Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Botão flutuante excel


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Não sou um expert em programação de VBA, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês.

 

Em uma planilha, tenho um botão para chamar um determinado formulário onde faço o preenchimento das informações que preciso. Até aqui td bem!

Mas queria que quando eu usasse a barra de rolagem da minha planilha para baixo e/ou para a direita, esse botão tb acompanhasse, ficando sempre visível num determinado ponto, por exemplo no canto inferior esquerdo. 

Isso é possível?

Desde já agradeço aos feras ai...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolmis seja bem vindo ao forum.

 

Segue exemplo, cole o codigo no modulo da respectiva planilha (aba). (*vide img1)

E altere o nome do seu botao (de acordo com o codigo)  se necessario.

 

Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)
If Target.Column < 3 Or Target.Row < 3 Then Exit Sub
With ActiveSheet.Shapes("CommandButton1")
.Top = Target.Offset(-2).Top
.Left = Target.Offset(, -2).Left
End With
End Sub

img1

botaodireitasobreplan1.png

 

Uma outra opção, ao invés de um botao flutuante, voce inserir um botao na Faixa de Opção (ou barra de ferramentas se preferir), (*vide img2 e img3)

img2

66db578e4339dbedf91f780e7b39f266

 

ou esta:

 

img3

e1de75e9a77f9f0ec623e847a4a5abcb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Basole.

Mas não consegui fazer, sou meio leigo no assunto de vba. rs....

 

A segunda opção acho que é mais fácil, mas queria mesmo era fazer isso com a opção de botão suspenso. Acho que ficaria aparentemente mais legal pra mexer.

Se não for pedir muito, poderia anexar o modelo da planilha pra dar uma ideia melhor?

 

De qualquer forma, lhe agradeço muito pela boa vontade de me ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É basicamente isso mesmo! :D

Mas teria como ser sem precisar de ficar clicando em célula??? Tipo, se eu usar o scroll do mouse pra baixo por exemplo, este botão também acompanhasse, como se fosse um tipo de pop-up.

Queria que ficasse igual quando é aberto a janela quando se clica neste botão. Essa janela acompanha a tela, certo? Mas teria que ser com o próprio botão, entende.

Desculpa em exigir demais, mas é porque tô estudado ainda sobre programação, e não sou tão fera quanto vocês.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Rolmis disse:

Mas teria como ser sem precisar de ficar clicando em célula??? Tipo, se eu usar o scroll do mouse pra baixo por exemplo, este botão também acompanhasse, como se fosse um tipo de pop-up.

 

Sim tem como, mas com uso de dll (anexo), pois desconheço que o excel tenha este recurso.

O problema de usar a dll é que o recurso só ira funcionar na maquina que voce instalou.

Alem do problema que citei tem outros inconvenientes que poderá encontrar. 

O idela seria se voce inserise o seu Botao (CommandButton) na 1ª linha por exemplo, e usar o recurso "congelar paineis" para que o botão ficasse visivel quando. voce utilizasse o scroll do mouse para baixo por exemplo

 

Botao_Flutuante_2.zip

 

Como instalar um DLL ?

 

Como Instalar um DLL 2 ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...