Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar um relé quando ligar outro


Nossinap

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Já estou a um bom tempo estudando como fazer esse circuito mas tá difícil.

 

O que eu preciso é que quando eu acione um relé, o outro que estiver armado se desligue.

 

As ligações individuais eu ja fiz, usando push buttons e relés 12V 40A. A carga é um motor com 3 velocidades que não podem ser ligadas ao mesmo tempo.motor_rele.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola você já estudou comandos elétricos?

O que você precisa e conhecido tecnicamente como intertravamento, não e muito difícil de fazer.

Você terá  que passar o fio que alimenta a bobina do relé passar pelo contato fechado do outro relé, procure ver videos no youtube que te ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer esse tipo de circuito com relés, é necessário que eles tenham vários contatos independentes para fazer selos, intertravamentos e ainda sobrar contatos para ligar o motor. 

Poderíamos ligar vários relés em paralelo para atender o circuito. 

As vezes fica mais barato e prático usar um circuito eletrônico e ligar Apenas 3 relés de contato simples. 

Mas eu pergunto:

Porque não usa uma chave daquelas usadas em ventiladores? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu pensando que era uma coisa de outro mundo, intertravamento realmente é fácil. Fiz um teste com leds, funcionou.

Agora que começa a complicar, como eu posso utilizar push buttons pra acionar e manter acionado até não pressionar outro?

 

Respondendo ao Mestre88, não consegui nenhuma chave de ventilador que caiba no lugar original, é do comando de ar de um Palio 97

 

MVI_6948.MOV

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complica mesmo, é impossível fazer cada botão ativar um único  relé, manter o selo, e manter os outros desligados. 

Se for usar relés simples com contatos NA/NF, vai precisar de uma dúzia deles pra fazer isso. 

Sem contar que o botão que desliga o comando deve ser NF, se for usar NA vai precisar de mais um relé. 

Agora outra pergunta:

O que aconteceu com o botão original do palio? 

É deslizante né, eu também tenho um, mas é ano 2003.

Eu não consegui abrir o vídeo. (no celular não dá) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Já é o segundo que eu troco, eu ando muito em estradas de chão batido, acredito que pela vibração ele começa a aquecer e com o tempo chega a derreter o interruptor. A peça nova não se encontra, e as usadas todas tem o mesmo problema,, sem falar que o deslizamento é nada suave. A algum tempo atrás eu vi um esquema que usava um transistor pra segurar o relé armado até o proximo pulso, mas agora só acho projetos com arduino.

 

PS: não dá pra inserir imagem nos comentários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dá pra inserir imagens. 

Esses esquemas não usam apenas transistores, usam pelo menos um circuito integrado. 

É um componente barato, e mais simples de ligar do que um monte de relés, basta pesquisar um pouco sobre como fazer esses circuitos. 

Agora não dá, mas logo mais eu posto um esquema pra você ver como é. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@milisiemens desculpe me dizer, mas esse circuito aí não existe. 

Por exemplo, o borne 30 do relé 1 está formando selo com B1 e está fazendo o intertravamento dos outros dois relés. Seria necessário que o relé tivesse pelo menos 2 contatos NF e um NA, e este tem apenas um contato duplo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo existe sim e o circuito de comando falta só fazer o de potência, o 30 é o comum de cada relé estão todos intertravados quando você ligar um relé ele sela conforme o amigo @Nossinap pediu, ao ligar outra velocidade ele desliga o relé que estava acionado e sela o proximo relé. Como não existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim, mas não dessa forma que você desenhou.

Para funcionar os contatos devem ser independentes, quero que você me explique como o borne 30 de cada relé está ligado ao positivo da fonte, através do botão NF, sendo que ele está ligado também ao contato de cada botão NA. 

E onde vai ligar o motor aí? 

 

Se você fizer este circuito funcionar da maneira que o @Nossinap pediu usando apenas 3 relés automotivos e 4 botões, eu rasgo meu diploma de eletricista industrial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o problema, como eu postei o video, ocupou mais espaço do que eu podia. Fui la em anexos e tem a seguinte mensagem: "Você já usou 52 MB do seu 5 MB limite para anexos.".

 

Vou excluir o video e subir as imagens

adicionado 13 minutos depois

118ogzk.jpg

 

Dessa maneira ele funcionou.

 

Se o primeiro relé (OFF) estiver atracado, nenhum outro liga. Nesse caso, o da esquerda sempre tem prioridade sobre os outros. Se tiver ligado as 3 velocidades, apenas o "Vel 1" funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, milisiemens disse:

@Mestre88 Serio isso ou você deve ta brincando comigo?

 

amigo eu posso ligar a carga junto com os NA dos relés que ja estão sendo usador para o selo desde que o motor seja 12V e o relé suporte a corrente do mesmo.

 

 

Sim, esse raciocínio está certo. 

O problema é  o contato NF do relé que está em dois lugares ao mesmo tempo.  

Quanto ao circuito postado pelo @Nossinap de certo modo até funciona, pois apenas uma é velocidade ligada de cada vez, só é preciso arranjar uma forma de manter os relés ligados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse relé comutador de apenas um par ( 30- 87/87a)  é impossível fazer o que ele quer , o esquema do amigo acima tem até lógica , mas estes contatos 30 estão entrando em conflito em duas linhas ao mesmo tempo. 

Repare que cada relé esta com o contato 30 sendo alimentado duas vezes , uma antes e outra depois dos intertravamentos..... Nisso aí o circuito já se perdeu ...

