Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 3330 gargala com as gpu pascal 1070 e 1060?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Estou com grana em mãos para comprar uma vga :wiggle:

Porém devido ao gargalo eu não sei se pego a GTX1060 agora, ou espero as GTX1070 abaixar o preço e pego ela na faixa de 1500 a 1700 temers (por que se eu não for usar todo o desempenho dela, qual o sentido de eu comprar uma vga mais cara?
E meu processador leva a GTX1060 e a GTX1070 a quantos % ? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Pretendo ficar no FULL HD por um tempo, já que não faz muito tempo que adquiri meu monitor Full Hd, então comprar 2.5k ou 4k agora pra mim seria inviável.
Eu não sei quantos por cento a GTX1070 é superior a GTX1060, então vamos fazer uma suposição:
Se a GTX1070 fosse 20% superior a GTX1060, e meu processador levasse a GTX1060 a 100% e a GTX1070 a 80%, os 20% por cento a mais de performance dela não fariam diferença, já que meu processador só levaria ela a 80% enquanto ele conseguiria levar a 1060 a 100% (isso foi APENAS uma suposição, não usei nenhum dado verídico)
_____________________________________________________________________________
Acho que no tópico eu não formulei minha dúvida corretamente, então vou refazer a minha pergunta hehe.

*Acha que mesmo com minha CPU não levando a GTX1070 a 100%, eu ainda sim teria um bom salto de desempenho da GTX1060 para a GTX1070?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Luiz Antonio Salvaador Então, não existe regra, depende do jogo. Muitos jogos a GTX 1070 vai pegar 100+ FPS em 1080p, nem todos, a GTX 1060 vai rodar todos acima de 60 FPS, alguns acima de 80, é muito relativo. Em alguns jogos o Core i5 atinge 100% lá pelos 100 FPS, outros entre 60-80 FPS, então em alguns jogos tanto a GTX 1060 quanto a 1070 terão desempenho parecido, em outros já pode haver uma diferença. A GTX 1060 é uma placa para 1080p e para se aventurar um pouco a 1440p ou outras resoluções, a GTX 1070 já é para 1440p ou resoluções um pouco maiores, dá até pra arriscar 4K médio/alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma gtx 960 2gb com um i5 3330 12gb de ram, e eu não consigo jogar GTA no very higt sem msaa, eu jogo igual na qualidade de console. se eu colocar no ultra o processador fica em 100% e da muitas travadas jogo vai de 40 para 10 fps epois volta a 40fps

adicionado 5 minutos depois

eu pretendo pegar um i7 2600 é um processador muito melhor que o meu valeria muito a pena junto com a gtx 960, esses gargalos no GTA de processador iriam parar, e eu sei que é o processador que gargala, pois eu joguei the withcer no ultra com hairworks a 30fps e nunca travou igual o GTA 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@Victor Fernando Neckel Não é gargalo, deve ser algum outro problema, seu processador deveria levar sua placa tranquilamente. E sua placa não segura GTA V no máximo com MSAA.

sim eu sei, mas eu jogo sem MSAA. quando eu seto as configs no máximo sem msaa, o jogo da umas travadas, e os objetos demoram para renderizar não é popup mas sim demora para renderizar as texturas. E sempre quando ligo o afterburn o processador está nos 100%  em alguns locais menos detalhados ele diminui e roda a 40-50fps mas quando eu vou em um espaço mais aberto no meio de loss santos quando eu giro o mause rapidamente ou eu miro em algum lugar rapidamente ele da umas travadas e uns atrasos de render das texturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@Victor Fernando Neckel wtf, abre uma publicação aqui no Forum e poste seus prints do msi afterburner para podermos analisar melhor o caso.

beleza, hoje quando eu volar da faculdade eu trago uns prints de vários problemas que eu venho tendo kkkk inclusive em COD, mas enfim sou novo no forum, estou gostando de participar compartilhar experiencias e ajudar no que puder. Mas no caso do nosso amigo não seria melhor ele pegar um processador i7 2600 com uma placa de vídeo mais barata do que aquelas ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Victor Fernando Neckel Rsrs, querer jogar no V. High com placa de vídeo de 2Gb é tenso...falta de memória VRAM causa exatamente o que você falou, queda de FPS. Verifique também as temperaturas do PC.

