Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fx6300 + m5a78l-m lx/br + gtx960


Posts recomendados

Galera, eu estou com um problema aqui em minha máquina, config:

 

Placa-Mãe: M5A78L-M LX/BR

Processador: FX6300 (Overclockado a 4.1)

Memória: 8GB 1333MHz

Fonte: EVGA 600W 80+

VGA: GTX960 Zotac

 

Estou com um desempenho bem ruim em jogos como:

 

GTA V (48 ~ 55 fps no LOW)

Just Cause 3 (40~50 fps no LOW)

The Crew (30~50 fps no LOW)

The Witcher 3 (40 fps , LOW também...)

Rainbow Six Siege ( esse crava 60 no low, mas se mudar pro medium fica injogável)

 

O que acontece, eu tinha uma R7 260X, e ela sempre rodou os jogos tranquilamente no low, porém fiz o upgrade para a GTX960 (não sei se foi um baaita upgrade, mas beleza). E é ai que ta o problema, eu não senti quase nenhuma diferença em fps nos jogos. Eu fiz o upgrade pois vi em vários sites e comparativos mostrando que a GTX960 é uns 40% melhor do que a R7 260X

 

Eu vi até alguns vídeos na internet da galera utilizando GTX960 + FX6300 e rodaram lindo, conseguiram 60fps+ gravando! Inclusive em alguns canais grandes como "ChipART", "PeperaioHardware".

 

Já me disseram que essa placa-mãe não é uma boa companheira para os FXs, mas será que ela ta capando tanto o desempenho do processador?

 

Em alguns casos, tanto na qualidade LOW, MEDIUM ou HIGH os fps continuaram o mesmo, ou seja, o problema não está na VGA, certo? Só que também não seria gargalo, já que em vários testes a glr roda FX6300 com GTX960 de boas.

 

Enquanto isso vou formatar meu computador, vai que deu zika nele né? rs

 

Agradeço qualquer ajuda pessoal, valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhe o raciocínio:

 

você compra uma nova placa de vídeo, ela puxa mais energia que antes, mais energia trafegando na placa-mãe, a mesma possui VRMs sem dissipador que esquentarão tanto como antes e ela vai diminuir o clock ou a tensão entregue para a CPU (ou dando drops rápidos ou mantendo essa queda pro muito tempo) e você vai ter um desempenho pífio.

 

Resumindo, quanto mais você tenta usar seu hardware mas a placa-mãe e seus componentes esquentam e mais ela limita seu desempenho pra conseguir lidar com a temperatura dela e dos VRMs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu formatei e realmente o desempenho está bem abaixo do esperado ainda.

 

Provavelmente então minha placa-mãe não está dando conta do recado certo?

 

O que vocês acham de eu migrar para esta?

 

GA-970A-DS3P - Gigabyte

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=970

 

Disseram que o chipset ideal para fx seria esse 970, e eu não pretendo trocar o FX6300 tão cedo. Acham uma boa escolha?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasishii amigo, voce ja testou sem o overclock no fx6300? Ele nao precisa de over pra rodar com a gtx960. Outra situacao é que 3 jogos que voce usa precisam de ajustes finos pra rodar no fx6300 com a gtx960. Gta, just cause e Witcher sao casos especiais, inclusive pela questao de 2gb de memoria de video (apesar de você n ter falado qto tem sua vga). Acho que o seh problema esta em usar o over nessa placa-mãe. Se deixar em stock, leva esses jogos no medio. Tente sem over no processador e faca over na vga.

adicionado 3 minutos depois

De uma olhada nesse canal que tem uns videos de como rodar jogos em config limitada. Procure por videos da 750ti ou 950, se n tiver da 960, como parametro inicial pra usar na sua maquina:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr ai que está, antes de me decepcionar com a troca (R7 260X -> GTX960) ela rodava em stock, porém existe aquele "turbo boost" que já vem habilitado no processador, vou tentar desativá-lo para ver se noto alguma diferença. Mas fiz o over justamente pois em "stock" a GTX já estava com desempenho meio estranho.

 

O que está me deixando mais confuso é que a R7 260X conseguia desempenho bem semelhante a essa GTX960( que é 2GB por sinal ).

 

Apesar de saber que não é uma placa para rodar no HIGH / ULTRA pelo menos no low ela deveria conseguir um FPS bem maior do que a R7. E a realidade é que ficou BEM semelhante, eu diria uns 5 ~ 10 fps de diferença.

 

Concluindo, eu acredito que seja algum gargalo ou realmente a GTX960 não é tão boa quanto mostram nos vídeos rs.

 

@Hqxriven tem razão rs, eu vou pedir uma recomendação lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!