Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor de ventilador, tem como instalar no potenciometro?


fabio85a

Posts recomendados

galera, ganhei um ventilador de pedestal ontem, dos antigos mega bom...mas ele está sem capacitor, e o capacitor não é ligado direto no motor como a maioria dos ventiladores de mesa...alguém sabe se da pra instalar nos fios do potenciometro? eu ja vi num ventilador de mesa o capacitor no potenciometro mas não lembro como era o esquema dos fios...valeu galera uma boa semana a todos!!! (=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é um potenciômetro, é uma chave de várias posições. 

Nos ventiladores mais antigos os capacitores eram ligados junto a chave, eu tenho um de mesa dos anos 80 que é assim também. 

Falar sobre cores de fio não adianta, pois não seguem um padrão. 

Tire fotos dos fios, assim quem sabe podemos ajudar. 

O capacitor usado é de 3,5uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim complica, eu pensei que os fios estavam ligados a chave. 

Do jeito que está aí é que dois fios são do capacitor e os outros 3 são das velocidades. 

Como eu disse antes, cor não diz nada. Pois já vi ventiladores que o capacitor vai ligado no fio amarelo e outros que vão ligado ao vermelho, por exemplo. 

Existe uma maneira de descobrir os fios medindo com um multímetro, mas não lembro como faz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

era essa minha duvida...ja testei eles com multimetro, ja sei qual o de cada velocidade...só não sabia mesmo onde liga-los se era na velocidade, em série em um unico fio...mas é uma ponta em cada fio que não é os da velocidade é isso? muito obrigado amigo, amanha mesmo posto se deu certo aqui. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!