Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão de um potenciômetro no inversor de potência weg cfw 500


Gtrio73

Posts recomendados

Olá amigos!

Tenho um Inversor de Potência CFW 500 e gostaria de controlar a velocidade do motor através de um potenciômetro de pedal. Achei um pedal que trabalha com 5K o que acho que é adequado para esse inversor, correto?

 

Minha dúvida é em relação à ligação... No manual os bornes estão descritos dessa maneira:

 

2 - AO1 - Saída Analógica 1

4 - GND - Referência 0V

6 AI1 - Entrada Analógica 1

8 + 10 V - Referência +10Vcc para potenciômetro

 

Como faço para conectar os fios do pedal nesse borne?

Muito obrigado!

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

registre-se que desconheço o inversor e claro não sei se 5K é adequado (penso que sim). No entanto pela lógica você deve ligar:

2-n.c.

4-no terminal da "esquerda" do potenciometro

6-no do meio

8-no da "direita"

Aguarde opinião de verdade ou dê uma olhada mais aprofundada no manual ou consulte o fabricante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é exatamente isso. 

O potenciômetro funciona como divisor de tensão, então qualquer um entre 5k e 100k funciona. 

Para funcionar tem que configurar o inversor para ativar a entrada analógica. No manual do aparelho explica como faz:

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.weg.net/files/products/WEG-cfw500-manual-de-programacao-10001469555-1.1x-manual-portugues-br.pdf&ved=0ahUKEwja4aLb1tzOAhXBPpAKHUnvCL8QFggcMAA&usg=AFQjCNF7sVywg7bb7APS5CDfYmwXIKQCVA&sig2=HpWm88YnGI4vq7QKJRtvhQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gtrio73 disse:

Pessoal , muito obrigado pela ajuda!

 

Eu confirmei tudo no atendimento da WEG. 

 

Bornes 4,5 e 6 para a ligação do potenciômetro (tem que ser igual ou acima de 5 K)

fio de até 1,5 mm para a ligação.

 

Programação do inversor:

P221 -> 1

P222 -> 1

P231 -> 0

P233 -> 0

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, surgiu uma nova dúvida:

 

Eu não estou conseguindo mudar os parâmetros do inversor. Eu seleciono o parâmetro desejado mas na hora de mudar com a seta para cima ou para baixo o inversor ignora a minha seleção.

 

Eu liguei para a Weg e me disseram que eu deveria acessar o parâmetro P000 mas só aparece o parâmetro P001. A pessoa informou que deveria desconectar as entradas de liga e desliga externas mas como então vou ligar o inversor? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2016 às 20:16, Gtrio73 disse:

Pessoal, surgiu uma nova dúvida:

 

Eu não estou conseguindo mudar os parâmetros do inversor. Eu seleciono o parâmetro desejado mas na hora de mudar com a seta para cima ou para baixo o inversor ignora a minha seleção.

 

Eu liguei para a Weg e me disseram que eu deveria acessar o parâmetro P000 mas só aparece o parâmetro P001. A pessoa informou que deveria desconectar as entradas de liga e desliga externas mas como então vou ligar o inversor? 

 

 

 

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-cfw500-manual-da-softplc-10001499063-manual-portugues-br.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 30/08/2016 às 20:16, Gtrio73 disse:

Pessoal, surgiu uma nova dúvida:

 

Eu não estou conseguindo mudar os parâmetros do inversor. Eu seleciono o parâmetro desejado mas na hora de mudar com a seta para cima ou para baixo o inversor ignora a minha seleção.

 

Eu liguei para a Weg e me disseram que eu deveria acessar o parâmetro P000 mas só aparece o parâmetro P001. A pessoa informou que deveria desconectar as entradas de liga e desliga externas mas como então vou ligar o inversor? 

 

 

 

Para liberar a senha p000

você precisa  de permissão  

Va até o parâmetro p200 deixe ele 1 e volte para p000 q vai está liberado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...