Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ddr3 de 2133mhz rodando a 1600mhz na asrock fm2a55m-hd+ r2.0


Posts recomendados

Estou com dúvidas a respeito de memórias.

Recentemente montei a seguite configuração:

 

- Fonte EVGA 430W 80 Plus White 100-W1-0430-KR

- Processador: AMD A10 7850K

- placa-mãe ASRock FM2A55M-HD+ R2.0 DDR3

- Memória RAM 2 x Kingston HyperX Savage 4GB 2133Mhz DDR3.

 

O que acontece é o seguinte, antes de montar esta configuração notei que memórias 2133 rodam melhores com APU's. Por isso escolhi este modelo da Kingston, também por ser mais em conta ($$). 

Porém quando eu vejo a frequência da memória apresenta somente 1600Mhz. 
Sei que o processador suporta este tipo de frequência, e olhando no site da ASRock notei a seguinte descrição:

- Suporta memória DDR3 2400+(OC)/2133(OC)/1866(OC)/1600/1333/1066 não-ECC, sem-buffer.

Este OC seria colocar a memória em overclock? Se sim, eu posso danificar ou diminuir a vida útil dos pentes? Notei que no setup da placa-mãe posso colocar as frequências manualmente para 2133Mhz,

No site da fabricante da memória encontrei isso:

• XMP Profile #1: DDR3-2133 CL11-12-12 @1.6V

• XMP Profile #2: DDR3-1600 CL9-9-9 @1.5V

XMP é algo somente da Intel, só vou conseguir chegar a 2133 com essa memória com um processador Intel? :(

 

Sou leigo neste assunto, acredito que tenha conteúdo no fórum para sanar minhas dúvidas. Porém o tempo não está de acordo comigo. (trabalho, faculdade, etc...)

 

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia maninho, 

 

Você chegou a tentar setá-las a 2133? Se os pentes vem de fábrica com essa frequência, setar manualmente não vai causar dano algum. 

 

Não conheço bem essa placa-mãe, já tive uma com chipset A58, mas era Asus, e as bios são diferentes. 

Teste setando manualmente e veja com algum programa (CPU-Z, por exemplo) se a frequência foi para 2133. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clint Walker Ainda não tentei, mas vou fazer hoje a noite. Porém, notei que no SETUP ele me dá somente duas opções de perfil, ambas são XMP. Não existe opção de perfil AMP, acredito eu que seja por causa dos pentes que comprei, os mesmos não possuem este perfil, somente XMP. Meu medo é de danificar ou começar a entrar em conflito. 

 

Mas como disse vou testar.
Alguém com mais alguma consideração ou observação que eu tenha que levar em conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Boris_The_Blade Notei que ela fica desabilitada, havendo somente dois tipos de perfil no XMP 2133 e XMP 1600. Eu posso habilitar esta opção sem ocorrer problema ou danos nos componentes? 
Andei dando uma olhada melhor no site da ASRock e acho que minha placa-mãe não é compatível com este tipo de memória.

segue link com a tabela de compatibilidade de memorias:
http://www.asrock.com/mb/AMD/FM2A55M-HD+ R2.0/index.br.asp?cat=Memory&Model=FM2A55M-HD%2b R2.0&Vendor=HyperX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...