Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito simples, sensor ir e dc motor


jonasz

Posts recomendados

Sim, é necessário o resistor. Pois está ligando um relé de 6V em 9V.

Não use esse transistor 2N3904, ele tem baixo ganho e baixa corrente. Procure usar a dupla BC548/BC337. 

A carga em transistores sempre vai No coletor. 

Não entendi o que você quis dizer com antes ou depois do 2N3904. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 O fato do relê estar com uma resistência vai fazer ele consumir menos?

 O 2N3904 não esquenta e esta funcionando bem, a dupla BC548/BC337 fervia com o motor em uns 10 segundos
 
 O melhor circuito sem relê era o 2N3904 com Tip42
2N3904 Tip42.jpg
era o que tinha mais força sem esquentar

 O que significa baixo ganho?

 Baixa corrente é problema se é suficiente para acionar o relê sem esquentar?

Eu estava colocando o relê no emissor do 2N3904,  já mudei para o coletor então.   antes=coletor depois=emissor


Então agora esta assim, mas com o diodo no relê,
2N3904 Tip42 - Cópia.jpg


Funciona muito bem, mas tem algum problema em ser assim?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Com o resistor consome menos e não força o circuito.

O relé é um pouco diferente do motor, pode montar que não vai ferver. 

Se quiser montar o relé no tip42 também pode. 

O ganho do transistor implica na sensibilidade, por isso que quando coloca o resistor, precisa de muita luz. 

O último desenho está correto, como você mesmo disse, só faltou o diodo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente deu certo
So tenho que ir em alguns jogos e campeonatos para achar as falhas desse sistema

Pistolinha de paintball com alimentação eletrônica para 50 paintballs =)
Futuramente vou ver se ligo uma solenoide no outro pino do rele e deixo ela automática hehe
o que acho que vai ser uma boa porque o gatilho vai se tornar inteligente so atirando sem tem bolinha na agulha.  E da forma que esta a ultima bolinha tem uma chance alta de nao entrar inteira e quebrar fazendo ter que desmontar tudo e limpar. E o gatilho inteligente resolveria isso

So nao tenho certeza se a solenoide iria deixar o gatilho recuado tempo suficiente, talvez esse modo automatico se torne rápido demais e nao de tempo do gas encher o power tube,  ai vou ter que ver de como colocar um timer ou algo do tipo para desacelerar o sistema em alguns milisegundos.

 Mas ficou muito legal, Obrigado pela ajuda tornando isso possivel =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho o mesmo problema que o colega @jonasz  , a diferença que preciso usar um esquema que ligue o motor através de captação de som (utilizando um microfone de eletreto). Outra diferença é que não tenho acesso ao motor e bateria de 9v, estão dentros de um recipiente fechado, tenho apenas acesso ao botão on/off do sistema.

Resumindo, preciso fazer um circuito que simule o botão on/off mas que dispare através da captação de som.

 

Tentei utilizar os esquemas que o colega @Mestre88 indicou, mas nenhum funcionou com a utilização do microfone de eletreto no lugar do fotodiodo.

 

Sabem me dizer o que pode estar acontecendo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo com o 2N3904 estava com muita falta de sensibilidade a luz

Ai montei um com 2x BC337

Mas ficou sensivel demais a luz,   aonde eu colocaria uma resistencia/potenciometro para reduzir a sensibilidade?

2xBC337.jpg

 

 

 

 

edit:

ah ja descobri,  olhei umas fotos no google images por circuito ldr com pot e coloquei 1 resistencia de 10k ali embaixo e resolveu

2xBC337.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 Se eu colocar um capacitor na mesma posição do diodo, é possivel fazer o motor girar um pouco mais após o relé desligar?

 Qual a medida para um capacitor fazer o motor 9v 100mah girar por alguma coisa  proxima de meio segundo apos o rele desligar a corrente? Nao precisa ser exato,  alguma base para eu comprar capacitores nessa faixa e ir testando ate achar o certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

melhorou bem o problema,  fui aumentando a potencia do capactior

O melhor ficou com 2200uf  pois capacitores maiores fazem o motor demorar demais para acionar, passa a ter um tempo para carregar o capacitor antes antes de acionar o rele

porém ainda não é o suficiente para ficar a prova de falhas
capacitor tem um tempo para carregar, ai nao posso apertar rápido demais, e seria bom o capacitor ficar acionado um pouquinho mais de tempo

E se eu colocar o capacitor na base de um transistor, sera que nao resolve esse problema?

Para manter o 2n3904 ligado por 1 segundo usando um capacitor  quantos uf sera que o capacitor deveria ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 no caso é outro sistema.

 Aquele que acionava a luz funcionava perfeitamente a parte eletronica. Atirava super rápido, nao falhava, estava otimo. Mas  o problema era quando uma paintball estragada entrava na arma e quebrava ai ia sujeira nos sensores e para limpar eles tinha que desmontar tudo e levava muito tempo.
 Eu teria que criar um mecanismo para nao sujar o sensores quando uma bolinha ruim quebrar, isso seria muito difícil, então guardei o circuito para tentar um plano alternativo sem ter que fazer essa mudança mecanica na arminha 


 então o circuito atual é apenas um pushbutton, motor e bateria,    quando solto o pushbutton ele tem que manter o motor girando por mais alguma fraçao de segundo ou talvez ate um segundo inteiro.

 Tentei adicionar capacitores nisso e nao adiantou

 Ai fiz como você falou e coloquei o capacitor para manter um rele 6v acionado,  e quase deu certo. o problema é a demora para o capacitor carregar e que ele consegue manter o rele ligado por tempo insuficiente

 então estou colocando um 2n3904 para acionar o rele, e ele ser mantido por um capacitor.

 
Testei ligar esses componentes de varias formas, a que deu melhor resultados foi:
dell-d07u-alienware-alpha-gaming-console-2e234495bff60405bb304675c6a63944.jpg

Mas ai pelo pessimo desenho sem simbolos, mas foi mais fácil desenhar assim kkk


Dessa forma ai um click no push button e o rele permanece acionado por 4 a 5 segundos

todas outras formas que liguei ficava acionando menos de meio segundo e sem o transistor tem que ser um capacitor mais de 10 vezes mais forte e vai ter o problema que falei de demorar para carregar




então acho que vou montar desse jeito que desenhei, e vou usar um capacitor menor.

Existe algum problema em montar dessa forma?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!