Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebooks leves


Posts recomendados

Olá povo, tudo bem?

 

Pois bem, sei que existem um milhão de posts sobre notebooks de peso leve (oi? rssrs) x performance. Sei porque os vi! Mas então, por que estou criando este? Porque eles falam só de modelos específicos que acabam ficando obsoletos depois de 2 anos ou mais da postagem.

 

Todos que já procuraram algum notebook mais leve, sem contudo perder a performance, esbarraram no problema custo, né? A questão deste tópico é perguntar o que vocês procuram quando analisam os notebooks presentes no mercado com baixo peso.

 

Eu estou nesta saga. Como eu não compro um notebook pra trocar no ano seguinte, e sim usá-lo até rachar (hahahahahh), o escolho com carinho. Na minha opinião, não adianta olhar só processador, placa de vídeo e memória. Tem muita coisa importante pra ser vista.

 

Eu não sei se tenho sido exigente d+, mas esta saga tem sido parecida com Os 12 Trabalhos de Asterix. Eu vou, vou, vou e acabo voltando ao início das buscas. Nesse ponto eu desisto de comprar e espero pra fazer novas buscas depois. Tá tenso. Abaixo passo a minha sequência.

 

Primeiro, o corte inicial é pela escolha do processador e memórias RAM. Depois eu passo pra possibilidade de upgrade, já que muitos modelos vem com a memória RAM chipada na placa-mãe e sem qualquer possibilidade de upgrade.

 

Feito isso, passo pro HD, ponderando entre SATA, M.2, PCIe e mSATA. Tenho tendido pros modelos que possuem algum dos 3 últimos.

 

Agora que já escolhemos uma máquina que terá um boot e carga de programas com desempenho agradável, passamos pra rede. Pois é, hora de escolher uma placa de rede legal. 802.11AC seria bem legal, já que este é o último padrão disponível e queremos uma máquina pra muitos anos. Mas, a surpresa é que nem sempre você vai achar essa opção.  No meu caso, quando não tenho achado, apenas procuro o modelo da placa de rede com a palavra 'problem' no google pra ver o que me espera...rsrsrs... Até hoje não falhou, mas não tenho muitos notebooks na minha conta. ^^"

 

Depois disso, vou pra duração da bateria. Ninguém quer um notebook leve e fácil de carregar e que a bateria não dura quase nada, certo? Mas não é o número de células que vai te dizer o quanto sua bateria vai durar, e sim o consumo dos itens que você escolheu. Tenho ficado satisfeita se a taxa nominal de duração da bateria for de 8 horas, já que meu atual não dura nem 2 horas.

 

Finalmente chegamos à  tela. Sabe, queria um computador leve, então estou à procura de modelos entre 12' ou 13'. Por serem telas bem pequenas, eu pensei em uma full hd pra quando for espelhar, ganhar uma qualidade legal. Mas esse item tem sido opcional pra não ficar impossível.

 

Depois vou pras portas disponíveis na máquina. Como esses computadores são bem pequenos, muita coisa é capada, né? Mas uma porta VGA é importante pra mim. Muitos Data Shows que uso não possuem entrada HDMI, fora que quero além de um computador leve, uma mochila mais leve. Daí, começar a carregar um monte de adaptadores foge à minha proposta inicial.

 

Sigo pra placa de vídeo. O problema é que quando chego à essa parte, eu começo a ter que abrir mão dos itens que foram triados anteriormente.... heheehhee.... Já desencanei quanto a isto. Se eu quiser uma placa de vídeo, que seja no PC desktop. Fim.

 

Se no final de tudo eu cheguei a um empate, desempato no peso e custo.

 

Bem, meu pequeno algoritmo acima tem me levado a notebooks leves com custo de 5600,00 à 12000,00. Gente, sério. Fico pensando se realmente deveria continuar a escolher computadores assim ou ser mais flexível. A vida não tá sendo fácil. E vocês, como fazem?

 

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bianca Portes Boa noite Bianca primeiramente seja bem vinda ao fórum espero que possamos todos desfrutar de bons momentos haha, então achei maravilhosa essa leitura como é bom ver pessoas com senso critico que antes de comprar analisam se importam estou maravilhado haha se todos fossem assim as empresas nos dariam produtos de maior qualidade já que os "ruins" ninguém compraria, de fato a industria nos oferece milhares de opções cores modelos configurações é um enxurrada de más propostas disfarçadas de boa propaganda se pudéssemos abrir um catalogo e escolher item por item para realizar uma boa compra a vida seria muito mais fácil haha porém estamos entrelaçados a configurações "opcionais" pré determinados, de forma geral sempre vai ter algum item que vais agradar muito e outro que vai decepcionar o segredo é o balanço entre a necessidade e a disposição, no nosso mercado particularmente as ofertas são terríveis e se forem boas é o preço que é terrível haha, poderia escrever passo-a-passo de como analisar uma boa compra de equipamento de informática mas meu senso diz que já tens conhecimento suficiente para isso, espero que continue assim crítica ao extremo e atenta a todos detalhes.

 

Cumprs  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Salvadori Obrigada pelas boas vindas. 

 

Citação

no nosso mercado particularmente as ofertas são terríveis e se forem boas é o preço que é terrível haha

 

Hummm, sobre isto, vi algumas pessoas falando que, dependendo do valor da compra, seria uma boa viajar e comprar no exterior. Isso deve proceder, mas a pergunta seria a partir de qual valor de compra isso é verdade e quais os melhores destinos pra essa compra. Creio que o notebook de 12 mil deve estar nessa cota, mas como eu não iria comprá-lo mesmo (heheheeheh), seria melhor lidar com preços mais reais. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a opção mais viável acho que seria importar mesmo hehe, o problema é achar esse ideal, porque se você tem um ótimo processador a bateria vai rápido, e se tiver um econômico perdera desempenho comparado a outros, mas não creio que chegue a 12 mil rsrsrsrs.

eu mesmo tenho um que supre as minhas necessidades, processador rápido, tela boa, ele é meio pesado mas não incomoda, o que mata é a bateria mesmo, mas fazer o que né hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...