlb-d1-p.mlstatic.com/pasta-termica-implastec-10g-processador-cpu-cooler-140601-MLB20358628381_072015-O.webp?square=false .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Andressa Lima disse:

Eu tmbm havia trocado a minha por esta, ela e razoável minha placa chegava a 66°  dps que troquei a pasta ela ficou em 55°.

Repare em sua placa de video se nos capacitores se algum deles esta estufado.(inchado)

 

Aparentemente eles não estavam estufados. porém eu andei dando uma olhada em outros posts e eles falam que a placa de vídeo vem com tipo de um adesivo térmico que não e para ser removidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@REFiX eu ia falar isso. Olhei umas fotos e tem uns adesivos. Você tem que abrir a placa mais ou menos sabendo o que tirou. Os adesivos costumam ser do VRM, então ela pode estar com os capacitores fritando.

 

Você tirou os adesivos? Não dá para substituir pela pasta, pois eles são mais altos. Teria que comprar o adesivo e reaplicar.

 

O ideal mesmo é comprar uma pasta térmica decente para o chip também. Se a grana está curta, a melhor opção é uma DeepCool Z5. Pode até juntar com um ou dois amigos e dividir o tubo, pois são 7g eu acho e daria para umas três pessoas aplicarem na VGA e no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Andressa Lima disse:

você tem uma foto desse adesivo?

E parecido com este. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709825361-thermal-pad-termico-elastomero-p-processador-cpu-e-gpu-_JM

 

36 minutos atrás, Contiusa disse:

@REFiX eu ia falar isso. Olhei umas fotos e tem uns adesivos. Você tem que abrir a placa mais ou menos sabendo o que tirou. Os adesivos costumam ser do VRM, então ela pode estar com os capacitores fritando.

 

Você tirou os adesivos? Não dá para substituir pela pasta, pois eles são mais altos. Teria que comprar o adesivo e reaplicar.

 

O ideal mesmo é comprar uma pasta térmica decente para o chip também. Se a grana está curta, a melhor opção é uma DeepCool Z5. Pode até juntar com um ou dois amigos e dividir o tubo, pois são 7g eu acho e daria para umas três pessoas aplicarem na VGA e no processador.

Acho que as borrachas estão dentro destas marcas que eu fiz, acredito que seja da vram, eu não tirei só passei o dedo pois tinha poeira nelas.

 

650tib-9b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O adesivo pode ter perdido o contato ou você pode ter aplicado a Implastec errado. Também tem que limpar direito antes de trocar, de preferência com álcool isopropílico, pois a pasta velha vai ficar nas reentrâncias e pode até piorar se colocar outra pasta por cima.

 

Se os adesivos estão no mesmo lugar, pode ser a pasta térmica. Abra de novo e veja se os adesivos grudaram novamente. Se você levantar a tampa sem esforço, é porque o adesivo perdeu o contato e você pode estar sobrecarregando o VRM, capacitores.

 

Mas antes de tudo retorne a VGA para o stock clock / padrão de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Eu limpei o chip e o dissipador bem limpinho com álcool isopropílico. Mais acredito que coloquei pasta demais no chip da placa, vi em outros posts que e para colocar um pinguinho so de pasta(um grao de arroz) bem no centro do chip. Eu acho que coloquei um pouco a mais que isso.

Agora pensei em comprar uma pasta descente, e estou em duvida entre a Arctic Mx-4 e a Deep Cool Z5. Sera que tem muita diferençá uma da outra? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, REFiX disse:

@Contiusa Acredito que coloquei pasta demais no chip da placa, vi em outros posts que e para colocar um pinguinho so de pasta(um grao de arroz) bem no centro do chip. Eu acho que coloquei um pouco a mais que isso.

Agora pensei em comprar uma pasta descente, e estou em duvida entre a Arctic Mx-4 e a Deep Cool Z5. Sera que tem muita diferençá uma da outra? 

 

Mas os chips das VGAs são diferentes. Pode colocar uma gota maior, porque se a pasta for boa ela vai espalhar por sobre toda a superfície. O grão de arroz é para CPUs, pois os núcleos ficam bem centralizados no chip.

 

Se for para comprar a MX-4, que está cara e só estou vendo no Mercado Livre, melhor comprar a Extreme Fusion X1. Já tive as duas, mas eu considero a X1 melhor. Guerra Digital é uma boa loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Mas os chips das VGAs são diferentes. Pode colocar uma gota maior, porque se a pasta for boa ela vai espalhar por sobre toda a superfície. O grão de arroz é para CPUs, pois os núcleos ficam bem centralizados no chip.

