Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Metalizar pcb quais os métodos?


Posts recomendados

Oi pessoal, antigamente existia um produto chamado PRATAX que eu comprava, dai deixava placa de circuito impresso dentro e ela ficava com o cobre branquinho...

Mas depois de um tempo ele o cobre começava a pretear, e as vezes sumir o prateado voltando a ficar laranja...

mas eu nunca mais achei este produto para vender

 

quais os métodos que a industria usa? tem como fazer em casa?

 

e este tal de PRATAX, alguém sabe qual a base dele? do que é feito? tem como fazer este produto em casa?

 

e os furos metalizados como eles fazem? é por eletrolise?

 

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Quanto ao produto pratax, acredito que uma alternativa seria o banho de estranho.

Recomendo que acesse o site no link:

 

engenhariacaseira.com.br

 

Encontrará tutoriais a respeito de fabricação de pci com métodos semi-profissionais ou profissionais para serem usados em casa.

 

Ele também vende produtos quimicos para metalização de furos em placas dupla face.

 

Não tenho nenhum tipo de vínculo com o site citado, é somente indicação. Já comprei vários produtos.

 

Att,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu uso o estanho comum mesmo, geralmente o estanho já usado. 

Eu passo pasta para solda e derreto aquele estanho que fica preso no sugador, parece gambiarra mas fica um acabamento legal. 

Faço isso principalmente em trilhas de alta corrente. 

Hehehe, também, faço isso!

Outro dia ainda estava me achando meio louco juntando o estanho do sugador. kkkk

Vejo que não sou o único doido...hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 8/25/2016 às 15:34, BloodCeltics Lopes disse:

Oi pessoal, antigamente existia um produto chamado PRATAX que eu comprava, dai deixava placa de circuito impresso dentro e ela ficava com o cobre branquinho...

 

 

O nome correto era PRATEX. Era, se não me engano, uma solução de iodeto de prata a uns 5% que, quando aplicado ao cobre, deixava-o com um aspecto prateado e com alguma proteção contra a oxidação. Sumiu das Lojas de material para Eletrônica faz alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2016 às 01:07, LMolinari disse:

 

O nome correto era PRATEX. Era, se não me engano, uma solução de iodeto de prata a uns 5% que, quando aplicado ao cobre, deixava-o com um aspecto prateado e com alguma proteção contra a oxidação. Sumiu das Lojas de material para Eletrônica faz alguns anos.

obrigado, vou pesquisar este tal de iodeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você deseja apenas que a parte de cobre fique prateada, então já deram informações.

Eu uso um resto de verniz de acrílico que tenho em casa. Diluo com acetona na razão de 1 para 1.

Com isso ainda fica fácil soldar e a parte que não recebeu solda fica eletricamente isolada e o cobre não escurece. Fica como novo.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/08/2016 às 17:51, MOR disse:

Se você deseja apenas que a parte de cobre fique prateada, então já deram informações.

Eu uso um resto de verniz de acrílico que tenho em casa. Diluo com acetona na razão de 1 para 1.

Com isso ainda fica fácil soldar e a parte que não recebeu solda fica eletricamente isolada e o cobre não escurece. Fica como novo.

MOR_AL

obrigado por mais esta dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...