Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Farol auto (tentando ligar)


tedy006
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Galera, olá.

Deixa eu ver se consigo explicar para tentarem me ajudar...

 

Quer trocar os faróis de meu carro, porém, quando conecto os mesmo em meu veículo, ao ligar o farol alto, ele desliga o farol baixo. Há como eu colocar algum relê pra ajustar esse problema, pois eu queria manter o farol baixo ligado, mesmo com o alto ligado. (OBS: Isso ocorre porque estou colocando faróis diferente dos originais)

 

O esquema atual é o seguinte:

O plug original tem 3 pinos

 

1 Negativo

2 Farol baixo

3 Farol alto

 

Quando coloquei o multímetro:

      - No farol baixo, tenho corrente de 12v nos pinos 1 e 2

      - No farol alto, tenho corrente de 12v nos pinos 1 e 3

 

Pensei em jampear os pinos 2 e 3, mas se eu fizer isso, assim que ligar o farol baixo, a corrente vai para o farol alto também, e sabe-se lá o que poderá ocorrer se eu fizer isso com o circuito atual do veículo, então minha dúvida é: Tem como eu, com esse esquema padrão, de algum jeito, fazer com que a corrente de 12v mantenha-se no pino 2 ao ligar o farol alto e claro, ao passar novamente para o farol baixo, a corrente do pino 3 ser cortada?

 

Caso queiram ver qual farol é, no vídeo abaixo, esse mesmo farol, quando o condutor liga o alto, o baixo se mantém acesso também e isso não ocorre no meu veículo, pois acredito que o esquema dos dois veículos sejam diferentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um diodo de alta corrente ligado entre os positivos das duas lâmpadas resolve o problema. Poderia usar um relé também, mas é mais complicado pra ligar. 

 

Mas, por que quer deixar as duas lâmpadas ligadas? 

 Seu farol usa duas lâmpadas, ou é lâmpada de dois polos?

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Então, o farol original do corsa, usa lâmpadas do tipo H4 que tem 3 polos e através dela, o farol alto e baixo funcionam junto.

 

Esse farol novo, igual ao do vídeo que coloquei, trabalha com lâmpadas H1 e estas tem apenas 2 polos, mas a adaptação do farol, usa duas lâmpadas para fazer o farol alto e baixo ao invés de 1 e não entendi, porque esta adaptação não mantém o farol baixo ligado junto com o alto, assim como no vídeo.

 

A intenção de manter o baixo junto com o alto, é para obter uma luminosidade maior.

adicionado 2 minutos depois

@faller Ok, vou tentar com este componente para ver o que rola. Obrigado pela (literalmente) luz.

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz Ok, isso está fácil, trabalho com Informática e fontes jogadas é o que mais tenho em casa e no trabalho. Vou tentear.

adicionado 11 minutos depois

Obrigado pelas dicas galera, vou tentar fazer com o diodo. Tenho um conhecimento ínfimo de eletrônica, e precisava apenas de um caminho. A dica do diodo é bacana, porque pelo pouco que sei (se eu disser besteira, podem me condenar), ele recebe e envia energia apenas em uma direção. Vou fazer os testes e aviso vocês da solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta que não quer calar:

O sistema elétrico do carro permite isso dai. Falo do alternador/bateria etc..  Tudo tem limite, não foram feitas para ligar em conjunto e essa ligação pode dobrar o consumo no tocante às lâmpadas...  As chaves interruptoras vão aguentar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Bom, de qualquer forma, vou levar em um auto elétrico, para me certificar de que não vou fritar alguma coisa no carro.

.

Mas lendo o esquema elétrico dos faróis originais, vejo que a corrente que poderia voltar e danificar algo no veículo, é comprimida por um rele e acabei descartando isso. Até pensei em colocar outro diodo na alimentação da primeira lâmpada, mas não achei necessário por conta do rele.

.

O que me preocupa é justamente o que você citou. Eu poderia sobrecarregar fiação ou algo assim, por isso, estou pensando em jogar um circuito isolado apenas para o farol alto, manter a ligação original desse farol, que ascende uma e apaga outra, mas colocar um outro circuito para alimentar apenas o farol alto. Ainda sim a luz que me deram dos diodos, me fez pensar em algo para não prejudicar o sistema original do veículo.

.

Então agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

E uma pergunta que o @faller não se atentou.

As lâmpadas irão sobreviver por quanto tempo, já que não foram projetadas para acionamento simultâneo dos filamentos?

Mais as lâmpadas H1 só tem um filamento. No caso o farol tem duas lâmpadas. 

Lâmpadas com dois filamentos são as H4 e aquelas lâmpadas redondinhas usadas em carros antigos. 

As únicas coisas que o amigo @tedy006 deve verificar é se o relé e a sua fiação suportam as 4 lâmpadas ligadas. 

Se cada lâmpada dessa for de 60W, então teremos uma corrente total de 20A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardo S Ferreira bem lembrado. O calor vai dobrar.

Falando em aquecimento...

off on topic: esta lei do farol baixo teve como objetivo tão somente aquecer o mercado de lâmpadas de farol. Um farol meu queimou ontem!! É sérioooo! Deve ter político conectado com fabricante de lâmpada! Só pode!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha @Isadora Ferraz , eu confundi quando o autor do tópico falou dos pinos 1, 2 e 3, ele estava falando do interruptor e eu pensei estar falando dos pinos da lâmpada. 

Off-on topic.

Discordo de você no quesito farol ligado, pois viajo muito e a segurança da visibilidade com ele ligado faz toda a diferenca. Mesmo antes dessa lei, eu sempre viajei com farol baixo ligado, pois quero mais é que me vejam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E eu acabei achando que o autor queria ligar os 2 filamentos baixo e alto simultaneamente.

 

off...

Claro você tem toda a razão amigo! com farol fica mais seguro. Só quis dizer que tem motivos sinistros ocultos por trás disso. Lembra da lei do kit de 1ºs socorros? pois é. Alguém saiu ganhando. E não foi pouco não.  Brasil.. sabe como é que é né.

Algo me diz que você é sócio de uma fábrica de lâmpadas kk.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Não meu caro amigo Ricardo, não confundiu não. Eu me referia a tomada que vai ligada a lâmpada e não ao interruptor.

.

Meu carro, no farol original, usa lâmpadas do tipo H4 que tem dois filamentos dentro fazendo o farol baixo e alto funcionarem com a mesma lâmpada.

.

O Farol novo, usa lâmpadas do tipo H1, que tem apenas 1 filamento. mas como podem ter notado no vídeo, as duas Lâmpadas se mantém acesas quando o farol alto é acionado, não sei porque no meu veículo, isso não ocorreu. Até perguntei ao dono do vídeo, se ele havia feito algo, mas ele disse que não, então imagino que meu carro por ser mais antigo, tenha u esquema diferente no circuito. Não cheguei a pesquisar, mas tudo bem.

.

E referente ao aquecimento, ainda vou fazer testes, mas pretendo, colocar um botão em paralelo de acionamento do farol alto, como se fossem milhas ou faróis auxiliares pra não ter perigo de fritar algo no veículo, mas pretendo ainda, fazer testes com a instalação dos diodos monitorando o aquecimento do circuito.

.

A ideia de colocar esse farol, é mais para embelezamento, pois foi o único bonito que encontrei para corsa Wind, o original e todos os outros que encontrei do gênero, sempre achei muito feios e iluminam mal. Esse parece iluminar bem, mas vou testar direito e falo pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!