Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito simples, sensor ir e dc motor


jonasz

Posts recomendados

Sim , seria uma boa também ! Mas pelo jeiito ele não quer ''muitos'' componentes, e se colocar um CI aí ele tem um infarto lá haha ... 

O que está me deixando pensativo é esse fotodiodo que ele está usando, deve estar fornecendo uma corrente quase que insignificante, o bom seria saber o valor dessa miséria ,rs ... se for na ordem dos µa tem que amplificar bem pra saturar.

Talvez seria bom usar 2 darlington's , um pra amplificar(BC517) e outro de potência (um TIP120 por ex).

 

Mas este fotodiodo não está me convencendo,rs ..  os bc's e o tip eu tenho , da vontade de comprar o fotodiodo só pra ver o que ele fornece kkk , isso está me intrigando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 Ola, antes de tudo, obrigado pela ajuda e me desculpem por estar ausente essa semana, fiquei meio sem tempo por conta de imprevistos

então testei novamente varias vezes o esquema dos 3 transistores TIP42, BC337 e 2N3904

Conferi os pinos, e conferi todas conexões

TIP42.pngBC337(2).jpg2N3904.jpg

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

1472329966275-1685952704.thumb.jpg.03408abc4a574185291cd5291e478fdc.jpg

 Liguei de acordo com o desenho e de acordo com os pinos, varias vezes

 Conferi inúmeras vezes varias vezes
 Conferi muito mesmo

 Antes mesmo de ligar o de conectar o motor ou Led no (M)  o BC337 começa a ferver imediatamente após colocar corrente




 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


BC548 TIP42.jpg

No esquema: BC548 com TIP42:

Com led:  funciona de boa
Com motor: chora que vai girar mas não gira
 

 


 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


BC548 BC337.jpg
No esquema BC548 e BC337:
Com led:  funciona de boa
Com motor: a sensibilidade da luz é bem alta e boa porém o motor gira muitooooo fraco e o BC337 ferve
 

 



 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


BC337 BC337 R100 R2k.png
No esquema 2x BC337:
Nao consegui fazer corretamente porque nao tinha uma resistencia de 2k aqui,  e usei uma resistencia de 1k, porém nao deu certo
A sensibilidade a luz  é tão alta que não consegui isolar o receptor a ponto de conseguir desligar
Ali no R3  ao trocar o Led pelo motor, o motor nem dava sinal e o Q2 esquenta muito rápido

 

 



 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


14159709_721829771305715_824603184_n.jpg

 Esquerda: 2N3904
 Direita: TIP42

 O motor gira, mas a sensibilidade a luz é muito fraca e tem que encostar o emissor no receptor para o motor ter um pouco de força

 Trocando a resistencia de 10k por uma resistencia de 1k:
 A sensibilidade a luz melhora um pouco  a força do motor também.   porém a força do motor não é suficiente para o sistema funcionar corretamente.  ligado diretamente na bateria é muito mais forte.





 Se conseguir fazer tipo esse ultimo teste mas com um pouco mais de sensibilidade a luz e fazendo o motor girar com mais força vai estar completo
 O ideal seria conseguir usar toda força possível o mais próximo possivel de ligar a bateria direto no motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jonasz disse:

1472329966275-1685952704.thumb.jpg.03408abc4a574185291cd5291e478fdc.jpg

 Liguei de acordo com o desenho e de acordo com os pinos, varias vezes

 Conferi inúmeras vezes varias vezes
 Conferi muito mesmo

 Antes mesmo de ligar o de conectar o motor ou Led no (M)  o BC337 começa a ferver imediatamente após colocar corrente. 

Editado 38 minutos por jonasz

Faltou um resistor entre a base do tip42 e os coletores. Pode ser de 1k mesmo.

Em todos desenhos que fiz, esqueci de colocar um diodo em paralelo com o motor, pode ser um 1N4007. O catodo do diodo sempre deverá ser ligado ao positivo. 

Fica difícil fazer um circuito simples que funcione corretamente, sem conhecer esse foto diodo e esse motor. 

Penso que a solução para o seu problema, esteja em usar um MOSFET no lugar dos tradicionais BJTs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Fica difícil fazer um circuito simples que funcione corretamente, sem conhecer esse foto diodo e esse motor.





