Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook esquentando (software?)


Posts recomendados

Olá Pessoal,

 

Estou com um notebook Dell Latitude e6420, de uns tempos pra cá venho notando que o computador começou a esquentar muito. Foi logo após um problema com o windows que me fez formatar e reinstalar tudo novamente. Já abri o computador, renovei a pasta térmica e nada. Será que pode ser algum software que está exigindo muito do processador? Como faço para descobrir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante esta renovação da pasta térmica você removeu a poeira do cooler certo? Lembrando que também deve ser observado o perfeito encaixe dos parafusos do dissipador térmico e cooler e nunca usar elastômetro + pasta térmica (no caso desta última aplicar o mínimo). Mas o principal de tudo é saber se este aquecimento não está dentro da normalidade do aquecimento de qualquer notebook. Para isso faça a medição com o SpeedFan, tire um print e poste aqui para analisarmos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gustavo.

 

Abri novamente o note, apertei bem o dissipador mas aparentemente está da mesma forma.

Segue imagem.

 

Estou desconfiado que seja software e não hardware. A dúvida é se isso é possível. Uma série de problemas em cadeia, tudo aconteceu depois que atualizei para versão de aniversário do windows 10 e no mesmo tempo tirei o HD e coloquei um SSD, então fica complicado saber.

Temp.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Alguém pode me auxiliar passo a passo? Já se esgotaram meus recursos, não sei mais o que fazer.

 

Já desmontei e montei diversas vezes o dissipador, coloquei pasta térmica e parece que o CPU é mais alto que a GPU então comprei um thermal pad e o problema que o computador tinha em desligar não acontece mais, porém quando exponho a GPU a alguma tarefa mais forte (jogo por exemplo) ela aquece bastante, chegando a 105º e diminuindo drasticamente FPS ingame, porém é só minimizar o jogo que a temperatura cai pra 60 em questão de 5 segundos.

Estou achando muito estranho, desconfio muito que possa ser driver, apesar de estar com o driver da placa mais recente.

 

Minha placa é uma Nvidia NVS 4200m.

 

Att,

@Gustavo.Loggin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osber  Quanto o Sistema Operacional, eu duvido muito que seja, mas é certo que todo o software em execução se envolvem neste meio e contribuem para o aquecimento, porque software = processamento = aquecimento. Mas isso não importa, os sistemas de refrigeração de um computador são projetados para evitar um superaquecimento (tendo em vista que o aquecimento é normal).

 

Para fazer um teste, baixe uma distribuição do Linux, grave em um DVD e rode-o em seu notebook e teste-o por um tempo para vermos o que acontece. (Note que um sistema como Ubuntu irá forçar bem menos uma GPU do que um sistema Windows).

 

Em todo caso eu lhe aconselharia a comprar um cooler exaustor ou uma base para notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Eu tenho um notebook Samsung RF511, já há 6 anos. Ele estava esquentando muito ultimamente, chegando a 92º.

Pesquisei muito na web pra ver se podia resolver sozinho. Vi muitos comentários sobre trocar a pasta térmica, limpeza/troca do cooler, troca do dissipador, e outras sugestões que implicariam em abrir o note.

Além de outras sugestões para diminuir o uso dele, menos programas abertos etc. 

 

Fui tentando outras soluções que via na web, sempre testando se baixava a temperatura, e consegui baixar muito a temperatura dele.

Depois de testar várias ações, o que eu fiz e que funcionou mesmo foi o seguinte:

1) Tirei a bateria, que ficava sempre conectada (essa mudança baixou uns 20º)

2) Fiz uma aspiração com um aspirador de pó doméstico, nas saídas de calor do notebook, tanto da CPU como nas outras embaixo (isso baixou mais uns 20º).

 

Agora consigo usar meu notebook, que já tá velhinho, sem restrições e a temperatura que chegava a 90º, agora fica na faixa de 40-45º. E sem precisar abrir ele.

 

Não sou técnico. Apenas resolvi fazer esta postagem para contar minha experiência, e talvez ajudar outros usuários de notebooks deste fórum, já que a questão de notebook esquentar acontece muito, pelo que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...