 

Em relés assim não são pra este tipo de aplicação, intertravamento com contato comutador não faz sentido.

O circuito do vídeo não da pra tirar de base pois lá ele faz intertravamento com botões e contatos. E no vídeo como ele tem intertravamento por botões nem precisaria dos contatos ... e ele esqueceu de nomear os contatos lá também, estão todos como 21/22 e os botões fechados do s2 como 1 e 2 ... nisso o k1 já iniciaria ligado..  tem um ''jumper invisível'' ele  não percebeu,rs. Mas enfim...

 

Agora se pegar esse mesmo circuito que o Milisiemens fez e colocar contatos separados fica perfeito. O raciocínio dele foi muito bom , só passou despercebido o fato do contato 30 não ser independente nas 2 linhas que eles estão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKK ta bom então jogo meu 5 anos de experiencia atuando como eletricista de manutenção no lixo, gente estamos aqui para ajudar os usuários com dificuldade  e também para ter a humildade de esta sempre aprendendo todos somos falhos.

porém ate agora vocês não provaram que o que eu fiz não funciona, desculpa mais meu circuito não tem erro eu ja cansei de fazer o mesmo no meu dia a dia, eu te pergunto o que muda um contator industrial de um relé automotivo? absolutamente nada eles tem sua bobina e seus contatos a serem usados NA NF, unica coisa que muda e sua aplicação? 

 

Cara nem acredito que estou discutindo isso chega a ser ridiculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não leve isso como uma afronta a sua experiência e nem faça dela um ''tapa olhos'' .Contator Industrial usa contatos separados , independentes...

Você já viu um bloco de contato vir com a alimentação comum ?? Com um bloco eu posso fazer varias configurações, por ex , em um bloco de contato com 3 pares de contatos NO eu posso alimentar um com 5V dc , outro com 24dc e o terceiro com 220ac , assim como posso fazer um jumper nos 3 e usar essa alimentação pra todos, tudo depende da aplicação !  

 

No vídeo  tem exatamente isso, ele usa 2 contatos de cada contator, mas isso separadamente e não com a alimentação em comum,  essa é a diferença de um contato comutador pra um normal.

 

Olhe com calma que você vai entender, não vamos aqui criar uma guerra em torno disso, até porque o tópico é pra ajudar o rapaz e não complicar ..  vou postar novamente seu desenho , as setas estão indicando onde está o erro, analise com calma e veja se você entende o que estamos querendo dizer.

O contato 30 do R2 já está alimentado pela saída do botão Desliga, e este mesmo contato 30 está junto com o 87 R2 para fazer um selo no botão Liga2 .  

A questão é que essa alimentação do contato 30 está burlando o intertravamento R1 E R3. E isso faz com que 2 velocidades possam ser ligadas ao mesmo tempo.

No caso se o R1 for ligado eu ainda consigo apertar o botão liga2 e ligar o R2 porque o intertravamento do R1 não está fazendo efeito pois o R2 já está alimentado pela saída do botão desliga,  Essas setas são os pontos em comum !

 

IMG_1627.thumb.JPG.f870f01f1f8e8298016f9d4480656ed7.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @Mestre88 , eu coloquei estes só como exemplo, você percebeu bem , depois fui conferir e também achei esse conflito ''estranho'' nos bornes,  mas acho que o amigo se ofendeu um pouco, o que é uma pena ...

Eu particularmente não vejo uma outra solução usando penas estes três relés com apenas um contato comutador, isso só daria certo se em vez do intertravamento por contato fosse por botão, se  os push buttons tivessem 1 contato aberto e 2 fechados , pra fazer 1 selo e 2 intertravamentos,  já vi push button com 3 pares de contatos , só não me recordo da configuração deles. Mas enfim...

 

A sugestão que você citou no começo parece ser a mais viável pra ele,  uma chave de estágios igual de ventilador ou ligar relés em paralelo para duplicar os contatos e usa-los de maneira independente, o que eu acho até mais viável !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vão com calma aí gente. A parte dos relés funcionou usando um intertravamento meio estranho, mas funcionou. na configuração que eu fiz, o relé até atraca, mas sem carga não liga nada.

 

Pra fazer o relé permanecer armado, com um CI é mais fácil? Qual eu posso usar? Achei um esquema para ativar apenas UM relé. 
Tem alguma forma diferente pra não montar 4 circuitos iguais a esse?

3442wpv.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Relés eu tenho muitos de 10A e 15A p/ 12V pra fazer os testes. Se funcionar daí eu compro os maiores.

 

As outras peças tenho bastante sucatas e posso comprar também, sem problemas.

 

Se for muito mais difícil o acionamento em botões individuais, pode ser no mesmo, sequencial, aí só ilumino a velocidade respectiva com um led.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1472442643823-784089629.jpgFiz um esquema com relés, preferi usar 7 ao invés de 6. Assim poderá usar um botão NA para desligar, já que este é mais comum. 

Desenhei os relés de maneira prática, sem usar os símbolos padrões para comandos elétricos, assim fica melhor para entender. 

Eu não testei para ver se funciona, apenas desenhei de cabeça. 

adicionado 17 minutos depois

1472443398554-584465332.jpg

De curiosidade um esquema eletrônico, esse é certeza que funciona, já montei diversas vezes. 

Se achar válido, pode estudar sobre ele e tentar montar. 

 

Mas a minha opinião sobre isso é que deveria encontrar a chave correta para ligar esse motor, ou até mesmo adaptar uma outra chave (de outros carros, quem sabe). 

Instalação de carro, é meio perigoso as vezes, tome cuidado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...