Bom bati uma foto do receptor IR,  parece um led de 3mm.    não sei se a foto ajuda em algo, mas o vendedor não tem informações dele.
Receptor IR.png







E aqui uma foto do motor:
DC Motor 9v.png

 





 

 Uma mais afastada para ver o tamanho real dele comparando com uma mão
DC Motor 9v imagem afastada.png




E aqui um teste de mah do motor com uma bateria alcalina nova
DC Motor teste com bateria nova.jpg

 

 

 




 

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Em todos desenhos que fiz, esqueci de colocar um diodo em paralelo com o motor, pode ser um 1N4007. O catodo do diodo sempre deverá ser ligado ao positivo.


Estou esperando segunda feira para ir comprar
No caso eu ligo assim?
motor diodo.png


 

 

20 horas atrás, Mestre88 disse:

 

Penso que a solução para o seu problema, esteja em usar um MOSFET no lugar dos tradicionais BJTs. 

 


 Fazer circuitos com MOSFET(s)  exige algo diferente?
 Sabe qual eu deveria comprar?  ai compro junto com o Diodo amanha
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falo sobre as características do diodo, não me refiro a aparência dele. E sim as características elétricas, como tensão, corrente e sensibilidade dele. 

Com o motor ocorre o mesmo, mas como se trata de uma carga indutiva, esses 200mA que estão marcando no seu amperímetro não dizem muita coisa. Em outras palavras, ligar esse motor e uma lâmpada não é a mesma coisa. 

Sim, a maneira de ligar o diodo está correta. 

Sobre os circuitos com MOSFET,a maneira de ligar é bem parecida com o transistor BJT. Mas na teoria é bem diferente. 

Um MOSFET bem comum é o IRF630, na verdade qualquer um de potência que seja canal N, vai servir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Quando eu falo sobre as características do diodo, não me refiro a aparência dele. E sim as características elétricas, como tensão, corrente e sensibilidade dele. 

Com o motor ocorre o mesmo, mas como se trata de uma carga indutiva, esses 200mA que estão marcando no seu amperímetro não dizem muita coisa. Em outras palavras, ligar esse motor e uma lâmpada não é a mesma coisa.


 Sim, eu sei, Mandei a foto na esperança do modelo do formato ser algum conhecido que existe em algum padrão de especificações.
 Acho que a única forma de obter esses dados seria comprar um pela internet de um lugar que tem os dados, e desmanchar a partes ate conseguir ser capaz de trocar o diodo e o motor.   o que seria bem problemático.

 

 

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Um MOSFET bem comum é o IRF630, na verdade qualquer um de potência que seja canal N, vai servir. 


beleza, segunda feira vou comprar um Diodo 1N4007 e um MOSFET IRF630

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Fui lá na loja de eletrônica e comprei o Diodo 1N4007 e um MOSFET IRF630

 Consegui descobrir o modelo do receptor IR: TIL78

 Mais tarde vou testar novamente o circuito dos 3 transistores agora com o diodo e com a resistência e os outros circuitos com o diodo e posto os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

minimalismo... tamo junto. Só que neste caso penso que um ci cai bem. Algo como uma porta dum cd40106 com alguma "polarização" na entrada. smitch trigger, a saída não fica indecisa como nos casos acima.

 

Outra opção é usar um receptor i.r. que tem em quase todos os eletronicos. 40106 gera o sinal 38Khz. Uma porta faz o papel de casar o sinal...Aciona o mosfet com a saída dela e.... esquece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2016 às 22:29, Mestre88 disse:

Faltou um resistor entre a base do tip42 e os coletores. Pode ser de 1k mesmo.

Em todos desenhos que fiz, esqueci de colocar um diodo em paralelo com o motor, pode ser um 1N4007.

1.jpg

Adicionei a resistência e o Diodo e testei, testei
Com o Led:  Ele fica aceso apenas com a luz ambiente, não consegui isolar a luz ambiente do receptor a ponto dele apagar
Com o Motor: Não da nem sinal, nem faz barulho
Nada esquenta


 Testei também aquele circuito do BC548 e Tip42 adicionando o diodo no motor.
 Não mudou nada com o diodo,  motor gira bem fraco,  a sensibilidade IR é fraca, o transistor esquenta



 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

minimalismo... tamo junto. Só que neste caso penso que um ci cai bem. Algo como uma porta dum cd4069 com alguma "polarização" na entrada. smitch trigger, a saída não fica indecisa como nos casos acima.


