Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watercooler para i7 6700k


Posts recomendados

Eaw galera. beleza?!

 

To montando um novo PC com a seguinte config:

 

i7 6700k

Asus z170 pro gaming

ssd 480gb

16gb ddr4 hyperx

 

E verifiquei que o i7 não vem com cooler, e não tenho ideia de qual watercooler seria adequado para esse processador. Vocês poderiam me indicar um? Quero gastar em torno de R$400.

 

 

Muito obrigado desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo_tech o seu gabinete é um sonho para os air coolers (190mm de espaço para um CPU cooler). Recomendo o Lucifer V2 da DeepCool. Ele terá um desempenho muito próximo do H60 ou do H75. Pode ler os testes que eu fiz que você vai entender:

 

Depois o review do H75:

 

 

Melhor do que isso só um H80i. Mas você vai gastar uns R$ 450. Como você disse que não vai fazer overclock agora, o Lucifer V2 não só segura tranquilo como a operação é inaudível em stock e quase não faz barulho mesmo em load.

 

Mas tem o lance das memórias. Essa Ares aí de baixo tem 33mm. Uma HyperX DDR4 tem 34mm, então caberia. Mas não poderia ser memória muito alta. mesmo que seja uma HypeX Savage, de 35mm, caberia. Você ainda pode suspender um pouco o fan, já que sobra espaço até a tampa lateral.

 

 

IMG_8567.jpg 

Mas se realmente quiser um water cooler, melhor pegar o H80i, porque o H60 está arriscado de você ter que fazer a gambiarra. O H75 está carinho para o que entrega e o H45 é muito barulhento. Os outros modelos, Seidon 120v, Maelstrom 120 vão ser a mesma coisa, pois a bomba geralmente é de 2200rpm e o radiador tem o mesmo tamanho. Os fans também tem rotações parecidas.

 

E com o Lucifer V2 você pode fazer um over de 4.4Ghz tranquilo. Talvez até mais, dependendo do Vcore que você atingir. Se lá na frente você quiser arrepiar com um over acima de 4.6Ghz, aí compre um H80i ou H100i ou H110i. Também só compre os modelos GT e V2 (V2 é a última revisão), pois eles têm bomba da CooliT que é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Muito obrigado pela resposta! Verifiquei os 2 e acho que vou escolher o H80i.... eu percebi que tem o H80i GT e o H80i V2, mas o GT não tem suporte pro socket LGA 1151... então vou ficar optar pelo V2.... como estou montando o PC, quem sabe até eu terminar eu consiga comprar um H115i ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Leonardo_tech disse:

@Contiusa Muito obrigado pela resposta! Verifiquei os 2 e acho que vou escolher o H80i.... eu percebi que tem o H80i GT e o H80i V2, mas o GT não tem suporte pro socket LGA 1151... então vou ficar optar pelo V2.... como estou montando o PC, quem sabe até eu terminar eu consiga comprar um H115i ;)

 

Todos esses water coolers têm suporte para o soquete LGA 1151. Os anúncios que esquecem de atualizar, pois o soquete 1151 foi lançado há pouco tempo. A furação é a mesma desde o antigo soquete LGA 1156, lá nos idos de 2000. Portanto...

 

O V2 é a última revisão, portanto melhor. 

 

O H115i eu não recomendo. Ele é uma revisão do H110i GTX com bomba da Asetek. O fato de ele ser "H115" não quer dizer que ele é maior nem nada. O water cooler é exatamente igual ao H110, com algumas revisões. Eles só deram uma de gaiato para pegar os desavisados.

 

A melhor opção da Corsair com dois fans de 140mm (H110i e H115i) é o H110i V2. Para não fazer confusão, pois alguns sites colocam apenas "H110i", o modelo correto é CW-9060026-WW.

 

Só para dar o contexto, o H115i e o H110i GTX tem algumas limitações no Corsair Link, algumas limitações de controle de rotação dos fans, uma bomba que todos consideram inferior a bomba da CoolliT entre outras coisas. Eu testei o H75 com bomba da Asetek e gostei muito, mas se eu fosse comprar para mim eu compraria da CooliT, que são os modelos GT e V2.

