Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De tempo em tempo, tenho que trocar a placa de vídeo de slot!


Posts recomendados

 

Meu problema é bem específico:

De tempo em tempo, dá algum erro de driver da placa de vídeo (o conhecido nvidia stop responding), para resolver o erro, descobri que posso simplesmente mudar a placa de slot, daí fico usando o PC por um mês ou pouco mais/menos, daí o erro começa de novo e tenho que repetir o processo, o mais bizarro é que tenho 3 slot PCI na placa-mãe e nos 3 dá a mesma coisa, de tempo em tempo (1 mês no geral).

 

O mais bizarro ainda é que isso acontece algumas vezes com a memória RAM também, tenho que troca ela de slot, ou simplesmente tirar e colocar no mesmo (o que talvez funcione com a placa de vídeo também)

 

As temperaturas estão tudo certo, e vga dificilmente chega aos 70º

 

Alguns detalhes sobre o problema:

-Se o eu ignorar o erro, e simplesmente reiniciar, desligar da tomada ou esperar 1 dia, SEM trocar de slot, o erro tem grandes chances de ocorrer de novo... indepentende do uso da placa/memória... Sendo necessário trocar o slot para ter mais um mês de tranquilidade, caso contrário serão erros constantes, PC travando e etc...!

 

-Acho difícil imaginar que a placa-mãe veio com todos slots com problema/possui setores defeituoso... já que o PC funciona normal quando você "renova o slot" e passando um tempo, dá o problema de novo

 

-Quando não estou usando, sempre desligo o PC da tomada

 

-Não uso estabilizador/No-break, uso um filtro de linha apenas

 

-Me aconteceu com diferentes placas de vídeo/memórias

 

-Sei que esse erro do driver nvidia parando e se recuperando pode ser várias coisas ocasionando ele (inclusive coisas que não tem nada a ver com a placa de vídeo), mas o efeito colateral depois de algum tempo é o mesmo com a placa de vídeo e a memória e o contra ataque é o mesmo (trocar de slot)

 

-Tentei procurar na internet sobre, mas sem sucesso, pois parece ser uma busca difícil devido as palavras chaves retornarem outras coisas, nada a ver com meu caso

 

Alguma ideia do que poderia ser?

 

Configuração:
X58A-UD3R (Rev 2.0)
i7 CPU 920 @ 2.67GHz
Ram 12GB DDR3 1066
Nvidia GTX970
Windows 10 Pro x64

Fonte: TX750 Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quanto tempo voce tem esse problema? lembra se ele começou após algum acontecimento, tipo atualização de driver de vídeo? na época que eu tinha minha 9600GT eu lembro de ter alguns problemas com um driver de vídeo parando de responder, no meu caso foi uma versão bugada que foi instalada pelo Windows update, dai desinstalar o driver e instalar uma versão um pouco mais antiga resolveu o problema...

 

Quanto as memórias, a placa realmente da algum sintoma que mostre que o defeito é realmente nas memórias? tipo bips de erro ao ligar, ou telas azuis cujo código de erro esteja relacionado as memórias?

 

O Windows 10 por ainda ser relativamente novo tem bastante problemas relatados de travamentos, e problemas com drivers.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro a quanto tempo o problema, se depois de algo específico como você falou, mas tipo, quando acontece com as memórias, já começa na bios, pois ele identifica um chip a menos, tipo tenho 3x4gb, daí aparece 8gb na bios... e não importa o que eu tente mexer, só vai ser resolvido se eu abrir o gabinete e trocar a ram de slot ou mesmo tirar e colocar no mesmo slot... dando uma ideia que não é nada no windows, e tal, pois ele nem iniciou ainda :(

 

Daí não dá bip na bios, apenas identifica menos memória... e se eu não trocar de slot, pode até aparecer os 12gb corretos na bios, mas vai dar algum travamento frequente quando entrar no windows!

 

Com a placa de vídeo é igual.. para eu poder usar o PC por mais um mês terei que tirar e colocar a placa em outro slot...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estranho,  ja verificou por atualizações para o BIOS? talvez seja algum bug no BIOS.

 

Outras suspeitas recairiam sobre Oxidação de contatos, principalmente se voce mora em uma região úmida  próximo do litoral (maresia)  ou então "solda fria" que seria a solda dos slots estarem ruins, dando mal contacto, mas acho meio difícil de acreditar que uma placa venha a ter problemas na solda de todos os slots, so se houvesse na fabrica, alguma contaminação da solda, o que tambem seria improvavel de ocorrer com apenas uma placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Verifica no setup do BIOS se tem como desativar saídas que você não usa como portas firewire, serial etc

 

É que pode ser problema com mal gerenciamento de IRQs pelo BIOS e com a diminuição de recursos que a mobo oferece pode ser que resolva ficando mais fácil esse gerenciamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...