 

Se for para comprar a MX-4, que está cara e só estou vendo no Mercado Livre, melhor comprar a Extreme Fusion X1. Já tive as duas, mas eu considero a X1 melhor. Guerra Digital é uma boa loja.

Vou abrir a placa novamente e recolocar a pasta térmica e vamos ver no que vai virar. Em breve posto as fotos e o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@REFiX se isso foi a pasta depois de você levantar o dissipador, tem pouquíssima pasta. Além de ser Implastec. 

 

Para ficar garantido, coloque a pasta em cima do chip, enrole o dedo em um plastico (pode ser até saco de supermercado) e espalhe por sobre o chip inteiro. Não deixe nem um pedaço sem pasta. Mas coloque uma camada bem fina.

 

Tente de novo e veja como fica. 

 

E como estavam os adesivos? Eles grudaram de novo ou não?

adicionado 1 minuto depois

 

Ou essas fotos foram de antes de você abaixar o dissipador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@REFiX tem como levantar o dissipador e tirar uma foto de como a pasta fica dos dois lados? (do chip e do dissipador?).

 

Assim a gente tem uma ideia de como está a pressão do dissipador / de como a pasta espalhou / se tinha muito / pouco. Pode estar frouxo, etc.

 

Se estiver tudo legal, aí pode ser a Implastec que é muito ruim, especialmente essa branca, ou problema de contato depois que você abriu a placa. Não acho que possa ter havido algum defeito ou a placa queimado, danificado alguma coisa.

 

A não ser que você tenha mão pesada e esteja judiando da bichinha com as ferramentas :P:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Contiusa disse:

@REFiX tem como levantar o dissipador e tirar uma foto de como a pasta fica dos dois lados? (do chip e do dissipador?).

 

Assim a gente tem uma ideia de como está a pressão do dissipador / de como a pasta espalhou / se tinha muito / pouco. Pode estar frouxo, etc.

 

Se estiver tudo legal, aí pode ser a Implastec que é muito ruim, especialmente essa branca, ou problema de contato depois que você abriu a placa. Não acho que possa ter havido algum defeito ou a placa queimado, danificado alguma coisa.

 

A não ser que você tenha mão pesada e esteja judiando da bichinha com as ferramentas :P:)

 

Hoje não tem mais como mexer com ela. Mais amanha eu abro ela de novo e posto as fotos, mais acho que deve ser a pasta térmica mesmo. Mais obrigado pela atenção por enquanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu coloquei mais pasta, desta vez distribui certinho no chip, tirei todas os thermal pads e recoloquei como eu vi em outros videos, mais notei que na Ultima imagem a placa parece que não fica totalmente uniforme mesmo eu apertando os parafusos bem apertado. Refiz o teste no FurMark e mesmo assim bate fácil os 100 graus em 84% de uso. Mais em iddle fica em 35 e 36c. Acho que esta na hora de desistir e pegar uma placa de video nova. Tipo uma 1060. 

IMG_20160901_231743150[1].jpg

IMG_20160901_231743150[1].jpg

IMG_20160901_231737829[1].jpg

IMG_20160901_231827090[1].jpg

IMG_20160901_235817280[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

Isso aí é Implastec?

 

Sim, Implastec braba :)

 

 

 

@REFiX difícil de ver, porque a Implastec é branca e fica um quadrado branco na foto. A questão é: eu testei essa Implastec contra uma Fusion X1 da Cooler Master e deu até 7ºC de diferença em overclock (vou postar os resultados depois). Ou seja, trocar a pasta original por essa Implastec foi prejuízo. 

 

Compre pelo menos uma DeepCool Z5. Como você está fazendo over na placa, merece gastar um pouco mais e comprar uma Fusion X1 ou MX-4. Mesmo que você compre outra placa, jamais volte a usar Implastec porque é prejuízo.

 

Mas tem um detalhe: se você espalhou na aplicação, ela deveria ter vazado depois que você apertou o dissipador. A foto não dá para ver direito, mas parece sem pressão. Fica uma marca quadrada do chip no dissipador? Veja a foto embaixo. Repare que fica uma marca de "carimbo". Dá para ver que o dissipador foi instalado com pressão. Se o seu não estiver assim, você está montando o dissipador errado. Ou então alguma coisa saiu do lugar e não está deixando o dissipador pressionar o chip.

 

Pastas02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...