 

Mas se você não vai fazer overclock, está gastando dinheiro a toa. Se não for fazer overclock mesmo, nem compre o i7-6700K. Compre o i7-6700. Vai fazer uma boa economia. E um air cooler como o Lucifer V2 não vai deixar você surdo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Entendi!... desculpa perguntar isso aqui, mas, você comentou que se eu não fosse fazer overclock, eu deveria comprar o i7-6700, mas minha duvida é: mesmo não utilizando o overclock no i7-6700k, ele não é mais rápido do que o i7-6700? Pois um é 3,4GHz e o outro 4GHz.

 

E sobre a questão de silêncio, o H110i V2 é bom nisso? e entre o H80i V2 e o H110i V2, qual você compraria?

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo_tech disse:

@Contiusa Entendi!... desculpa perguntar isso aqui, mas, você comentou que se eu não fosse fazer overclock, eu deveria comprar o i7-6700, mas minha duvida é: mesmo não utilizando o overclock no i7-6700k, ele não é mais rápido do que o i7-6700? Pois um é 3,4GHz e o outro 4GHz.

 

E sobre a questão de silêncio, o H110i V2 é bom nisso? e entre o H80i V2 e o H110i V2, qual você compraria?

 

Obrigado mais uma vez!

 

A diferença é pequena, pois o i7-6700K tem turbo de 4.2GHz e o i7-6700 tem turbo de 4GHz. E o que importa é o turbo, Esses 0.2GHz não vai dar nada. Aí não precisa nem de uma Z170. Mas se a grana estiver sobrando mesmo, compre o i7-6700K e a Z170 e faça um over depois. Você não vai se arrepender.

 

Sobre o barulho, os water coolers são mais barulhentos. Não tem saída. Quem tem dinheiro compra o water cooler e importa fans Noctua lá de fora, pela Amazon, por exemplo. Fans NF-A14 e A12 Industrial de 2000rpm. Os fans stock são meio ruizinhos. Dos três que eu testei (H45, H60 e H75), só o H75 é silencioso, mas em carga eles fazem mais barulho do que os air coolers. 

 

Como você não vai fazer overclcok, pra quê gastar dinheiro com water cooler e fazer mais barulho? Eu também tive problema de RMA com dois dos três water coolers que eu testei (o H4 eu talvez tenha que fazer o RMA). Ou seja, 70% de defeito. Todo dia tem alguém fazendo o RMA aqui no fórum. Por isso que eu indiquei o Lucifer V2, baita cooler.

 

Mas se quiser comprar o water cooler só para tirar uma onda, compre então o H80i, mas fique preparado para gastar dinheiro, porque se os fans forem ruins como alguns do que eu testei você vai ter que gastar com mais dois fans extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo_tech então, tem dois modelos (custam o mesmo preço): 

 

NF-F12 industrialPPC-2000 PWM (2000rpm) - dB/A = 29,7 | Fluxo de ar = 121,8 | Pressão estática = 3,94

NF-F12 industrialPPC-3000 PWM (3000rpm) - dB/A = 43,5 | Fluxo de ar = 186,7 | Pressão estática = 7,63

 

Não pode ser outros modelos, pois só esses aí tem rotação alta. Os outros são de 1400 a 1600, o que é baixo. Cuidado porque tem modelos de 24V, aí não serve. Mas pelo nome acima não tem erro.

 

Os fans do Corsair 80 tem: RPM = 2435 | dB/A = 37,7 | Fluxo de ar = 70,67 | Pressão estática = 4,65

 

O Noctua 2000 fica no meio termo, pois ele tem um pouco menos de rotação e pressão estática, mas tem mais fluxo. O de 3000 deixa o da Corsair no chilelo, mas, pela rotação alta, vai fazer mais barulho. Mas, se colocar o PWM no Silent ou mexer com as curvas do Corsair Link, dá para colocar ele mais ou menos com as curvas do fan da Corsair, só que ele será bem mais silencioso. A rotação mínima dele é de 750rpm, o que seria inaudível. Meu Noctua de 140mm só dá para ouvir acima de 1300-1400rpms,

 