entendi, como eu tenho o win 10 ocorre o empréstimo de memoria ram, e eu não poderia trocar para uma placa de 4gb se eu aumentar a potencia do processador para ele fazer esse emprestimo ajudaria no gargalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Fernando Neckel Esse empréstimo de memória não ajuda em nada, eu já testei, deu na mesma. Por mais que ajudasse, não funcionaria corretamente, porquê:

 

A memória da sua placa de vídeo é GDDR5 de 128-bit e frequência de 7000MHz

Sua memórias RAM é DDR3 64/128-bit (64 em single-channel e 128 em dual) com frequência de 1600Mhz.

 

Dá pra ver que a velocidade das duas são completamente diferente, a GDDR5 é muito mais rápida, elas não se comunicariam corretamente entre si. E qualquer versão do Windows transfere o que a memória de vídeo não dá conta para a memória RAM, por isso acontecem os travamentos, porque o processamento é mais lento.

adicionado 7 minutos depois

A R9 270x é um pouco mais fraca que a sua placa, mas com i5 3330 roda bem nesse vídeo, tente as mesmas configurações:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Victor Fernando Neckel Esse empréstimo de memória não ajuda em nada, eu já testei, deu na mesma. Por mais que ajudasse, não funcionaria corretamente, porquê:

 

A memória da sua placa de vídeo é GDDR5 de 128-bit e frequência de 7000MHz

Sua memórias RAM é DDR3 64/128-bit (64 em single-channel e 128 em dual) com frequência de 1600Mhz.

 

Dá pra ver que a velocidade das duas são completamente diferente, a GDDR5 é muito mais rápida, elas não se comunicariam corretamente entre si. E qualquer versão do Windows transfere o que a memória de vídeo não dá conta para a memória RAM, por isso acontecem os travamentos, porque o processamento é mais lento.

adicionado 7 minutos depois

A R9 270x é um pouco mais fraca que a sua placa, mas com i5 3330 roda bem nesse vídeo, tente as mesmas configurações:

 

 

Muito obrigado amigo, vou tentar depois, uma coisa que eu percebi ali, ele colocou pos efeitos no normal, o pos efeito afeta muito  a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

9 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Victor Fernando Neckel Sim, pós efeito pesa principalmente na memória.