 Não entendi muito bem mas se você acha que funciona e se você desenhar de uma forma que eu entenda kkk.  Eu compro as peças e testo
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei, coloquei 2 pilhas AA alkalinas e nao fez nada

A peça que tem o motor é essa daqui:
http://www.rap4.com/p/015069/gen4-box-magazine-tray-complete-assembly?osCsid=l9q6j0ss250isku4k0u4r66437

Que faz parte desse produto:
http://www.rap4.com/p/010085/rap4-box-magazine-with-nautilus-drive

 

Diz ser 9v
O atendente do site diz que o fabricante desapareceu e que apenas tem peças de reposição e nenhuma informação, mas falou que posso mandar um email para assistência técnica deles para ver se alguém sabe qual é o modelo do motor.   Ja mandei o email. 


 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jonasz disse:

Testei, coloquei 2 pilhas AA alkalinas e nao fez nada

Então deve ser 9V mesmo. É que com tantas tentativas que não deram certo, começa a surgir dúvidas. 

Aí vai o circuito com o IRF630, poderia usar somente ele e fazer algo bem mais simples, mas como você já comprou esses outros componentes, testou esse circuito com o Led, e funcionou, então preferi adaptar o Power Fet a ele. 

Coloque um dissipador no IRF630, assim evitará que ele se aqueça e queime. 

1473124305700195512928.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sobre o motor, a luz ambiente e alguns etc minha bola de cristal já o havia precavido lembra?

 

Estou sem papel e lápis e o google imagens não está ajudando muito. Veja isso...

debounce.jpg

 

Feche os olhos, Inspire fundo, leia e inspire-se...

 

Imagine seu receptor no lugar do botão. Capacitor entre 1 e 100nF pra tirar ruídos. Em paralelo com ele um resistor 10k.. 100k para polarizar. O mesmo com o de cima. E o pino 2 acionando o mosfet

 

Se conseguiu ler de olhos fechados vai conseguir o mesmo com o circuito

 

Certeza que sua pistola não comporta uma chave ótica? Pode facilitar 1 pouco sua vida.

 

Sobre o receptor, quase qualquer aparelho tem um deste...

screenshot3.jpg

A essência é muito simples.. ele é sensível a um sinal i.r. de 38Khz e só a ele. Mas teu pra funcionar legal, é necessário que bloqueie mesmo o sinal

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mestre88 disse:

1473124305700195512928.jpg

Demorei para testar porque tive que ir comprar uma resistência de 1k
 
Com o motor a sensibilidade a luz é perfeita, começa a girar ao menor sinal de luz ambiente
mas gira em ultra slow motion, muito lento,  entre os 4 circuitos que fez o motor girar,  esse é o mais lento, mesmo com luz IR direta não muda a velocidade


O que fez girar mais rápido foi esse:2N3904 Tip42.jpg




 

 

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Imagine seu receptor no lugar do botão. Capacitor entre 1 e 100nF pra tirar ruídos. Em paralelo com ele um resistor 10k.. 100k para polarizar. O mesmo com o de cima. E o pino 2 acionando o mosfet


 Nunca mexi com capacitores, nao tenho ideia do que essa medida nF significa
 Ainda nao sei o que polarizar em eletronica significa

 

 

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Certeza que sua pistola não comporta uma chave ótica? Pode facilitar 1 pouco sua vida.


Ela funcionaria através de 2 furinhos de 5mm na lateral dessa peça?
s-l300.jpg

 


ela teria que ter um tamanho muito especial para encaixar
seria bem difícil achar uma com as medidas corretas,  e mesmo assim possivelmente o plastico que segura a peça teria sua estrutura comprometida.



 

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A essência é muito simples.. ele é sensível a um sinal i.r. de 38Khz e só a ele. Mas teu pra funcionar legal, é necessário que bloqueie mesmo o sinal


 Poderia ser um LDR, nao tem problema com sinal especifico, vai ficar dentro da arminha, Isolada de toda luz se a bolinha esta na frente, nao vai ter problema de interferencia.  pode ser qualquer tipo de luz ate ambiente

 Se com LDR é mais fácil o circuito. eu compro um LDR,  nao tem necessidade ser IR,  nao tem necessidade ser um sinal especial.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Nao seria possivel seila ligar um rele com esses transitores?  o rele nao aguenta melhor em passar toda corrente pro motor?

tipo colocar um negocio assim
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765242597-rele-auxiliar-partida-bomba-combustivel-micro-iso-4-pinos-_JM

Acho que isso deve conseguir acionar o motor, e os circuitos testados com o tip42 deve ser capaz de acionar esse relé


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 Eu gostaria de agradecer todo mundo que tentou me ajudar, Eu aprendi muita coisa, o que é bem mais valioso do que o próprio projeto.

