Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustável


FiGN

Posts recomendados

Boa tarde, sou estudante de engenharia elétrica mas sou iniciante em eletrônica, faço diversos projetos com microcontroladores, robôs, motores e daí veio a necessidade de uma fonte ajustável para eu utilizar na minha bancada. A primeira coisa que eu fiz foi pesquisar bastante e percebi que aqui no fórum isso é um assunto muito discutido.

 

Avaliando minhas necessidades, acabei escolhendo a fonte da imagem abaixo, cuja saída está no capacitor C5.

Especificações:

- Fonte DC de 1,25 a 25V

- Ajuste fino e grosso de tensão

- Corrente máxima de saída de 3A

 

Obs: o TIP42C está com o desenho invertido. É um PNP e onde está o fusível F2 é o emissor e não o coletor.

Obs2: o transformador tem um terminal central aterrado.

 

Fonte.png

 

Motivos pelos quais escolhi essa fonte:

- No geral os componente são baratos e fáceis de encontrar, principalmente por utilizar o regulador lm317 que é bem fácil de encontrar (consegui achar tudo numa única loja);

- Nos meus projetos eu nunca precisei de mais que 2,2A de corrente, então achei interessante o fato do limite de correte de saída ser 3A (não preciso de mais do que 3A).

- A faixa de tensão está de acordo com o que eu preciso, principalmente o limite inferior de 1,25V (usei no mínimo 2V em projetos).

- Como eu uso bastante sensores com microcontroladores, achei interessante o fato de ter um ajuste fino.

 

Dúvidas:

- Há algum erro na montagem dessa fonte? Eu a encontrei na internet e entendi praticamente todo o seu funcionamento, exceto a parte do transistor TIP42C. Eu sei que o transistor é usado pra aumentar o limite de corrente na saída do circuito, pois o LM317 tem limite de 1,5A, mas não entendi como calcular o resistor de base (1 ohm na figura). Embora não tenha nenhum resistor de emissor, não seria interessante colocar um para limitar a corrente de saída do transistor? Já que o LM317 tem proteção e o TIP42C não tem?