Amigão eu fiz uma limpeza no PC e tudo se concertou, não ta mais bugando nem nada do gênero muito obrigado pela ajuda <3, obrigado mesmo e realmente um i5 3330, segura essas placas ai KKKKKKKKKKKK pode comprar e não precisa mudar de processador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Victor Fernando Neckel Amigo tenho a mesma configuração de CPU e GPU que a sua, ou seja, core i5 3330 + GTX 960 2Gb (modelo ASUS strix) e posso afirmar que realmente no GTA V há um gargalo devido ao processador. Tenho um vídeo no youtube onde demonstro a melhor configuração para jogar sem aquelas travadas chatas. Note no vídeo que em nenhum momento a memória de vídeo ultrapassa os 2Gb, porém é visível que o processador atinge quase 100% durante a jogatina. É importante ressaltar que foi apenas no GTA V que houve esse uso absurdo do processador, em nenhum outro jogo como The Witcher 3, Mad Max, Fallout 4, Metro Redux, Far Cry 4 entre outros isso aconteceu. Pelo contrário, esse processador conseguiu manter a GPU estável em 99% quase o tempo todo nesses jogos. Talvez o problema maior seja que o GTA V consuma muita CPU, já ví processadores melhores do que esse indo facilmente a 100% de uso no jogo. Espero ter ajudado abraço. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Venturini_572190 Amigo, o limite de um i5 3330 no GTA V é por volta dos 70-80 FPS, querer mais do que isso já é um pouco demais, se você aumentar as configurações de vídeo vai ter melhor gráficos e ainda bons FPS. Outra coisa, Escala de Distância e opção de Gráficos Avançados pesam na CPU também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sim com certeza, apenas quis mostrar que realmente no GTA V o uso de CPU vai a quase 100% sem que a GPU chegue em seu limite. Quanto a aumentar a qualidade gráfica não aconselho, pois ultrapassará os 2Gb de memória limite de vídeo, causando lags e perda de FPS devido ao compartilhamento de memoria RAM que você mesmo citou acima. Com essa configuração consigo jogar a 60 FPS ou mais com raras quedas a 50 FPS. Pra quê jogar a 30-40 se posso jogar a 60? Essa configuração que indiquei no vídeo foi a melhor encontrada por mim para se ter um equilíbrio entre gráficos e performance, logicamente cada um tem uma opinião e é sempre importante respeitar. Mas não há como negar que o core i5 3330 vai ao limite rodando GTA V. Olha esse vídeo onde o core i7 4790K é levado ao uso quase total no GTA V. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Venturini_572190 Você não entendeu o que eu disse, você só terá problema com VRAM se ultrapassar demais os limites sugeridos, tipo se sua placa é 2Gb você coloca uma configuração que usa 3Gb, aí você estará procurando problemas. O cara mais acima aparentemente abusou demais da configuração, usando uma grande quantidade de MSAA, inútil em 1080p. Se você quer evitar 100% de uso, ative o Vsync.

 

E sobre esse vídeo, repare bem na data, foi dias após o lançamento de GTA V, de lá pra cá foram lançadas vários patches que diminuíram o uso da CPU, eu mesmo presenciei uma "melhora" (se é que posso chamar assim) quando ainda usava um Core 2 Duo, que mal pegava 30 FPS no jogo, após o patch conseguia jogar com Vsync travado a 30 FPS quase numa boa (tinha apenas 4Gb de RAM que causava pequenas quedas de FPS). Fora os problemas nos primeiros dias, o cara ainda estava usando algum programa pra gravar, que já pesa na CPU, e vai saber o que mais tinha em segundo plano.

 

Eu também tenho um teste de estresse que fiz forçando o uso máximo do meu processador reduzindo todas as configurações gráficas, fiz até um vídeo mostrando o desempenho:

 

 

Como minha placa é fraca, o processador só vai chegar perto dos 100% de uso 768p ou menos, veja depois dos 2:10. Existem algumas configurações que poderiam afetar o desempenho da CPU, como a Escala de Distância e algumas opções avançadas que estão desativadas no vídeo, mas acredito que o impacto seja de no máximo 10%, lembrando também que perdi uns 10% de desempenho durante a gravação do vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

galera, na verdade, se você aumenta a qualidade das texturas, a memória de video será hierarquicamente alocada na ram, que requer mais tempo de resposta, a gpu quando solicita algo que não esta nos registradores de buffer da gpu, solicita na "vram", caso não esteja lá, busca na ram, caso não esteja lá, busca no disco(ssd ou hd). acontece que por vezes, ele tenta colocar no registrador da gpu alguma coisa que não esta em buffer, não esta na memória de video,e acredite, as vezes nem na ram esta, por isso da uma travada violenta. obviamente, a cpu ira se estressar quando for preciso fazer muito calculo de conversão da api. que é pra isso que a cpu é necessária pra rodar um jogo, quando isso tem má otimização, ou a cpu não consegue calcular isso de forma que fique o mais perto possível do processamento gráfico da gpu, ira gerar uma taxa menor, mas constante, de frames por segunto, então, travadas violentas não são em teoria, recorrentes de cpu, e sim de memoria de video!

 

Atenciosamente!

 

Qualquer coisa, indico o estudo de arquitetura e organização de computadores, de Tanembaum, ou Starlings, ambos tem uma ótima bibliografia na área que ajuda a compreender como funciona o computador de forma mais detalhada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...