 Mas devido as dificuldades e fato da minha falta de compreensão básica de eletrônica chegou a hora de desistir.

 Obrigado novamente e ate mais

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, jonasz disse:


 Eu gostaria de agradecer todo mundo que tentou me ajudar, Eu aprendi muita coisa, o que é bem mais valioso do que o próprio projeto.

 Mas devido as dificuldades e fato da minha falta de compreensão básica de eletrônica chegou a hora de desistir.

 Obrigado novamente e ate mais

 

Não desista assim, como você disse antes um relé pode resolver o problema. 

Não disse antes porque entendi que não tem muito espaço dentro dessa "arma". 

Com tudo o que você já conseguiu fazer, ligar um relé pequeno se tornou a coisa mais simples do mundo. 

Se conseguir um relé de 6V, e ligar com um resistor em série o circuito funciona beleza. 

Somente agora lendo os últimos posts entendi como isso funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu também. Só agora disseste que não tem conhecimento em eletronica. Se o fizesses desde o começo, talvez a condução seria diferenciada. No momento tem algo drenando minhas energias. Talvez mais tarde penso algo pra você. Contente-se temporariamente com a dica do amigo @Mestre88

 

Não escolha o caminho mais fácil. Desistir é para os fracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2016 às 23:16, Mestre88 disse:

Não desista assim, como você disse antes um relé pode resolver o problema.


 Estava desistindo de fazer como eletrônica que ficaria muito melhor.  estava pensando em volta-la ao que era o projeto anterior e ficar com as falhas antigas.  Mas estava instalando um botao no final do percurso do gatilho.  assim iria acionar o motor assim que disparar.  mas iria gerar inúmeros problemas esse modo "analógico"  coisa que o modo "inteligente" com olhos não ocorreria.
 Nunca vi um relê ao vivo, não sequer se acionaria, se iria ser muito pesado para bateria, simplesmente não sei nada de reles

 Bom ficar a beira da desistência foi algo bom pois agora tem também esse sistema "analógico" como alternativa caso alguma coisa suje o emissor/receptor durante um jogo de campeonato,  ai é só mudar do modo "inteligente" para o modo "analógico" ate o jogo acabar e eu puder dar manutenção na arminha e limpar.  pois as vezes uma paintball ruim pode estourar dentro da arma
 

 

Em 06/09/2016 às 23:16, Mestre88 disse:

Não disse antes porque entendi que não tem muito espaço dentro dessa "arma".


Dentro dela só vai o emissor e o receptor IR que tem espaço limitado. do resto é tudo adaptável


 

 

Em 06/09/2016 às 23:16, Mestre88 disse:

Se conseguir um relé de 6V, e ligar com um resistor em série o circuito funciona beleza.


Comprei um rele 6V como você disse CF413006.   Como calculo o resistor certo?



 

 

Em 07/09/2016 às 07:09, Isadora Ferraz disse:

Eu também. Só agora disseste que não tem conhecimento em eletronica. Se o fizesses desde o começo, talvez a condução seria diferenciada.

 


 Na criação do tópico eu falei
 "só falta a parte eletrônica, mas o problema é que nunca mexi com eletrônica antes... Então estou aqui para tentar achar ajuda para terminar o projeto"



 

Em 07/09/2016 às 07:09, Isadora Ferraz disse:

Contente-se temporariamente com a dica do amigo @Mestre88

 


Sim, parece uma solução boa que ele passou

 


 

Em 07/09/2016 às 07:09, Isadora Ferraz disse:

Não escolha o caminho mais fácil. Desistir é para os fracos.


Se não der certo com relé não vejo outra saída.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber qual a resistência que vai em série com o relé, primeiro precisamos saber a resistência de sua bobina. Mas sem cálculo nenhum, eu digo que um resistor de 47 ohm funciona. 

Para ligar o relé ao circuito transistorizado, use um diodo em paralelo (mesmo esquema do motor). 

O motor que estará ligado nos contatos do relé, não vai precisar do diodo. 

Sobre o relé que você comprou, não encontrei nenhuma informação sobre ele na Internet, se não souber como ligar, poste fotos dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 Sem a resistencia o rele acionou com mais sensibilidade a luz do que com a resistencia.   O rele nunca vai ficar acionado mais de 5 segundos,  é necessaria a resistencia?

fiz aqui usando o 2N3904 e no emissor dele coloquei o Rele,  bem simples.

Faz diferença colocar o Rele antes ou depois do 2N3904?   Eu devo colocar o rele no coletor ou no emissor ou tanto faz?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...