Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como carregar uma bateria de 3.7 volts


MR2 TECH

Posts recomendados

Fala galera tudo certo ae?

 

Seguinte to querendo alimentar um projeto meu com bateria recarregável, o projeto é alimentado com 5v por uns 100mA. 

Utilizarei aquelas baterias de lanterna tática. são 3.7 volts, não lembro a capacidade, mas enfim a primeira dúvida é, 3.7v suprem um esquema projetado pra 5v?

E segundo como faço pra carregar essa bateria? preciso de um módulo ou basta ligar 5v nos polos utilizando um diodo ou algo do tipo?

 

Desde já agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do que vai alimentar, precisa ver se ele funciona com os 3,7v. Se não funcionar, precisa de um booster, que aumenta a tensão para 5v como desejado.

 

Para células de lítio tem que utilizar um circuito para limitar a tensão e corrente, até poderia utilizar células protegidas e usar resistor para reduzir a tensão de 5v, mas fica ineficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então dwatashi, queria algo simples para carregar a bateria.

Vi um esquema uma vez com diodos zener, mas nao me lembro como funciona, to quebrando a cabeça com isso, se eu colocar um diodo 1n4007 no positivo, venceria a maior tensão, portanto quando a tensão da bateria for maior que a da fonte, o diodo deixa de conduzir.

Porém, primeiramente a bateria é de 3.7v e a fonte de 5 então a bateria nao vai passar a tensão da fonte, e nesse caso, não sei o que poderia acontecer, mandar a bateria pro pau? Estourar? Queimar a fonte por excesso de corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateria de lítio quando submetidas a sobretensão ou sobrecorrente, deformam podendo estourar ou pegar fogo.

 

Os carregadores mais simples tem este tipo de proteção, para alguns sistemas mais simples a proteção fica na bateria, por isto o nome de célula protegida.

 

No caso precisa aguardar outros, mas somente com diodos corre o risco citado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço a tal bateria de lanterna que está usando. 

Poderia nos mostrar como é o circuito que carrega essa bateria? 

Eu já carreguei muitas baterias de celular de 3,7V apenas com um diodo em série numa fonte de 5V.

Não tem problema, pois esse tipo de bateria tem um limitador de corrente interno. 

 

Alguns circuitos de 5V funcionam em 3,7V mas a bateria não dura muito. 

Nesse caso seria mais garantido usar duas baterias e diminuir os 7,4V para 5V, assim as baterias duram bem mais e é certeza que seu projeto irá funcionar corretamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pesquisando mais encontrei umas baterias de tablet de 3600 mA por 3.7 volts.

 

Daria certo na minha aplicação, nesse caso dispensaria o uso de um módulo carregador

 

Acima o @dwatashi comentou que existem baterias com célula protegida, será que nessa bateria existe isso?

 

Segue link da bateria http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744375383-bateria-2800-mah-tablet-dl-tectoy-navcity-lenoxx-multilaser-_JM

 

Se essa der certo usarei um 7805 para a entrada da fonte 12 v, e jogo os 5 direto na bateria.

 

Daria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...