Mas eu esperava o H80i chegar para ver como são os fans, porque os fans do H75 que eu testei são bem razoáveis. Até porque fans de alta rotação vão fazer barulho. O problema que eu vi nos fans mais baratos, do H45 e do H60, é que eles fazem barulho nas trocas de rotação, etc. São fans mais vagabundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bah não sei como agradecer toda a atenção que tu me deu! Valeu! Vou esperar a H80i V2 então e depois, caso for, troco os fans.... última pergunta.... tem alguma diferença, quando eu for instalar o watercooler, eu instalar o radiador com os tubos pra parte de cima ou de baixo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonardo_tech disse:

@Contiusa Bah não sei como agradecer toda a atenção que tu me deu! Valeu! Vou esperar a H80i V2 então e depois, caso for, troco os fans.... última pergunta.... tem alguma diferença, quando eu for instalar o watercooler, eu instalar o radiador com os tubos pra parte de cima ou de baixo?

 

De nada, tamos aí :thumbsup:

 

Sobre os tubos, tem que ser para baixo. No final deste review que eu fiz do H75 você vai entender por quê. As bolhas (todo radiador vai ter alguma bolha) sobem para a mangueira e vão direto na bomba. Não só vai fazer barulho, mas com o tempo vai danificar a bomba.

 

Depois diz como ficou! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bah valeu mais uma vez! Pode deixar que assim que ele estiver montado eu tiro uma foto hauahua

 

Só uma coisa, eu verifiquei que no Mastercase 5, já vem pré-instalado um fan na parte de trás, quando eu for colocar o h80i v2 no gabinete, eu vou ter que remover esse fan correto? Será que o watercooler vai se encaixar corretamente no lugar dele?

 

E esse fan eu posso colocar na parte de cima ou na parte frontal do gabinete, correto? Se sim, você indicaria eu colocar na parte da frente ou de cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo_tech acho que sem problemas, até porque esse gabinete é bem largo e o H80i cabe em entrada de fans de 120mm, e o espaço atrás é de 120 ou 140, então deve dar sobrando. Eu encontrei esse tópico de um cara que tem um Mastercase 5 e um H80i GT (revisão mais antiga do V2). 

 

O fan que fica atrás você pode tirar e colocar em cima para tirar um pouco do ar da região do soquete. Depois, com calma, você pode completar os fans na frente e em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Contiusa Quanto tempo hahaha Finalmente estou começando a comprar as peças e me surgiu uma dúvida quando ao WC e a placa de vídeo... de acordo com aquilo que falamos anteriormente, o H80i V2 seria o melhor WC e que eu deveria instalá-lo com os tubos para baixo... mas verifiquei que quando eu fizer isso os tubos vão ficar encostando na placa de vídeo. Isso ao longo do tempo pode causar algum problema? Pois comecei a cogitar de comprar outro modelo de WC só por causa disso.

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo_tech enconstando? Você vai comprar uma placa-mãe Mini-ITX? Porque a menos que você instale a placa de vídeo naquelas placas-mãe pequenas, que o slot PCI-e é o primeiro, vai sobrar um espaço grande, como na foto abaixo.

 

h80i.jpg

 

Na verdade, agora que eu vi :P essa placa-mãe está com a VGA no primeiro slot. Ou seja, em qualquer placa-mãe você terá uma boa folga para as mangueiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Vou comprar uma placa ATX, mas olha só, na curva do tubo pouco antes dele subir (na imagem que tu postou), me parece que ta encostando na placa de vídeo (não ta?), e quando eu fechar a tampa lateral o tubo vai mais pra cima da placa, e minha preocupação é se isso não vai causar algum problema tanto pro WC quanto pra placa de vídeo.

h80i.jpg.c79b41ebd9a03de88f29cff6c7400ac5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo_tech ih, não, relaxa. Está enconstando na capa da placa de vídeo.

 

Só como nota, não tem mais H80i com bomba da Coolit. Era o H80i puro, mas ele sumiu das lojas e é antigo. Tanto o GT como o V2 são da Asetek. Como o V2 é mais novo, compre ele. Eu gostei mais da bomba da Cooiit, mas eu também testei a da Asetek e também é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Aproveitando sua experiência e boa vontade, vou te pedir um feedback. 

