Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro fonte at, e filtro para ruído 60hz


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite amigos

 

Tenho um Receiver/cd mp3player Panasonic C130U cuja corrente de pico é e 2A. Eu tenho ele ha algum tempo e gosto muito dele. Tenho também um corzus ht600, e um tojo GR900. Atrelado a tudo isso, eu tenho um Phillips ah 621, de 36 anos

 

Atualmente eu tenho 2 trafos de 12/3A ligados em paralelo, retificados em onda completa, com 10k microfarad, onde estão ligados o tojinho e o panasonic

 

O esquema de ligação é o seguinte.

 

1) Do AH621 vai para dois canais, 1 a 1, com AF 6x9 de uns 50W rms. Em paralelo com este, sai para o tojinho. No tojinho estão ligados outros ramais. A impedancia interna do tojinho, de entrada,  é de 47 ohms, e em serie está ligado um resistor de fio. A impedancia tota do circuito, deste, é de 3,993ohms. A impedancia mínima do phillips é 4ohms. Ligar o tojinho sem esse resistor baixava muito a impedancia resultante

 

Cumpre notar, contudo, que eu não desacoplei a saída alta do phillips pro tojinho. Eu usei o resistor para baixar um pouco o sinal, e claro, para que os 6x9 fiquem mais evidentes.

 

2) Do panasonic, na saida de pre, saem dois fios RCA que vão para a entrada CD/AUX do philllips. Esse panasonic, e o manual é bem claro, não pode ser juntado os negativos, seja na saída de alta, seja na pré. O manual fala em danos por aquecimento, e até incêndio. Mas, o phillips trabalha com negativo comum, o que acaba contradizendo o manual; A verdade é que, com o painel conectado, mesmo desligado, o equipamento fica morno. A solução paliativa que eu uso ha muito tempo é por um fan de 12cm ligado no remote.  Ao menos, em operação o equipamento fica mais gélido que desligado.

 

Neste sistema, ao ligar o equipamento, eu tenho ruido de 60hz no receiver panasonic, tanto em cd quanto FM

 

O Corzus não está ligado ainda.

 

Esquematicamente

Panasonic -> RCA pré A -> Phillips -> sistema A // tojinho -> sistema B

 

A nova situação

 

-> Fonte Troni AT

A fonte alimenta O panasonic, o tojinho, e o modulo corzus

 

O corzus trabalhará a, no mais das vezes,  20% da potência. Ele já usou 70% da potencia com essa fonte, e a fonte não arriou.

 

A questão que preocupa é que, agora, já tenho ruido de 60hz. O ripple dessa fonte exigirá, a meu ver, mais capacitores para filtrar. Mas, o capacitor ao ligar a fonte, exporá ela a um breve curto. Pensei em por em série 2 diodos, ida e volta, antes dos capacitores, mas não irá adiantar nada. Não sei se deveria, talvez, ligar o corzus antes dos capacitores, para dar a carga até que os capacitres carregassem.

 

Então ficaremos assim:

 

Panasonic -> RCA pré A -> Phillips -> sistema A // tojinho -> sistema B

                   -> RCA pré B -> Corzus

 

As perguntas que lhes faço é:

eu teria de usar quanto de capacitores? Eu consigo montar, em paralelo, até uns 18k;

E a questão de ligar o módulo antes dos capacitores, procede? Qual seja, um pouco de caps antes e outros depois?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ilkyest Não acredito que seu problema seja falta de "filtragem" de tensão! Você esta misturando várias potências de diferentes impedâncias de entrada e com o agravante de nenhuma possuir um terra comum de saída! O casamento fica bem complicado... o ruido será inevitável...

Indagação: Porque não ligue elas todas em paralelo, com falantes ligado em cada saída delas formando um conjunto total de som? Lembrando que a ligação em série delas, não soma a potência delas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio  o terra em comum, na verdade, eu tenho entre o tojinho, e o ah621

 

O panasonic tem 2 canais queimados. Eu tinha um módulo AB2000 da genérica BBuster que ferrou esse receiver na época. Eu fui tentar ver o integrado que queimou, mas não achei, na época, no Brasil.. hoje nem lembro mais,

 

Esse AH621 é esquisito. Ele tem 2 chaveadores, o canal A e B. Quando em A, ele faz uma espécie de bridge, e A/B ele reduz a potência. O que acontece é que eu não quero meia potência entende. 