Estou montando o pc com um i7 6700k.. gabinete Corsair Carbide 400c...estou com um dinheiro para investir no wc e estava pensando ou no h80i ou no h100i ... eu não faço overclock, mas com meu primo fazendo facul na área eu posso fazer daqui uns 2,3 anos.. e gosto do visual do water cooler também, depois posso personalizar a mangueira e o fluido...
Isso aqui é importante: não tenho experiência com water coolers e não quero correr NENHUM risco de vazar ou danificar algo do meu pc, levando em conta isso, a refrigeração do processador e minha segurança já que no começo não terei as manhas de lidar , qual você indicaria: h80i ou h100i? ah, e se possível me da uma orientada de qual saída colocar, o gabinete é carbide 400c ,placa-mãe atx e placa de video gtx 1070 (importante a mangueira não pegar na placa de video também).

Obrigado desde já amg!
Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tangerynabr honestamente, não recomendo comprar water cooler só de onda, pois eles são bem mais barulhentos. Ainda mais o H100i. Você até pode comprar um H80i e ver qual é. Se for barulhento, você pode trocar por dois fans Akasa Piranha ou até dois Noctua de 120 e 2000rpm.

 

Ou você pode colocar um bom air cooler e comprar um water cooler no dia que for fazer overclock.

 

Honestamente, já testei 4 water coolers de 120, o H75 com dois fans, e jamais usaria nenhum deles. Talvez eu usasse um H110i para fazer um overclock pesado, mas obviamente trocaria os dois fans da Corsair por dois Noctua. Ou melhor, talvez eu nem comprasse esses water coolers. Eu comprava um AIO do tipo Swiftech ou EKWB, pois eles têm radiadores de cobre e precisam de muito menos potência nos fans. Acho que esse EKWB de 240 bate o H110i por dois graus, só que com os fans abaixo de 1000rpm, enquanto o H110i precisa rodar fazendo muito barulho.

 

Outra coisa, os water coolers selados não pode trocar mangueira, fuido, nada. Se abrir perde a garantia. Para montar, só comprando as peças, mas sai uma fortuna. Ou pode importar esses aí que eu falei. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pensei melhor e vou na sua indicação mesmo.
Esquecendo dos water, qual você me indicaria para o processador? pra segurar o i7 6700k tranquilo por um tempo.. gabinete Carbide 400C, se tiver um visual legal, ótimo! 
Gostei do Akasa Piranha, ótimo preço e design...vou levar 2 acho.
E aproveitando, como você faria o sistema de refrigeração?! 2 fans em cima e 1 atrás tirando o ar da placa-mãe e 1/2 na frente puxando o ar pra dentro do gabinete seria bom?
valeu!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tangerynabr melhor opção de air cooler é o Thermaltake L32. Na Oficina dos Bits está por $157 à vista. Muito forte esse air cooler e de muita qualidade. Outra opção é o Hyper 212X ou o Raijintek Themis Evo. Um cooler bonito, só que caro, é o Xigmatek Prime SD1484.

 

O seu gabinete tem suporte para fans de 140 tanto na frente como em cima. Como os fans de gabinete são mais fracos, você pode até trocar o traseiro de 120 por um Akasa Piranha, mas os da frente e de cima eu colocava de 140. Pode ser Aerocool Shark de 1500rpm e similares. Dá para colocar mais três (já tem um de 140 na frente).

 

É só procurar fans de 140mm na faixa de 1500-1600rpm. Pode até ser um 140 de 1200, como os AF da Corsair. Mas eu preferiria colocar na frente um de 1500-1600. Mas tem que ver o controle. Se for para colocar 5 fans no gabinete, o ideal seria um controlador. Se bem que não tem baia para controlador.

 

Podia colocar um adaptador Akasa para controlar os fans pelo PWM do CPU-Fan.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Muito obrigado mesmo pela atenção.
Esses air-coolers servem para o socket 1151? ou a descrição deles está desatualizada só?
E outra dúvida, o Hyper 212X ou o próprio Thermaltake L32 não vão atrapalhar minhas memórias e placa de vídeo? eles são grandes e ocupam um baita espaço (não q me incomode). Minha placa de vídeo será a gtx 1070 HOF e ela é bem robusta.. se você confirmar desses 2 air coolers não atrapalharem em nada, ótimo.

E quanto a questão da refrigeração você acha q está certo? Fans em cima e atrás tiram o ar da máquina e frente joga o ar pra dentro? certo?

valeu novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...