 

O que também acontece, é que pela impedancia total, eu não tenho como jogar o circuito B no phillips. A impedancia cairia a algo em torno de 3 ohms, e não quero queimar esse som. Por isso que optei pelo tojinho, que lavei, sequei, e está funcionando.

 

O corzus sairá, a potencia, diretamente do panasonic, em pré. Gozado é que só quando o panasonic é ligado que eu tenho ruído de 60Hz. Se eu manter os demais componentes (Salvo o corzus que não está agora ligado) nao tenho esse ruído. Por isso que entendi ser "ele" o problema, qual seja, pouco capacitor para aquilo que o receiver precisa. Eu vi relatos em 2k microfarad/ampere consumido, qual seja, eu estaria bem nesse quesito, não incluindo o corzus e a fonte troni claro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio  a fonte não irá suportar sozinha o corzus, é fato.. mas suporta muito bem até o nível que eu irei usar. O sistema todo não terá mais de 100W RMS, ele será alimentado a 8ohms. Esse módulo dá 600W a 1ohm

 

Até o presente momento, eu não uso a fonte, e tampouco o corzus...

 

Mas uso 2 trafos de 12/3 em paralelo, e nesse sistema eu tenho ruído de 60hz, então, julgo que na fonte eu terei mais, devido ao riple dela, por isso da minha pergunta. No módulo não me importo ruidos, porque ele será usado para sub, apenas.... mas no receiver irá passar "flat"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A sim! Você ainda esta usando os trafos comuns!...

23 horas atrás, ilkyest disse:

As perguntas que lhes faço é:

eu teria de usar quanto de capacitores? Eu consigo montar, em paralelo, até uns 18k;

E a questão de ligar o módulo antes dos capacitores, procede? Qual seja, um pouco de caps antes e outros depois?

Sem ligar o Corzus, 10KuF já estaria de bom tamanho, não entendi o que você quis dizer em ligar o módulo antes dos capacitores!

Ligue os capacitores que você tem disponível todos em paralelo e logo após os diodos retificadores, de preferência com fios bem curtos, a carga (Módulos de potência), serão instalados na mesma linha dos capacitores, mas esses podem ter fios mais longos 15 a 30cm com bitola compatível a correte exigida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Entendi!, Uma forma se solucionar isso é usando um NTC, (pode ser de 10R), entre a fonte e o banco de capacitores, no momento de power ele oferece uma resistência de 10 Ohms em série, a corrente não aumenta exponencialmente e a fonte não desarma, depois desse breve "surto", o NTC começa a diminuir a resistência em série a medida que ele vai esquentando...

Tem deles com várias resistências, 5R,  2,2R, 9R, acima disso não vaia ajudar muito!..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Bcpetronzio Apenas para agradecer e atualizar

 

Eu fiz uma caixa para o conjunto, que pode ser vista no vídeo. Estou aguardando a veda-calhas secar para pintar (após 3 dias pega tinta)

 

Para amenizar a paulada dos caps, eu liguei dois fans de computador. Ajuda a esfriar e ameniza o drama. Mesmo com 22k ainda dá um pouco de chiado característico ao rodar CD. Eu não usarei muito CD, então estou tranquilo.

 

A fonte relevou-se interessantemente boa. O esquema de ligação ficou o seguinte. 

 

O remoto do módulo está ligado no CD/player de carro.

 

A entrada de sinal para o módulo é a saída "tape" do receiver phillips.

 

A saída de sinal RCA do cd player vai para o phillips.

 

do 3x1 phillips sai para alto falantes 6x9 e para o tojinho.

 

Assim, se eu quero FM, por exemplo, eu ligo o phillips, e tenho a opção de usar, ou não, o cd player em modo FM (com a entrada cd player do phillips)

 

Deixo-te um vídeo tentando mostrar

https://www.facebook.com/ivanluis.kuhn/videos/1165418066848087/?l=7062286519011981186

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...